quarta-feira, 17 de abril de 2019

Você tem escolhido AMAR?


Resultado de imagem para ?

Se nos relacionamos com pessoas, eventualmente ficaremos chateados, reprovaremos alguma atitude ou discordaremos de alguém. Faz parte! Somos imperfeitos. O que precisamos entender é que em vez de reagirmos a estas situações de desacordo com o nosso instinto pecaminoso. Ou seja, em vez de perdermos a razão, nos irarmos ou guardarmos rancor, devemos escolher amar. Precisamos responder às circunstâncias de forma sábia e equilibrada, como pessoas curadas e bem resolvidas no Pai.
Amar é uma escolha

João 15:9 – Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor.
João 15:16 – Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.
Jesus, ao longo de todo o capítulo 15 do livro de João, faz um convite a nós para que permaneçamos em seu amor. O que isso significa? Significa que o amor dele não muda, será sempre o mesmo. É como se ele dissesse: “o meu amor está aqui disponível, eu já amei vocês. Agora cabe a vocês permanecerem neste amor.”
No verso 16 ele afirma “Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi”. Isso indica que Jesus ESCOLHEU nos amar. Na Bíblia, a ação de “ESCOLHER” é o que viabiliza o amor. DEUS, através de Jesus, escolheu nos amar. E nós, validamos o sacrifício e amor de Jesus por nós, quando O escolhemos como Senhor das nossas vidas.
Escolha AMAR

Quando escolhemos viver o amor de Deus para nós, apesar de imperfeitos, somos convidados a viver o perfeito amor em todas as áreas da nossa vida (com nossa família, cônjuge, amigos e irmãos na fé). E isso é possível, pois como está escrito em 1 João 4:19, nós amamos porque Ele nos amou primeiro.
Quanto mais experimentamos o amor de Deus e nos relacionamos com o Pai, mais nos tornamos capazes de escolher amar as pessoas. Apesar delas serem diferentes de nós, pensarem diferente de nós. Apesar delas nos magoarem, falharem conosco ou nos desapontarem.
O perfeito amor lança fora o medo

Quando nós escolhemos amar, apesar das diferenças, nós criamos um ambiente de relacionamentos seguros. Onde as pessoas podem ser elas mesmas. Elas não terão medo de serem reprovadas. Saberão que não deixarão de ser amadas por expressarem quem realmente são, por abrirem seus corações ou exporem suas fraquezas. Nós, como igreja de Cristo, precisamos promover este ambiente seguro de amor e liberdade.
1 João 4:18 – No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.
Este verso tem várias aplicações: no contexto do capítulo ele pode ser entendido como nós não tendo mais medo do Juízo e da condenação porque quando permanecemos no perfeito amor de Cristo temos a certeza da salvação. E este verso refere-se também ao ambiente de amor entre as pessoas. O verso diz que o medo supõe castigo. Num ambiente inseguro, onde há julgamento, as pessoas sentem medo de serem reprovadas, de deixarem de ser amadas, de serem excluídas.
Mas onde há o amor que Deus espera de nós, que é perfeito, o medo é lançado fora. As pessoas sentem-se livres para abrirem seus corações de forma autêntica e sincera. E quem é que não gosta de caminhar perto de pessoas honestas e verdadeiras?
Concluindo

Seja um agente que promove a liberdade. Nossos ministérios, nossas igrejas e nossos pequenos grupos precisam ser um lugar de confiança. Deixe de apenas reagir, condenar e jugar. Troque as reações de julgamento e condenação pelo PERFEITO AMOR, que sempre escolhe amar, independente do que aconteceu.
Texto baseado no livro “Mantenha o seu amor aceso”

Danny Silk

Nenhum comentário:

Postar um comentário