sexta-feira, 27 de abril de 2018

Por que não pensamos em nosso último dia?



Nós últimos meses, semanas e dias tenho recebido inúmeras notícias de pessoas, amigos meus, parentes, colegas que a meu ver, eram novos ou de pouca idade, nos deixando por meio da morte. Alguns doentes, outros tragicamente vitimados por assaltos, acidentes etc.
Esses episódios de profunda tristeza tem me levado a refletir na pergunta em epígrafe. Estamos sempre a alguns minutos da eternidade, e que por mais que queiramos não temos o controle da vida e nem do nosso tempo. O apóstolo Tiago sob a inspiração Divina escreveu: “vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por um instante e logo se dissipa” (Tiago 4.12).
·       vós não sabeis o que sucederá amanhã
·       Sois, apenas, como neblina
·       logo se dissipa.
A ausência de percepção da finitude e da efêmera vida que vivemos nos faz desperdiçarmos o nosso valioso tempo, tornando nossas vidas desprovidas de propósito e da importância que a mesma significa para nós.
A exortação bíblica nos remete a um exame sobre a sucessão dos dias em que vivemos e a relação da vida com a utilização do tempo “remindo o tempo porque os dias são maus” (Efésios 5.16). A vida deve ser vivida de uma maneira que o tempo utilizado jamais seja perdido. O nosso viver aqui, só será proveitoso, quando vivemos disciplinados e conscientes de que a morte é amante do tempo e que após ela, segue-se um inescapável encontro com DEUS.  Quem pode garantir outro tempo, ou outro instante?
Todo o esforço de nossas vidas deve ser empreendido no sentido de aproveitá-la de tal maneira que colhamos os frutos para além desta vida, Para a vida ETERNA! Viver para a eternidade é algo que deve nortear a vida dos salvos. Viver com consciência da brevidade da vida e a preciosidade do tempo deve ser algo primordial na vida de todo ser humano.
O Salmista escreveu: “acabam-se os nossos anos como um breve pensamento” (Salmo 90.9 p.b). O que eu e você temos feito com o tempo? Como tem sido gasto, ou aproveitado? Diante do “desconhecido amanhã”, aqui na esfera terrena, o tempo no hoje deve nos levar a responsabilidade de saber administrar a vida vivendo para a eternidade fazendo no tempo as devidas coisas necessárias e importantes.
Se o nosso tempo tem sido gasto na ociosidade e sem nenhum proveito, não poderemos voltá-lo para ser recuperado. Nesta vida, é mais importante não perder tempo do que não perder dinheiro. Que possamos viver como se ESSE tempo AGORA fosse o nosso último aqui.
Roney Miguel
27 de abril de 2018

Um comentário: