quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Quando o crente é pior do que o incrédulo


Resultado de imagem para cuidando de um idoso


Por Roney Miguel

1ª Timóteo 5:8 “Contudo, se alguém não cuida dos seus, especialmente dos de sua própria família, este tem negado a fé e se tornou pior que um descrente”.

Não tenho base nem vejo argumentos na Bíblia para afirmar que Deus não quer abençoar as famílias. Creio sim, que Deus pensa  e quer abençoar a família em tudo pois é uma instituição divina. O Sr. Deus, em sua infinita sabedoria, proveu para seu filho Jesus uma abençoada família aqui na terra. ELE fez incontáveis promessas incluindo as famílias, e sem duvida há algo especial que necessita ser considerado sob este enfoque e que nos ajudará em nossa caminhada cristã.
Paulo em sua exortação ao jovem filho na fé, Timóteo deu-lhe uma palavra dura! *“... se alguém não cuida dos seus, especialmente dos de sua própria família, este tem negado a fé...”*
Um crente é pior que o descrente, quando afirma ser habitado pelo Espírito Santo, quando afirma ter sido lavado pelo sangue do Cordeiro, ter nascido de novo e fazer parte do Reino de Deus e não cuida dos seus, conforme o texto acima. 
O conceito de família aqui é muito mais que apenas esposa, esposo e filhos. A idéia que o apóstolo nos passa é de parentes consangüíneos. Ou seja: Além de esposa, esposo e filhos, temos nossos pais, nossos sogros, nossos avós, etc.
Quando um marido  maltrata e humilha a esposa, está negando a fé. Uma esposa negligente para com o marido e que não direciona os seus encantos femininos para ele, está negando a fé. Um pai que irrita o filho, um filho que não honra o pai, que o despreza, não visita, não dá carinho nem atenção, usando como desculpa o fato de agora ser casado, igualmente está negando a fé. Os netos que por se achar pertencendo  a uma outra geração, despreza, abandona, não visita, nem da carinho, diz Paulo: “Tem negado a fé e é pior do que o descrente”.
Fundamentado em outros textos bíblicos, levo o meu pensamento para mais além e digo que: Crentes que em nome de uma pseudo-verdade de que a família  é marido, esposa e filhos  se enquadram na mesma condição: negam a fé em grau maior ou menor.
Há ainda crentes que arraigados ao amor às riquezas, em nome do discurso hipócrita de que precisam ganhar dinheiro, esquecem da, não menos dura advertência do apostolo que diz: “Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males ...”(1ª Tm 6:10) e abandona, despreza os seus, nega a fé e é pior do que o descrente.
Paulo não está aqui condenando o ter dinheiro e ou riquezas, mas sim uma ambição desenfreada, um apetite desordenado pelo dinheiro, a ponto de, em nome do TER não sobrar tempo para,  carinho, atenção e presença na vida daqueles que viveram suas vidas por nós, como nossos pais, sogros, avós e que agora, talvez vencidos pelo cansaço e a chegada da velhice, não podem nem conseguem ir ao encontro daqueles que um dia tanto amou. 
Como cristãos, temos que abrir os olhos e a boca para interceder pelas nossas famílias, porque esta é a vontade do Senhor. E não somente isto: Mostrar-se presente, dar carinho e atenção, vale muito mais que dinheiro e presentes
Se você é solteiro, recém casado ou viúvo, não pense que não se enquadra neste ensino. Deve sim, estar do mesmo modo atento, pois o mandamento do amor não está restrito apenas a uma classe.
"Ter cuidado dos seus" é ter o desejo e agir em beneficio de todos estando próximos ou não. A Escritura é enfática: “Quem não cuida dos seus... é pior do que o descrente”.
Temos sim que ser bênção para todos, dando atenção, ajudando, amando e comparecendo.
O dever de amar a todos tem duas facetas: Nesse instante, alguém,  praticando sua fé em Cristo, está orando por mim, pois se preocupa com o meu bem-estar. E eu, demonstrando minha obediência à Palavra de Deus, tenho a mesma atitude por esta pessoa.
O nome que se dá a esse sincronismo é: família, igreja, Reino de Deus.
Chame como quiser, mas não negue a sua fé nem seja contado por DEUS como descrente ou incrédulo, por faltar com o cuidado para com os de sua própria família.

MdC

Nenhum comentário:

Postar um comentário