segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O QUE É SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO?

 
E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas ENCHEI-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor, com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.” (Efésios 5.18-21)
Vejamos o que Paulo nos ensina acerca do Espírito Santo, No contexto  desta carta escrita aos crentes da igreja em Éfeso:
No capítulo 1, Temos que o Espírito Santo é o selo de todas as bênçãos espirituais, ou seja, é Ele que nos marca para Deus, como sendo sua propriedade.
No capítulo 2, Paulo afirma que a barreira entre judeus e gentios fora rompida por intermédio do Espírito Santo, ou seja, o acesso de ambos a Deus é feito por intermédio do  Espírito e que o mesmo Espírito habita na igreja.
No capítulo 3, o Apóstolo menciona que pelo Espírito Santo o evangelho fora revelado aos apóstolos e profetas.
No capítulo 4, Paulo diz que é o Espírito é quem concede paz  e que mantém os cristãos unidos.
No capítulo 5, lemos que a igreja deve encher-se do Espírito e;
No capítulo 6, Paulo ao tratar da guerra espiritual,  orienta os crentes a orar no espírito.
Tratando agora mas precisamente dos versos 18-21, qual o significado de ser cheio do Espírito Santo?
É importante salientar que, apesar de Paulo usar uma linguagem figurada “enchei-vos do Espírito” fica claro que para Paulo, assim como para nós, o Espírito Santo é uma pessoa, é Deus e não uma força sobrenatural ou algo que possamos manipular.
Paulo ordena a nos submeter ao domínio do Espírito Santo, de tal forma que todas as áreas de nossa vida, fiquem sob seu controle e que o fruto do Espírito encha o nosso ser, assim como um vaso.
A idéia de ser cheio pelo Espírito Santo significa ser controlado pelo Espírito. Paulo chega a contrastar alguém que está embriagado com alguém que está cheio do Espírito.
A embriaguez consiste no domínio ou controle total de alguém pelos efeitos do álcool. Quando alguém está embriagado, o álcool já subiu a sua mente e já o dominou de tal maneira que tudo o que ela fizer será feito pelos efeitos do álcool. Uma pessoa embriagada, não percebe mais o que faz; ela perde o controle de sua vida. Paralelo a essa situação, Paulo afirma que uma pessoa cheia do Espírito terá suas palavras, ações, sentimentos, caráter influenciados pelo Santo Espírito.
Uma pessoa embriagada perde todo o domínio de si, enquanto uma pessoa dominada pelo Espírito Santo, mais domínio sobre si terá. Porque é o Espírito Santo que habita nele que tem todo o controle sobre sua vida.
Em suma podemos compreender que a vontade de nosso Senhor, é que cada cristão viva na plenitude do Espírito. Somente por intermédio do Espírito de Deus, temos condições e somos capacitados a realizar aquilo que o Senhor projetou para sua Igreja.
Não estamos falando de crentes pentecostais, dons ou línguas estranhas, mas falamos de termos nossas vidas, na integralidade, controlada por Deus.
Ser controlado pelo Espírito é o que cada cristão deve buscar. Se o desejo do Senhor é formar uma nova comunidade, não existe outra  maneira de se formar uma coletividade de santos a não ser por intermédio de Seu Espírito.
A Deus somente seja toda a Glória.

MdC

Nenhum comentário:

Postar um comentário