quarta-feira, 21 de abril de 2021

 

APRENDENDO A LIDAR COM AS INCERTEZAS

 

Eu sei que tudo que fazes é bom, porque Tu és bom; por isso eu Te peço: ensina-me a conhecer e obedecer às tuas ordens escritas. Salmos 119:68


Ter equilíbrio emocional e fé em tempos difíceis os quais vivemos é primordial. Ajuda-nos a lidar com as dificuldades do caminho, com maior paz, serenidade e confiança.
Conviver com os medos, incertezas, solidão e até a raiva é uma maneira de cuidar de nós mesmos. Pra isso basta nos voltarmos para as palavras do salmista dita ao próprio Deus: “Eu sei que tudo que fazes é bom, porque Tu és bom...” Não precisamos - e não podemos nos sentirmos bem o tempo todo, mas é necessário, como crentes, ter ciência de que tudo que Deus faz é bom e de que ELE é bom.

Não há duvidas que seja importante investigar e identificar quais situações nos desperta incertezas e ansiedades e fornecer a calma necessária para superá-las. Embora o tempo que estamos vivendo seja difícil, é possível seguir em frente. Nem tudo está perdido, sempre há luz no fim do túnel quando se tem certeza, como o salmista, de que Deus é bom.

Como o sabor do chocolate, os dias podem ser amargos ou doces. Um monge francês do século XVII, certa vez escreveu: "Se soubéssemos o quanto Deus nos ama, estaríamos sempre prontos a receber de sua mão, igualmente, o doce e o amargo".

Daí você pergunta: Aceitar igualmente o doce e o amargo? É difícil! Mas sobre o que o monge francês estava a falar? A resposta está nos atributos de Deus. Dentre tantos o salmista destaca “a bondade de Deus”. "Tu és bom e fazes somente o bem; ensina-me teus decretos" (Salmos 119:.68).

Em meio as incerteza dos tempos que vivemos que eu e você possamos lembrar de nos manter no presente, e no que pode ser feito hoje, ainda que o medo e a incerteza tragam qualquer tipo de insegurança.

Mesmo se nada for como era antes, a vida nos convida a seguir. Que nos dias desafiadores e cinzentos não nos esqueçamos do que realmente importa; Cristo Jesus e a preciosidade de sua palavra

Assim como os Maias valorizavam o chocolate amargo por suas propriedades medicinais, que possamos ver nos dias amargos e cinzentos o seu valor. Eles nos tornam cientes de nossas fraquezas e nos ajudam a ser mais dependentes de Deus.

Portanto, abracemos a vida, seja na doçura ou na amargura, certos e seguros da bondade de Deus e presença constante Dele.

Que possamos dizer: "Muitas coisas boas me tens feito, Senhor, como prometeste" (Salmos 119:65).

Quando aceitamos os dias difíceis, incertos com calma, aprendemos a ser confiantes e resilientes. Dessa forma, estamos prontos para transformar a dor em algo bom. Ganhamos uma nova versão.

Estamos preparados para uma versão melhor do que somos hoje e que ainda está por vir?

A Deus somente seja a Glória!

Roney M Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário