sábado, 27 de abril de 2019

Como tem sido o seu linguajar?


Resultado de imagem para refreia sua língua

"O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem" (Mt 15:11).
A Bíblia, a palavra de Deus que é a única regra de fé e pratica do cristão nos diz que, todo aquele que com a boca confessa a Jesus como seu Salvador, e com o coração crê para a salvação, é feito nova criatura, passando por uma transformação total em seu ser.
Há uma transformação na mente, e as coisas antigas dão lugar a coisas novas. Afinal, vinho novo não pode ser colocado em odres velhos, muito menos remendo de pano novo em veste velha (Mc 2:21-22). É aqui que entra o assunto em epigrafe. Como tem sido o meu linguajar? Como tem sido o seu linguajar? Como tem sido o nosso linguajar? Todos sabemos que hábitos ruins e modos de conversação não cabem mais em uma nova vida, em alguém que se diz “nova criatura em Cristo”.
Significa dizer que também há mudança no nosso falar. Alguém que nasceu de Deus não pode estar ainda preso à uma linguagem que antes cultivava e sim ser um canal no qual Deus manifesta a Sua Graça aos que ainda não foram alcançados.
Às vezes nosso modo de expressar é uma manifestação de nosso temperamento natural, de quando ainda não éramos  salvos. Não deveria ser assim nossa conduta como Servos do Altíssimo. Pessoas de pavio curto são as que mais se metem em encrenca por abrirem a boca quando não deveriam.
Embora já crentes no Senhor Jesus e habitados pelo Espírito Santo, ainda está presente em nós o “pavio curto” que é a natureza velha que precisamos fazer morrer a todo instante. Mas não podemos pensar que o poder de controlar nossa boca venha de nós mesmos. Precisamos a todo tempo depender do Senhor, e estar em comunhão com ele, para que "sejam agradáveis as palavras da nossa boca e a meditação do nosso coração" (Sl 19:14).
"Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios", diz o salmista no capítulo 141:3 reconhecendo sua fraqueza neste sentido.
Nossas palavras são o resultado de nossa vida de comunhão com Deus. Se o que mais alimenta a minha alma e ocupa o meu coração são coisas que dizem respeito ao Reino Eterno, então será isso o que minha boca produzirá. Agora se o que mais alimenta a minha alma e ocupa o centro do meu ser, são coisas mundanas, chocarrices, palavras, ações e imagens torpes então será isso que produzirá os meus lábios. Por isso precisamos atentar sempre para os ensinos que o Senhor nos traz por meio de sua palavra.  Salomão em toda sua sabedoria disse: "O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias" (Pv 2:23), e o apostolo Tiago acrescenta: "se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã." (Tg 1:26).
Quero agora deixar por um pouco de tempo “as palavras reprováveis” que porventura venhamos a utilizar em nossa comunicação, para dizer que Deus espera dos que lhe são fieis, que transmitamos sempre em nosso linguajar algo que vá agregar aos nossos ouvintes coisas saudáveis e edificantes. Observe a exortação de Paulo: "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um" (Cl 4:6). O apóstolo também aconselhou Timóteo a ser "o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza" (1 Tm 4:12).
Você logo identifica como está a comunhão de alguém com o Senhor só pelo seu falar, pois "do que há em abundância no coração, disso fala a boca." (Mt 12:34). Você também irá identificar o grau de santidade que essa pessoa atribui a Deus quando ela vier com alguma piada, palavras e conversas.
A voluntariedade excessiva  pode também se refletir no falar, daí o conselho de Paulo a Tito, não apenas para os jovens que deveria aconselhar, mas para o próprio Tito: "Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados. Em tudo [Tito] te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós." (Tt 2:6-8).
Às vezes precisamos, ao responder a alguém,  parar e perguntar: O que é que estou defendendo aqui, minha reputação ou a reputação do Senhor? Claro, Estou falando para salvos! Para isso me volto para o que Paulo escreve e serve para quando o sangue sobe à cabeça, o coração dispara e a boca fica seca porque por uma ofensa recebida. Se no passado éramos mais criteriosos em escolher as palavras, dependendo do tamanho de quem nos ofendia, em tempos de redes sociais a musculatura dos dedos de quem nos escreve não nos intimida e aí partimos para o ataque. Porém a Palavra de Deus nos exorta:
"A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem." (Rm 12:17-21).  Darby definiu este último versículo assim: "Se o meu mau temperamento produzir em você um mau temperamento, então você foi vencido pelo meu mal".
Sigamos o que diz Salomão: “Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio.” (Pv 10:19)
“As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos.” (Pv 16:24)
Deus permita que sejamos legítimos canais de bênçãos e da Graça de Dele ao nosso próximo, através das palavras que saem de nossos lábios.
A Deus somente seja toda glória!
MdC

Nenhum comentário:

Postar um comentário