sábado, 3 de maio de 2014

CONSUMADO ESTÁ!

              João 19:28-30

Voz de amor e de vitória que da cruz central soou;
Voz de quem manteve a glória de seu Pai e nos salvou: 
Consumado está! Consumado está! Foi Jesus que assim clamou.
Rei da vida, à morte dado, mas que a morte ali provou;
Ele foi desamparado, mas ao débil amparou.
Consumado está! Consumado está! Seu espírito entregou.
Já o inferno está vencido; perde a morte o seu terror.
Para o homem redimido que confia em seu Senhor.
Consumado está! Consumado está! O Propósito de amor. 
A.J.M (1830 -1911)


No texto narrado pelo  Evangelista João, vemos o relato da morte de Jesus Cristo de forma bem objetiva e sucinta, o que a diferencia em muito do mesmo episódio relatado nos outros três evangelhos.
Mas olhemos para este escrito de forma mais interpretativa e vislumbremos o que o Espírito Santo está nos revelando por meio de João, o discípulo amado.
A primeira expressão que chama minha atenção é “consumado”, que na versão bíblica ARA, aparece por 2 vezes.
Quando buscamos o significado de consumado encontramos que se refere a algo encerrado, terminado, perfeito.
Jesus na Cruz olhou para aquele momento e viu tudo consumado, isto é, toda a vontade do Pai se cumprira e se cumpria conforme anunciado no Velho Testamento, (V.T.). E nos reportando ao V.T., vemos que 28 profecias referentes ao Messias são cumpridas neste contexto do Novo Testamento, (N.T.). Tais profecias são encontradas nos livros de Gênesis, Salmos, Isaías, Daniel e Zacarias.
Jesus, com certeza, conhecia todas as profecias e sabia que todas se realizariam, como de fato se realizaram. Assim nos mostra ser o Filho do Deus Vivo, o único e verdadeiro Deus, que tem controle sobre tudo e todos.
A segunda declaração de Jesus a chamar minha atenção é “Tenho Sede”.
Essa atitude parece-nos irrelevante, mas nos mostra que Ele era o Deus encarnado. Ele abriu mão de toda a Sua glória junto ao Pai, vindo a este mundo vivendo em um corpo humano como cada um de nós. Aqui confirmamos uma afirmação que talvez tenhamos ouvido em várias pregações: Jesus era 100% Deus e 100% homem.
Jesus em seu ministério terreno sentiu fome , sede, sono, cansaço, alegria, tristeza, necessidades fisiológicas, situações inerentes ao corpo de qualquer ser humano, mas mesmo nesta condição humana, Jesus não pecou.
Isto deixa-me extasiado ao ver um amor tão grande, que não pode ser medido, nem mesmo compreendido por nossa limitada mente humana. Qual de nós seria capaz de abrir mão de privilégios para o bem do outro? Quantos de nós abriria mão de sua própria vida dando-a em resgate do outro? Na maioria das vezes, temos dificuldade em tão somente ajudar o próximo.
Jesus mostra um amor infinito, incondicional, incomparável a qualquer outro ato da história da humanidade.
Ao dizer que sentia sede o Mestre mostrou que Seu sofrimento foi verdadeiro, foi real, foi humano, apesar de ser insuportável para qualquer um de nós, por isso Ele o suportou. Jesus sofreu sem ter cometido qualquer crime ou pecado. Sofreu por cada um de nós, por toda a humanidade, pagou o preço por todos os nossos pecados.
Ao sentir e dizer que tinha sede, Jesus recebeu vinagre e aceitou sem qualquer questionamento. O vinagre é um vinho amargo, que com certeza, não sacia a sede de ninguém. Mas Ele aceitou, pois via tudo consumado, perfeito conforme a vontade do Pai.
É tremenda a Sua submissão a Deus Pai. É tremenda a Sua humilhação por nós. É tremenda, mais uma vez declaro, a manifestação do Seu amor por nós pecadores.
Jesus então após beber o vinagre declarou: "Está consumado!". Tudo havia ocorrido e terminado conforme a vontade de Deus. Tudo estava perfeito, debaixo de Seu senhorio, sob Seu total controle.
Então Jesus inclinando a cabeça, rende o Seu espírito. Em outras traduções vemos o verbo entregar.
Mais uma vez buscando o significado da palavra, encontramos em "render",  uma gama impressionante de sinônimos e expressões que nós levam a refletir profundamente sobre esse momento da morte do Messias.
Veja,os os significados: render vem do latim reddēre, que é restituir.
Como sinônimos temos: sujeitar, dominar, dedicar, prestrar, comover, enternecer, produzir, dar de lucro, substituir, causar, provocar, dar, ofertar, debilitar, alquebrar, ser produtivo, rachar, estalar, fender-se, dar por vencido, sujeitar-se, prostrar-se, morrer.
Assim reflitamos:
Todos os atos ou ações descritas nos verbos e expressões acima citadas, se concretizaram na morte de Cristo.
Jesus, como Filho de Deus, como o Criador, tinha total controle sobre toda aquela situação, em particular sobre Sua vida. Ninguém matou a Cristo, ninguém tirou-lhe a vida, mas Ele a entregou, por amor a nós.
Sim, Jesus mesmo dominando a tudo e a todos sujeitou-se à vontade do Pai, dedicando Sua vida, prostrou-se como oferta pacífica, nos substituiu na cruz, produziu e causou mudanças em todo o universo dando-nos o maior lucro que possamos ter, qual seja, a vida eterna.
Em sua morte, o céu escureceu, houve terremoto, rochas estalaram e se fenderam, sepulcros se abriram e mortos ressuscitaram. O véu do templo se rasgou, nos abrindo livre acesso a Deus, confirmando como Jesus havia declarado Ele ser o caminho, a verdade e a vida para chegarmos a Deus.
A morte de Cristo é algo que realmente mexe com o meu coração, dando-me consciência de minha condição de pecador e da necessidade da total dependência de Deus.
Jesus morreu na cruz, mas ressuscitou e vivo está. Ele venceu a morte por mim e por você e nos deu a vida eterna. Em Cristo sinto-me uma nova criatura, já desfrutando de uma paz que nada nem ninguém pode me dar. O Seu amor por mim, por nós, e a certeza da salvação me anima a prosseguir em Seu caminho que é a vida eterna.

A DEUS SOMENTE SEJA TODA A GLÓRIA!

M d C

Nenhum comentário:

Postar um comentário