domingo, 13 de abril de 2014

O PERDÃO

Colossenses 3:13-15a e 17  “Suportai-vos uns aos outros, perdoai -vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós: acima de tudo, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição. Seja a Paz de Cristo o arbitro em vosso coração... 17 E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graça a Deus Pai.”

INTRODUÇÃO:
Perdão! Falamos tanto, ouvimos tanto, pregamos tanto, mas será que sabemos  de fato e de verdade o que é perdão?
A nossa tendência é dominar o assunto quando o mesmo nos interessa, quando ele se encaixa às nossas necessidades, quando o mesmo se encaixa à nossa realidade. Mas quando diz respeito aos que vivem ao nosso redor? Como é que lidamos com ele?
Certa ocasião Jesus perguntado por um de seus discípulos sobre quantas vezes perdoar alguém em um dia. Sugeriu: Sete vezes Senhor? Não Sete, Mas, Setenta x Sete. Jesus não estava querendo ensinar que o perdão deve ser liberado 490 vezes por dia e sim quantas forem necessárias.
Definição da Palavra: (Literal) - Tirar a culpa - Remissão da culpa, Remir a falta, Remir a ofensa, ou dívida. Indulto; indulgência.
Ponto de vista de Deus: É a espécie de um absurdo Divino, é irracional e insensato  segundo o raciocínio humano. Mas Deus “Transformou em loucura a sabedoria do mundo”. Diz  Paulo em (I Cor 1:20).
Perdoar é um Milagre, Perdoar é Santo, Perdoar é Completo Perdoar é Irrestrito, é:
1)  RENUNCIAR –Rm 12 18-19  “Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas daí lugar a ira; porque está escrito: a mim me pertence a vingança...”
Perdoar é uma desistência voluntária de certos direitos de reparação pela magoa que sofreu. Não exige pagamento por parte de quem me ofendeu, nem lhe impõe castigo. Ele(a) merece o mesmo mas eu não vou fazer isso. Em nome do Perdão Eu RENUNCIO todos meus direitos de reparação pelos males que sofri. É UM ABSURDO!!!
2)  COMUNICAR – Atos 2:38: Rm 7:7 
Perdoar é comunicar com clareza ao pecador que ele pecou. Foi isso que Pedro comunicou aos habitantes de Jerusalém em Atos 2.
É muito comum nos relacionamentos a parte ofendida guardar silêncio, mas isso não encoraja ao ofensor a mudar de atitude.
Perdoar e comunicar quando puder com clareza, não o acusando e nem com amargura, transmitindo sempre informações.
3)  PRESENTEAR – Ef 2:8
Perdoar não é uma boa obra que espera uma recompensa no final.
Perdoar é dar amor quando não há nenhum motivo para amar e nenhuma garantia de que o amor será correspondido. O Irmão(ã), marido, esposa não é digno nesse momento, mas mesmo assim Eu escolho amar. Isso é presentear. FOI ISSO QUE JESUS FÊZ CONOSCO.
Perdoar é presentear o mal com a bondade, Rm 12:20-21.
Somente quando um presentear puro, inesperado, irracional e imerecido aparece nos relacionamentos, é que entra a novidade e começa a restauração. Isso é graça. Isso é perdoar. É transformar.
Renunciar, Comunicar, e presentear define o ato pleno de perdão
4)  PERDOAR É UM DESAFIO.
a-   Se a pessoa não tiver realmente “renunciado” aos seus direitos, comunicará  e presenteará de má vontade.
b-  Se a pessoa não tiver “comunicado” verdadeiramente, o perdão pode ser inútil e o ofensor jamais vai mudar.
c-   Se a pessoa não tiver realmente “presenteado” se não tiver realmente amado, então o peso da mudança recai sobre o pecador (ofensor).
5)  CRISTO O EXEMPLO DE PERDÃO
É maravilhoso observar que os três elementos do perdão, aparecem de forma muito pura no ato sacrificial do Senhor Jesus Cristo na cruz do calvário.
a).Cristo “Renunciou” aos seus direitos, Fp 2:5-8. Você morreu um pouquinho em favor do seu cônjuge ou de quem tem lhe ofendido? Jesus morreu COMPLETAMENTE por você.
b).Cristo “comunicou” Morreu publicamente deixando claro pra o mundo inteiro que estava morrendo por causa de seus pecados e avisou claramente qual era o pecado. Lc 22:60-62
c).Cristo “presenteou” ele fez tudo isso de graça, amando-o com amor que você não merecia. Ele mesmo nada recebeu pelo sacrifício. Você recebeu Tudo. Rm 3:21-24.
6)  O PERDÃO NA PRÁTICA – Forma errada de Perdoar –
A – Perdoar não é apenas esquecer, nem fazer de conta. Podemos fazer de conta que esquecemos, mas é perigoso, pois o ocorrido surgirá em horas perigosas, quando o pecado nos controlará em vez de nós controlarmos o pecado.
B – O tempo não cura todas as magoas. Do mesmo modo que o pecado não surge por mágica, a magoa não sumirá por mágica. O perdão requer ação daquele que perdoou Mat 18:15
C – Perdoar não é beijar e fazer as pazes. Uma boa experiência amorosa não expia o pecado ocorrido.
D – Perdoar não é apenas dizer as palavras “Eu o perdôo”, requer atitudes práticas por parte daquele que esta liberando o perdão.
7)  O PERDÃO NA PRÁTICA – Forma correta de Perdoar –
A – Seja realista
B -  Lembre-se de que também já foi perdoado,
C -  Sacrifique seus direitos em oração,
D -  Sejam as palavras seguidas de ação.
E -  Esteja preparado para também ser perdoado, Mt  6:12
F -  Aquele que está em pé cuide para que não caia.
CONCLUSÃO:
Irmãos!  Temos durante este tempo juntos aqui meditado um pouco sobre o perdão, e como pudemos ver; é algo Indescritível, é um milagre, está além da nossa capacidade de compreensão, mas não está além da nossa capacidade de realização, porque nós fomos lavados no sangue do Cordeiro, e ESTAMOS DO LADO DAQUELE QUE JÁ VENCEU.
Irmãos! Perdoar não é esquecer. Isso é mentira de satanás O único capaz de esquecer é Deus. Perdoar é lembrar que, eu como ofendido fui capaz de RENUNCIAR meus direitos  de reparação. Perdoar é lembrar que fui  capaz de COMUNICAR àquele(a) que me ofendeu qual foi o seu pecado, sem fazer nenhuma acusação ou ofensa. Perdoar é lembrar que fui capaz de PRESENTEAR com o bem àquele (a) que me ofendeu quando não merecia bem algum. ISSO É PERDOAR.

Permita Deus que essa mensagem encontre lugar em nossos corações. Para o nosso bem estar, para nossa saúde espiritual, para a nossa saúde física, a saúde do nosso corpo e principalmente para a glória de nosso Deus. AMEM.
MdC

Nenhum comentário:

Postar um comentário