sexta-feira, 1 de setembro de 2017

O Plano Geral da Bíblia

Resultado de imagem para biblia
Há várias características proeminentes da Bíblia que são indispensáveis para o estudo.
1 A Bíblia é um livro
Várias manifestações reveladoras dão testemunho desta unidade bíblica. De Gênesis a Apocalipse a Bíblia dá testemunho de que há um único Deus. Onde quer que ele fale ou aja, sempre haverá coincidência quanto a si mesmo e a toda a revelação sobre si mesmo.
2 A Bíblia é uma história ininterrupta
É o relato das maneiras como Deus trata com a raça humana.
3 A Bíblia é um livro profético
Traz o que pareceriam ser improváveis predições quanto ao futuro e, depois, oferece o registro de seu cumprimento no momento assinalado.
4 A Bíblia é uma revelação progressiva de verdades
Deus não dá, num momento particular, toda a informação que proporcionará sobre determinado tema. (Também é importante recordar que Deus não nos disse tudo acerca de si mesmo e de seus propósitos em relação ao homem, mas apenas o que necessitamos saber). Para estimular nosso interesse e impedir casualidades, ao longo do tempo Deus tem dado sua revelação por partes. Em Hebreus 1.1,2 encontramos uma declaração útil sobre este princípio: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho”.
5 A Bíblia apresenta um único caminho de acesso a Deus
Toda a história bíblica até a cruz prevê a grande obra de Deus provendo um caminho para que os pecadores cheguem à sua presença. O restante do que é registrado no Novo Testamento considera esse ato retrospectivamente, delineando o relato daqueles que viveram após a cruz. O meio de acesso a Deus (morte substitutiva de um sacrifício) e o único canal para obter esse acesso (a fé) são apresentados de maneira uniforme na Escritura, sem nenhum indício de que haja outra maneira possível.
6 A Bíblia possui um grande tema: Jesus Cristo
Do princípio ao fim, a Bíblia possui um grande tema: a pessoa e obra do Senhor Jesus Cristo. De forma muito precisa e minuciosa, a Escritura está, antes de tudo, relacionada com ele. Apocalipse 19.10 nos lembra disso ao declarar: “O testemunho de Jesus é o espírito da profecia”. As palavras proféticas do Antigo e Novo Testamento se concentram em Jesus Cristo: elas são testemunhos acerca dele.
7 A Bíblia possui harmonia em todas suas doutrinas
As doutrinas da Bíblia são harmoniosas, mesmo tendo sido escritas por cerca de 44 escritores ao longo de mais de dezesseis séculos. A freqüente citação do Antigo Testamento por parte de escritores do Novo Testamento testifica isso.
8 A Bíblia é um livro composto de livros
Cada um dos 66 livros está completo em si mesmo e tem seu próprio tema e análise.
9 Os livros da Bíblia podem ser divididos em grupos
Nas Escrituras é possível ver cinco grandes divisões, cada uma das quais associadas a uma palavra-chave que sinaliza a encarnação de Cristo (Lc 24.25-27):
Todo o Antigo Testamento é uma preparação para Cristo (Lc 24.27). Os quatro Evangelhos apresentam sua vida e ministério como a segunda pessoa da Trindade encarnada. O livro de Atos registra a divulgação inicial do evangelion, o evangelho, as boas novas sobre Jesus. As Epístolas proporcionam interpretação e explicação dessa vida, ministério e morte. O livro de Apocalipse descreve a consumação dos propósitos de Deus em Cristo durante e muito além da história humana na terra.
10 A Bíblia relata a história da humanidade
Começando, logicamente, com a criação da terra e do primeiro ser humano, a história de nossa raça – que surgiu a partir do primeiro casal humano – continua nos primeiros onze capítulos de Gênesis. No duodécimo capítulo, começa a história de Abraão e da nação de quem ele é o predecessor. Essa nação, Israel, que, em sua maior parte, centra-se a narrativa bíblica posterior, de Gênesis 11 até Atos 2. Os gentios são mencionados, mas somente em conexão com Israel. Torna-se cada vez mais claro que Israel ocupa a cena dessa forma somente porque a esta nação foi confiado o cumprimento de grandes propósitos de dimensões mundiais.
A missão estabelecida para Israel foi: 
1) Dar testemunho da unicidade de Deus em meio à idolatria universal (Dt 6.4; Is 43.10);
2) Exemplificar para as nações a grande bênção de servir ao único Deus verdadeiro (Dt 33.26-29; 1 Cr 17.20,21; Sl 102.15);
3) Receber e preservar a revelação divina (Rm 3.1,2);
4) Dar à luz o Messias, o Salvador e Senhor da humanidade (Rm 9.4,5). Os profetas predizem um futuro glorioso para Israel durante o reinado do Messias;
A história bíblica de Israel – passada, presente e futura – abarca sete períodos distintos: 
1) Do chamamento de Abraão (Gn 12) ao Êxodo (Ex 1-20);
2) Do Êxodo até a morte de Josué (Ex 21 – Js 24);
3) Da morte de Josué até o estabelecimento da monarquia hebraica com Saul;
4) O período dos reis, de Saul até os cativeiros;
5) O período dos cativeiros;
6) A nação restaurada (do final do cativeiro babilônico até a destruição de Jerusalém em 70d.C.);
7) A presente dispersão e posterior regresso à terra de Israel.
Os Evangelhos registram o surgimento do Messias prometido, Jesus Cristo, na história humana e dentro da nação hebraica, e relatam a maravilhosa história de sua manifestação a Israel, a rejeição por parte desse povo, sua crucificação, morte e ascensão.
O livro de Atos registra a descida do Espírito Santo e o começo de uma nova entidade na história humana, a Igreja. A humanidade é agora dividida em três categorias (1 Co10.32): 
1)Judeus;
2)Gentios;
3)Igreja de Deus.

As Três Classes de Povo na Bíblia
• Judeu
• Gentio
• Igreja

Os Três Períodos do Ministério de Jesus Cristo na Bíblia
• Profeta (desde o Éden até a Cruz)
• Sacerdote (desde a Ascensão até a Segunda Vinda)
• Como Rei (durante o Milênio e em Épocas Sucessivas)
Os Três Principais “Séculos” do Tempo na Bíblia
• Século Antediluviano ou Passado (da Criação ao Dilúvio)
• Século Pós-Diluviano ou Presente (do Dilúvio à 2ª Vinda de Cristo em Glória)
• Século Futuro ou Vindouro (da 2ª Vinda de Cristo em Glória à Renovação da Terra por Fogo)
“Século” ou "Era" é o tempo entre duas mudanças físicas, na superfície da terra.
Extraido de Clerio Kropp
MdC

Nenhum comentário:

Postar um comentário