domingo, 5 de agosto de 2018

Valorizando seus dons e talentos guardando a Palavra de Deus


 Resultado de imagem para imagens de dons e talentos


Texto base: “...Por esta razão te exorto a que despertes o dom de Deus que há em ti...” II Tim 1:6

“Tende cuidado de guardar com diligencia o mandamento e a lei que Moisés servo do senhor vos ordenou: Que AMEIS o senhor vosso Deus, ANDEIS em todos os seus caminhos, GUARDEIS os seus mandamentos, e vos ACHEGUEIS A Ele, e o SIRVAIS de todo vosso coração e de toda vossa alma.” Josué 22:5
GUARDAR – Vigiar protegendo, vigiar, defender, montar guarda. No contexto do cap 22 de Josué essa palavra é usada com o significado de obediência, ou cumprimento daquilo que anteriormente fora determinado.
OBEDIÊNCIA – É o ato ou estado de submissão à vontade de alguém. É necessário portanto que haja alguém investido de autoridade para que haja obediência . Em nosso caso esse alguém é o nosso Deus. Ele exige dos que são filhos obediência. “...hoje o senhor teu Deus te manda cumprir.” Não existe na esfera do cristianismo verdadeiro a opção de guardar ou não a palavra de Deus. Temos uma determinação divina, da qual ninguém pode fugir.

GUARDAR A P.D É PROVA QUE SOMOS DELE.

 “Ora sabemos que o temos conhecido por isto: Se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e nele não está a verdade.” I Jo 2:3-4
A maior prova que podemos oferecer de que conhecemos a Deus , não é apenas conhecer a P.D. mas sim quando guardamos essa palavra, quando lhe somos obedientes.
GUARDAR A P.D É A GARANTIA DE COMUNHÃO COM ELE  “Respondeu Jesus: Se alguém me ama guardará a minha palavra e meu pai o amará e viremos para ele e faremos Nele morada.” Jo 14:23. O que o Senhor quer nos ensinar aqui é que quando guardamos a sua palavra temos a garantia de sua presença contínua em nós, COMUNHÃO COM ELE.  Dons Espirituais só podem ser usados a serviço do reino, só podem ser desenvolvidos se a comunhão com o Céu estiver completa. E só estará se guardarmos a sua palavra, diz o texto sagrado.
GUARDAR A P.D É UMA DECLARAÇÃO DO NOSSO AMOR A ELE. “Aquele que tem os meus mandamentos e os GUARDA, esse é o que me ama...” Jo 14:21 Quando guardamos a P.D em nossos corações , quando obedecemos a Ele, estamos dando provas que de fato e de verdade o amamos.

EXEMPLOS DE HOMENS DE QUE FORAM OBEDIENTES

Josué 11:15b “...e assim Josué o fez, nenhuma só palavra deixou de cumprir de tudo que o Senhor ordenará a Moisés.”
Deus havia dado ordens a Moisés para a tomada da parte norte de Canaã. Moisés as transmite a Josué e diz a palavra de Deus, que Josué não deixou de cumprir uma só palavra que lhe fora ordenado.
II Reis 18:6 “Porque se apegou ao Senhor, não deixou de segui-lo, e guardou os mandamentos que o Senhor ordenará a Moisés.” Aqui tratando do Rei Ezequias quando reinava sobre Judá.
Atos 26:19 “Pelo que ó Rei Agripa, não fui desobediente a visão celestial.”  Aqui nesse texto temos Paulo em sua defesa, perante o Rei Agripa.
Filp 2:8 “Ele foi obediente até a morte e morte de cruz.” O Sr Jesus o maior e mais perfeito exemplo de obediência.
DINAMICA DE GRUPO: Fale um defeito seu que considera necessário melhorar e fale sua principal qualidade.
Roney Miguel
MdC
A continuar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário