segunda-feira, 2 de junho de 2014

A AUTENTICIDADE DAS ESCRITURAS

  2ª Timóteo 3:16 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,”
Toda a Bíblia é a expressão clara do plano de Deus para cada ser humano. Podemos começar a lê-la por qualquer livro, no Velho ou no Novo Testamento, seja em uma carta apostólica ou em um livro profético, o plano de Deus é evidente.
Tal evidência não se comprova por métodos científicos, por estudos arqueológicos. Tudo se revela tão somente pela ação do Espírito Santo em nossos corações, convencendo-nos da verdade.
Esta ação não é uma ação autoritária, imposta a nós de forma agressiva, brutal, mas sim de forma amorosa, cheia de compaixão e misericórdia.
Jesus sempre, em toda e qualquer situação de Seu ministério terreno, fez apresentação lúdica, educativa, amorosa de quem Ele é, qual o  Seu objetivo em estar ali, como homem e Deus, mas nunca se impôs soberbamente. Sempre realizou convites, admoestações, esclarecendo dúvidas, mostrando o caminho a ser seguido, o que levará que deixará e o que e como construir.
Foi assim, com um amor indescritível, infinito, que Jesus viveu como homem em nosso mundo, humilhando-se dia após dia, abrindo mão de toda a Sua glória, fazendo a vontade de Deus Pai, se entregou por cada um de nós pecadores, nos abrindo o caminho para a salvação, para a vida eterna com Deus.
Mas como entender, aceitar um simples livro escrito por homens comuns. Um livro que não sabemos exatamente como foi editado, construído. Não terá sido manipulado, forjado por pessoas com interesses escusos? Será este livro realmente a verdade absoluta, a Palavra de Deus, ou será a invenção de homens?
Bem, se for a invenção de homens, estes já se beneficiaram e já não desfrutam de mais nada proveniente de tal ganância, pois mesmo tendo como referência estudos científicos, podemos ter como exemplo o Pentateuco, o conjunto dos cinco primeiros livros do Velho Testamento, que segundo os estudiosos, foram compilados provavelmente após o exílio babilônico, ou seja, entre o décimo e o quarto século antes de Cristo, e eu não conheço ninguém, em nossos dias, que tenha tal tempo de vida.
A Bíblia é comprovadamente o livro mais vendido no mundo. Um estudo realizado no ano de 2011, conhecido como Livro Vermelho, gerou a lista dos vinte e um livros mais vendidos. Esta lista relata seis bilhões de cópias da Bíblia, uma quantidade sete vezes maior que o número de cópias do segundo colocado da referida lista.
Mas, tais informações são apenas informações estatísticas.
Apenas cremos na Palavra de Deus quando nos desvencilhamos de todo e qualquer saber científico, quando nos despimos de orgulho, de auto-suficiência, de qualquer outro atributo que nos leve a acreditar que somos capazes de explicar tudo de forma científica.
Aceitamos a Bíblia como sendo a Palavra de Deus, somente quando nós entendemos , ou melhor, nós aceitamos como seres finitos, incapazes de vencer a morte. Mas sobretudo quando percebemos que somos incapazes de vencer a nós mesmos. Quando olhamos a história da humanidade, o mundo à nossa volta, vemos uma total desorganização, um caos, uma total destruição do cosmos que Deus colocou sob nossa responsabilidade como relatado no livro de Gênesis.
Assim percebemos nossa incapacidade, a ineficácia do ser humano, nossa dependência do Criador.
Mas  tudo isso só conseguimos perceber se recebemos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas. Quando o reconhecemos como o Deus encarnado que viveu como homem não pecou e entregou Sua vida, ali na cruz do Calvário, em nosso lugar, mesmo nós não sendo merecedores de ato tão glorioso, misericordioso.
Assim prossigo em minha vida em Cristo, me vendo como o maior e pior dos pecadores, lutando diariamente contra mim mesmo, contra o mundo e satanás.
Mas  sei que assim como cristão vivo gozando da paz de Cristo, vendo que tribulações concorrem para minha santificação, prosseguindo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
A Deus, somente, seja toda a glória!
MdC

Nenhum comentário:

Postar um comentário