quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Lidando com as Redes Sociais


As redes sociais são uma ferramenta importante em nossos dias. São ferramentas utilizadas para a interação social, divulgação de notícias, educação, lazer, segurança, enfim, envolvem todas as áreas de nossa vida cotidiana. São, sem dúvida, um avanço tecnológico, mudando até mesmo nossos conceitos de tempo e espaço, pois é a dimensão do aqui e agora.
Mas como tudo que há neste mundo, construído pelo ser humano, não encontramos a perfeição. Tudo em nossas mãos se torna cara e coroa. Conseguimos entender tal situação quando nós voltamos para a Biblia Sagrada, na carta de Paulo à igreja em Roma, e lemos como descreve nossa condição de pecadores, carecendo da glória de Deus, (Rm 3:23); e tal condição Paulo estende a toda a raça humana.
Qualquer instrumento, seja físico ou intelectual, em nossas mãos, pode ser usado tanto para o bem como para o mal. O que irá fazer a real diferença é como usá-lo e com que objetivo. E estarmos capacitados, ou melhor, preenchidos de sabedoria, que a meu ver, de forma consistente e verdadeira, só pode nos ser concedida por nosso Pai Celeste, mais precisamente, pelo Espírito Santo, do qual somos templo, quando passamos a aceitar Jesus como Senhor e Salvador.
O Espírito Santo nos capacita para diferenciarmos o lícito do ilícito, o certo do errado, do que pode prejudicar a nós e ao nosso próximo, bem como do que nos edifica e aos que estão ao nosso redor e sobretudo o que nos afasta e nos aproxima de Deus.
Contextualizando com a questão da internet, das redes sociais, pensemos sempre como temos utilizado estas ferramentas, e com que objetivo. Lembremos que a Palavra de Deus nos orienta a que tudo quanto fizermos, façamos para a glória de Deus, desde as coisas mais simples, até as que consideramos complexas e sistêmicas, pois o pecado permeia todo o nosso viver, e quem está em pé, deve sempre ter cuidado para não cair.
Então entremos em uma questão aguda, envolvendo o comportamento nas redes sociais. Ao serem postados textos, fotos e etc., mesmo que façamos com a melhor das intenções, nem todas as centenas, talvez milhares, de pessoas que verão os posts estarão preparados. Preparados para que? Para a carapuça encaixar-se perfeitamente em suas cabeças, como diz o ditado popular e criando um sentimento de revolta por se verem criticados, julgados, humilhados, expostos ou sei lá mais o que!
E, este sou eu, este é você, somos nós!
Pensemos então na Bíblia Sagrada. Se a lemos, a estudamos com um coração sincero, de devoção a Deus, buscando orientação para as nossas vidas, para que seja lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho, qual de nós não terá a carapuça se encaixando na cabeça. Veremos então que realmente somos pecadores, trapos de imundícia, carentes da Glória de Deus e podemos aqui citar todas as obras da carne, listadas por Paulo à igreja da Galácia, (Gl 5:19-21).
O próprio Mestre, não deixou de realizar críticas que geraram tanto a revolta como o arrependimento. Foi justamente por dizer e ser a verdade, que Jesus, o Filho de Deus, padeceu de forma tremenda, morrendo em nosso lugar, mas venceu a morte e nos concedeu a vida eterna.
Portanto, vejo fazer parte do processo de santificação do cristão, o saber ouvir, não somente elogios, que na maioria das vezes são fruto da hipocrisia. Mas saber ouvir a crítica. Que possamos reconhecer nossos limites, nossos próprios erros. Entender que a igreja como corpo de Cristo depende de toda a membresia para a seu crescimento, não somente físico, mas sobretudo do amadurecimento espiritual. Deus pode utilizar quem Ele quiser, da forma que achar pertinente. Se somos verdadeiros cristãos sabemos falar ao outro, mas também sabemos ouvir, ser exortados, admoestados, até mesmo repreendidos. Quando diante do que vemos de errado, destoando da Palavra de Deus, nos calamos, nos tornamos cúmplices do pecado.
Não vivamos para agradar as pessoas, para sermos aceitos socialmente. Não façamos negociatas com nosso Deus, ridicularizando-O diante do mundo. Vivamos para glorificar a Deus, em tudo que fizermos.
Portanto no facebook, no Twitter, no Instagram, em seu blog, em família, na escola, no trabalho, na rua, na congregação, façamos tudo para a glória de Deus.
M.d.C

Nenhum comentário:

Postar um comentário