segunda-feira, 24 de abril de 2017

A Justiça de Deus


 Resultado de imagem para a justiça de Deus

Romanos Capitulo 3
A JUSTIÇA DE DEUS
A justiça de Deus manifesta as seguintes características:

I - SUPERA A LEI:
A lei perfeita de Deus foi dada ao povo de Israel e provou que ninguém consegue viver segundo os padrões da perfeita justiça de Deus. Mas a justiça de Deus vai além da lei (que é o sentido de “sem lei” em nossa tradução para o português). A justiça de Deus supera a lei, que era insuficiente e incapaz de fazer a justificação do homem, mas nos vem inteiramente pela “graça” de Deus (versículo 24).
II - É TESTEMUNHADA PELA LEI E PELOS PROFETAS:
Que a justiça de Deus vem pela Sua graça não é novidade, pois é atestada pelo Velho Testamento (“a lei e os profetas”), sendo portanto manifestada continuamente pelo próprio Deus. Veja, por exemplo, Isaías 51:5-6, 8, 56:1, Daniel 9:24).
III - É CUMPRIDA MEDIANTE A FÉ EM JESUS CRISTO SOMENTE:
O Velho Testamento prevê o ato supremo de justiça pela morte expiatória do inocente Filho de Deus, para que todos os que creem nele possam assumir a Sua justiça (Gálatas 2:16). Nisto Deus também revelou o Seu amor (1 João 4:10). Esta fé significa total confiança no Senhor Jesus Cristo como nosso único Salvador do pecado, e nossa única esperança de ir para o céu.
IV - É BASEADA NA REVELAÇÃO DA PESSOA E OBRA DE CRISTO DADA PELA BÍBLIA.
A fé não é um salto no escuro: ela exige as melhores provas, e as encontramos na infalível Palavra de Deus. A fé é lógica e razoável. O que é mais razoável do que a criatura confiar em seu Criador? A fé não é um trabalho de valor pelo qual um homem ganha ou venha a merecer a salvação. O homem não pode se orgulhar porque crê no Senhor pois seria tolice não crer. A fé não é uma tentativa de ganhar a salvação, mas é a simples aceitação da salvação que Deus oferece como um dom gratuito.
V - NÃO FAZ DISTINÇÃO ENTRE JUDEUS E GENTIOS:
A justificação pela fé em Cristo é disponível a toda a humanidade nas mesmas condições, sem qualquer discriminação. Tanto os que receberam a lei (os judeus) como os demais (os gentios) pecaram e foram achados em falta da glória de Deus. Mas é apenas aplicável aos que creem; ou seja, ela é efetiva somente na vida de quem aceitar o Senhor Jesus mediante um ato de fé definitivo. O perdão é para todos, mas só passa a ser válido em uma vida individual quando é aceito.
VI - É GRATUITA:
Pela graça de Deus a salvação é oferecida gratuitamente a todos, mediante o pagamento feito por Cristo Jesus para a redenção dos nossos pecados (Mateus 20:28). Foi do agrado de Deus aceitar o Seu sangue inocente como propiciação suficiente (1 João 2:2), pelo pecado de todos os que aceitarem a Sua salvação, na condição em que é oferecida (João 3:16): pela fé em Cristo.
VII - ALCANÇA TAMBÉM O PASSADO:
Deus, na Sua paciência, deixou de lado os delitos outrora cometidos, e a morte de Cristo também pagou por eles (Atos 14:16, 17:30, Hebreus 9:15).
VIII - É A PROVA QUE DEUS É JUSTO E JUSTIFICADOR.
A suprema justiça de Deus é um dos seus atributos e é evidenciada pela maneira em que justificou o pecador. A Sua justiça exigia castigo pelo pecado, mas a Sua misericórdia não Lhe permitia deixar o homem sofrer a morte eterna a que estava condenado, sem lhe dar a oportunidade de ser salvo se ele se arrependesse.
MdC

Nenhum comentário:

Postar um comentário