domingo, 1 de junho de 2014

O VINDE DE JESUS

   MATEUS 11:27 - 30
27 Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai; e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.
29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma.
30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
Introdução:
O filho de Deus encarnado andou pelas ruas empoeiradas das cidades de Corazin, Betsaida e Cafarnaum ensinando seu povo e demonstrando a maioria de seus milagres. Diante de evidencias esmagadoras de que Ele de fato era o filho de Deus, ainda assim, o povo obstinadamente se recusava a arrepender-se. Não era, portanto de se esperar um julgamento mais solene sobre eles.
Essas cidades não tinham olhos para ver, nem coração para amar o Cristo de Deus. Diante de tal rejeição, a reação do Salvador foi dizer (Vv 25) “Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste essas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos”.
Embora, aqueles para quem Jesus havia vindo, não o receberam e estavam no limiar de um julgamento, o Sr. abre bem a porta da salvação é assim prova que Ele de fato é o Deus de toda graça.
Vejamos:
 I – O CONVITE
Verso 28 – VINDE – O Convite a salvação, parte do coração de Deus para o nosso coração. Não é um convite qualquer. VINDE aqui significa:
Acreditar (At 16:31) “Crê no Senhor Jesus e será salvo....” Receber (Jo 1:12) “A todos quantos o receberam....” Comer (Jo 6:35) “...Eu Sou o Pão da vida, quem de mim se alimenta jamais terá fome.”  
Beber (Jô 7:37) “Disse Jesus: Se alguém tem sede, venha a mim e beba...”
Olhar (Is 45:22) “Olhai para mim e Sede Salvos,...” Confessar (I Jo 4:2) “Todo o espírito que Confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus.”
Ouvir ( Jo 5:24-25) “Quem ouve a minha palavra e crê Naquele que me enviou, Tem a vida eterna....” Entrar por Uma porta (Jo 10:9) “Eu sou a porta... se alguém entrar por mim será salvo.
VINDE é aceitar a dádiva da vida eterna através de Cristo nosso Senhor (Rm 6:23).
II – A QUE CONVIDA
Verso 28 -  A MIM – O Objeto da fé para salvação não é uma igreja, não é um estatuto ou conjunto de regras de uma denominação, não é um credo ou clérigo, mas sim o Cristo vivo. Daí o porque Jesus dizer: “Vinde a mim”. A salvação está em uma pessoa. Todos aqueles que tem a Jesus, estão tão salvos como só Deus pode fazer.
III – OS CONVIDADOS
Verso 28 – “Todos os que estais cansados e sobrecarregados”    Pra poder verdadeiramente vir a Jesus o pecador precisa admitir que o pecado lhe sobrecarrega. Os habitantes de Corazin, Betsaída e Cafarnum não reconheciam sua perdição. Somente aqueles que reconhecem sua própria perdição e indignidade é que podem ser salvos. A fé em Jesus é precedida pelo arrependimento.
IV –  A RECOMPENSA OU RESULTADO
Ø Verso 28 – “E Eu vos aliviarei” Alivio e descanso para a alma. Essa é a promessa de Jesus a todos quantos por fé se achegam a Ele.
Alivio aqui não é algo que se consegue, não é um mérito. Alivio aqui é um Dom (um presente). Esse é o descanso da salvação que vem pela compreensão de que Jesus terminou a obra da redenção na cruz do calvário.
Há um hino que cantamos:
“Tudo fez Jesus completo, Nada por fazer deixou.
Vida do mais doce afeto, Ele para nós comprou.
Seu o feito nosso o gozo; Nossa a vida; sua a cruz.
Seu o cálice amargoso, nossa a dita que produz.”
Alivio é o descanso da consciência de que a penalidade do pecado já foi paga.
Ø      Encontrareis descanso para as vossas almas               O pecado quando entrou no mundo trouxe varias conseqüências e dentre as tantas conseqüências veio o medo e a ausência de paz.
Adão depois de ter pecado contra Deus (Gen 3:8-10) o primeiro sentimento que teve foi: medo “Ouvia a tua voz e TEMI” – Tive medo. O medo tira a nossa paz. “E porque estava nu ESCONDI-ME.”  Outra conseqüência do pecado é o afastamento, a separação. O pecado faz separação entre o homem e Deus. (Is 59:2).
O Sr. Jesus afirma em seu VINDE que todos quantos vem a Ele, encontrarão descanso para as almas. Descanso aqui – É a paz de consciência. É a certeza de agora ocupar um lugar elevado no coração de Deus. É não mais sentir-se culpado pelo pecado que antes o escravizava.
V – O CONVITE DE SALVAÇÃO QUE MUDA PARA O SERVIÇO
Verso 29 “Tomai sobre vós o meu jugo” Isso significa entrar em submissão a vontade divina. É transferir o controle de nossa vida pra Deus (Rm 12:1-2).
Verso 29  “E aprendei de mim” Quando o pecador aceita Jesus, ele reconhece o senhorio de Cristo em toda área de sua vida e Jesus nos treina em seus caminhos.
CONCLUSÃO: Os habitantes de Corazin, Betsaida e Cafarnaum, não quiseram Jesus. Adão com medo se escondeu de Deus, mas você meu querido se vir a Jesus terá alivio e descanso para sua alma. O seu fardo se tornará leve. Isso não significa que não haverá sofrimentos, trabalhos ou preocupações na vida cristã. Mas significa que não terão que suportá-los sozinhos. Estamos emparelhados com aquele que dá graça suficiente para cada hora de necessidade. Servi-lo não é escravidão, mas verdadeira liberdade.
MdC


Nenhum comentário:

Postar um comentário