quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Priorize o Reino de Deus

(Mateus 6:33 ARC)
Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.
O sermão do monte é um texto extremamente rico para o nosso viver cristão diário, para agenda de nosso cotidiano. Mostra-nos como deve ser nosso comportamento em relação ao Criador e para com nossos semelhantes. Especificamente neste versículo o Senhor Jesus aborda algo que permeia a vida de todas as pessoas independentemente de condição financeira, se em solidão, se em grupo, se no trabalho ou em férias, até mesmo na alegria ou na provação. O Senhor nos dá uma orientação, uma ordem, pois o verbo aqui apresenta-se no imperativo, "buscai", em buscar antes de qualquer outra coisa o reino de Deus e Sua justiça.
Jesus nos mostra que não devemos ficar parados aguardando que Deus, como um garçom ou office boy, venha entregar tudo em nossas mãos. Se pensarmos bem, DEUS nos entrega tudo todos os dias. A cada dia de nossa vida nos é dada a oportunidade de sermos santificados, de vivermos para glorificá-lO, O honrando em tudo aquilo que fizermos. E se pensarmos o que de maior valor Deus poderia nos entregar, é certo que Ele já entregou Seu único filho. Atitude que nos proporcionou  a vida eterna.
Nosso Senhor nos diz para buscarmos o reino de Deus e Sua justiça. Buscar, traz-nos a idéia de uma atividade, uma atitude dinâmica. O dicionário define “buscar” da seguinte forma:
Buscar verbo transitivo
1.      procurar descobrir; procurar
2.      examinar; investigar
3.      diligenciar
4.      idear; imaginar
5.      revistar
6.      granjear
7.      dirigir-se para
8.      recorrer a
É assim que devemos agir. Buscar a Deus através da oração, da leitura e acurado estudo da Sua Palavra, conhecermos o Seu caminho e nele trilharmos, levando sua verdade a todas as pessoas que estão à nossa volta, em nosso dia a dia.
Como dito no início do texto, vale lembrar que o versículo em questão faz parte do conhecido Sermão do Monte. Vejamos o contexto da fala de nosso Mestre. Aqui o assunto principal é como devemos combater a ansiosa solicitude pela vida. A ansiedade é algo que faz parte do nosso mundo contemporâneo, ainda mais se aliada ao fato de colocarmos Deus em segundo plano, pois a ansiedade será fortalecida pelas circunstâncias difíceis ou prazerosas da vida, pela preocupação em agradar mais a pessoas do que ao próprio Cristo, pela preocupação com o dinheiro e posses materiais. Tudo nos roubará a promessa aliada, ou melhor, apresentada na segunda parte do versículo: "e todas essas coisas vos serão acrescentadas."
Quando Jesus se refere a coisas que nos são acrescidas, a que Ele se refere? Carro do ano? Uma linda mansão? Um emprego ótimo? O diploma de curso superior? O melhor cônjuge da face da terra? Quando atentamos para o texto, como quem busca o reino de Deus e sua justiça, veremos que Jesus fala de coisas básicas, isto é, a roupa para vestir o alimento para cada dia. Tal colocação não quer dizer que não podemos ter como fruto da graça e misericórdia divinas as bênçãos listadas, mas não devem ser tais coisas a razão primeira, do nosso existir, pois o reino de Deus e Sua justiça vêm aliados ao processo de nossa santificação, que deve ser permeado por tribulações, aflições, que nos edificam e nos aproximam cada vez mais de nosso Pai Celeste.
Oswald Chambers notou que Jesus quer que concentremos nossos esforços numa só área: “Preocupe-se apenas com uma coisa, diz o Senhor, com seu relacionamento comigo.” O Reino de Deus é a presença completa e o domínio total de Jesus em nossas vidas. Jesus promete que comida, roupa, moradia e tudo mais que precisamos “serão acrescentados”.
Esta tem sido a minha busca diária e espero que seja a sua. Não é fácil, nunca foi e nunca será, mas que nos fortaleçamos sempre no Senhor, nos apoderando da fé que nos concede, do poder do Espírito Santo que em nos habita e assim possamos seguir buscando o reino de Deus e Sua justiça prosseguindo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

M.d.C

Nenhum comentário:

Postar um comentário