terça-feira, 21 de agosto de 2018

Valorizando seus dons e talentos servindo ao senhor


 Resultado de imagem para valorizando dons e talentos


Texto base: “Por esta razão te exorto, a que despertes o Dom de Deus que há em ti...”  II Tim 1:6

Josué 22:5 “Tende cuidado de guardar com diligencia o mandamento e a lei que Moisés servo do Senhor vos ordenou: Que AMEIS ao Senhor vosso Deus, ANDEIS em todos os seus caminhos, GUARDEIS os seus mandamentos e vos ACHEGUEIS a Ele, e o SIRVAIS de todo vosso coração e de toda vossa alma.”

SERVIR – “...e o SIRVAIS de todo vosso coração e de toda vossa alma.”
Diante dos acontecimentos atuais do mundo que apontam para a proximidade da volta do Sr Jesus para buscar sua igreja, somos levados a pensar com seriedade na maneira como estamos desenvolvendo nossos dons e talentos. Será que estamos desenvolvendo nossos dons e talentos, remindo o tempo, encarando de fato que o dia do Senhor se aproxima? Uma das maneiras que podemos valorizar nossos dons e talentos é SERVINDO AO SENHOR: COMO SERVIR?

I – Servir com diligencia – II Tim 2:4 “Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo e satisfazer aquele que o alistou.”
Diligente: astuto, capaz, equilibrado, cuidadoso, zeloso.
Diligencia no serviço não é mero ativismo (levantar tal hora, trabalhar o dia todo, preencher um programa para contar pontos) como fazem os Escoteiros: Cada dia uma boa ação. O Objetivo daquele que serve com diligencia e satisfazer  aquele que o alistou, I Tim 4:15.
Diligencia no serviço não é fazer para ser, e sim o ser para fazer. Muitos querem fazer alguma coisa para o seu Deus para serem vistos, aplaudidos, para terem reconhecimento humano ou para terem a primazia.
Diligencia no serviço não é isto. Fazemos a obra do Senhor não para sermos, mas porque somos do Senhor e porque maior obra Jesus fez por nós. Porque temos uma posição no Senhor.
II – Servir com perspicácia – Ler Mat 9:35-38. Perspicácia fala de agudeza, alguém visionário, inteligente. Vemos essa agudeza, essa perspicácia no Senhor Jesus aqui neste texto. Note:
Verso 35 – “Percorria Jesus todas as cidades...” Sua Estratégia.
Verso 36 – “Vendo Ele as multidões...” Sua visão (era um visionário).
Verso 36 – “...compadeceu-se deles...” Sua compaixão, Tinha paixão por almas perdidas.
O serviço do Sr Jesus era marcado por sua perspicácia. Não era algo solto, aleatório, sem compromisso. Jesus estava afinado com a vontade do Pai. João 6:38.
III – Servir com disciplina – I Cor 9:24 “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos na verdade correm, mas um só leva o premio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina.
Disciplina fala de organização –controle –domínio próprio. Como fazem os atletas para conquistar uma coroa de flores, muito mais nós crentes no Senhor Jesus. A coroa que nos espera não é de flores que daqui a pouco há de murchar. Nossa coroa diz a P.D é incorruptível.
Disciplina no sofrimento – Hoje em dia as igrejas estão cheias de teologias  que ensinam que o crente não pode sofre, ficar doentes, nem pegar um resfriado. Irmão! SOFRIMENTOS é algo que está reservado  a quem quer servir a Cristo. Leia comigo  II Tm 3:12 “Ora todos quantos desejam viver piedosamente em Cristo  Jesus, padecerão perseguições.” Isto sim é que é sofrer. O que você , eu já sofremos por causa de  Cristo?
Disciplina na honestidade – Domínio próprio. O padrão do mundo para os nossos dias é: “Temos que ficar ricos a qualquer custo. Mesmo que para isto tenhamos que ser HONESTOS”. Observaram o padrão? Honestidade nunca!!!
IV – Servir com fidelidade – I Cor 4:2 “Ora além disso, o que se requer dos despenseiros e que cada um seja achado fiel.”
Que precisamos de fidelidade é algo inquestionável, mas para servirmos bem, precisamos diligenciar nossa fidelidade em pelo menos  duas direções:
a)   Fidelidade ao senhor Jesus
b)   Fidelidade à verdade bíblica..
Como posso saber se estou sendo fiel ao Senhor e à sua palavra?
Eis aqui alguns questionamentos que podemos fazer a nós mesmos:
-Quem é que ocupa o centro de minha vida ?
-Quem é que ocupa o centro de minha alma?
-Quem é que ocupa o meu coração?
-É realmente o Senhor Jesus? Se a resposta para estas perguntas for JESUS CRISTO. Isto é FIDELIDADE.
CONCLUSÃO ´Temos estudado ao longo dessa série o que  é Dom, o que é Talento e o modo como, como cristãos, podemos usar nossos dons e talentos para a glória do nosso grande Mestre e Salvador Jesus Cristo. Que possamos abrir nossas mentes e corações para receber essas instruções da palavra de Deus acerca dos dons e Talentos e praticar tudo que temos aprendido durante esse tempo.
A Deus somente seja a glória
Roney Miguel
Mdc


Nenhum comentário:

Postar um comentário