segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Valorizando seus dons e talentos achegado-se a Deus


 Resultado de imagem para dons e talentos




Texto base: “... Por esta razão te exorto, a que despertes o dom de Deus que há em ti...” II Tim 1:6
“Tende cuidado de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés servo do Senhor vos ordenou: Que AMEIS ao senhor vosso Deus, ANDEIS em todos os seus caminhos, GUARDEIS os seus mandamentos. E vos ACHEGUEIS a Ele, e o SIRVAIS de todo vosso coração e de toda vossa alma.” Josué 22:5

ACHEGAR – “...vos achegueis a Ele...”
Chegar – atingir certo lugar.
De acordo com a nossa gramática o prefixo A quando usado em palavras que não existem outra forma para elas, não possui nenhuma significação, ex: assentar. Já no caso de palavras como Achegar o prefixo A muda o sentido ou da outra significação para a palavra. O prefixo A aqui nesta palavra indica movimento para aproximação, passagem para outra situação. Daí pensar que não é apenas atingir certo lugar, mas mudar de, Mudar para perto.
Pensemos nesse ACHEGAR como o grande privilégio que temos, como povo escolhido, como povo exclusivo. Hebreus 10:19-25
COMO NOS ACHEGAR OU APROXIMAR?
1-Com ousadia – Verso 19 “Tendo pois irmãos, ousadia para entrar no Santo dos Santos”.
Ousadia – Intrepidez, coragem, confiança, audácia.
Quando não tínhamos Jesus não podíamos nos aproximar dele, estávamos com nosso acesso restrito. O Profeta Isaias disse que os pecados faziam separação entre nós e o nosso Deus. Is 59:1-2.
No tempo V.T além dos vários lugares que havia no tabernáculo, Ex:
Havia o Lugar santíssimo ou Santo dos Santos. Esse lugar só podia entrar o Sumo sacerdote, uma única vez por ano, no dia da expiação para oferecer sacrifício pela expiação do pecado. Qualquer outro que não o Sumo sacerdote, que ousasse entrar ali morria.
Qdo Jesus veio e se entregou na cruz, diz a P.D que o véu do templo se rasgou de alto a baixo; Mat 27:51 e que o caminho agora está aberto e o acesso ao Santíssimo lugar é imediato. Ap 1:6 “E nos fez reino e sacerdotes, para o seu Deus e Pai, a Ele seja a glória e o poder para sempre...”
O caminho foi aberto, basta ousadia, audácia para nos aproximarmos, para nos achegar ao trono da GRAÇA.
2 – Com sincero coração – verso 22: “...aproximemos com sincero coração...”
Sincero coração – franco, leal, verdadeiro. Jô 4:24 “Deus é Espírito, e importa que os que o adorem, o adore em Espírito e em verdade.”
3-Em plena certeza de fé – verso 22 “...aproximemos com sincero coração e plena certeza de fé...”
4- Com corações purificados – verso 22 “...tendo os corações purificados.”
Corações purificados – Isto diz respeito à necessidade de uma vida sem pecado. Não que somos perfeitos e não iremos mais pecar, mas fala do esforço que temos que ter em manter nossos corações purificados. A P.D nos ensina que se pecarmos temos o recurso a nosso dispor I Jô 2:1
Exemplo do rapaz que depois de ter pecado buscava aconselhamento com o pastor e Ele o convidava a orar confessando os pecados, mas ele os confessava no atacado,  e quando os havia cometido tinha sido no varejo.
As vezes não podemos exercitar nossos dons e talentos porque estamos impossibilitados de nos achegar, nos aproximar do nosso grande e poderoso Deus. Veja o que Deus diz por intermédio do profeta Isaias 1:13b “...não posso suportar iniqüidade (pecado) associado ao ajuntamento solene.”
5- Com consideração mútua – verso 24 “Consideremo-nos uns aos outros para nos estimularmos ao amor e às boas obras.”
Consideração mútua – Amor recíproco ou seja uma rua de duas mãos.
Não podemos nos achegar a Cristo se nossa comunhão com o irmão está rompida, machucada, dilacerada.
A comunhão horizontal precisa estar em pleno funcionamento para que a comunhão vertical não seja interrompida. Uma depende da outra.
Vejamos : Fip 2:3-4 Comentar.
Nossa vida de aproximação a Deus deve ser um culto diário .
“SE NÃO HOUVER CULTO NA VIDA, NÃO HAVERA VIDA NO CULTO”
Como então desenvolver nossos dons e talentos se não somos nem chegados nem achegados a Cristo?
Roney Miguel
MdC
A continuar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário