domingo, 23 de agosto de 2015

O Perigo da má influência

Resultado de imagem para imagem de má influencia
“Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.” (Pv 13. 20)
 Desde sempre, as pessoas que transitam em nossas vidas, pode e tem grande capacidade de influência sobre nosso modo de ser, de agir, sobre o que dizemos, o que fazemos e como fazemos. Existe um provérbio que diz: “Diga-me com quem andas e te direi quem tu és”.   O sábio Salomão deixou-nos um ensinamento estupendo que é: “Quem anda com sábio, sábio serás”.
Ainda que nos achemos maduros espiritualmente, conhecedores das verdades bíblicas, que temos domínio próprio e a nossa própria opinião, temos que ser cautelosos quanto à convivência com determinado tipo de pessoas, ainda que estes sejam crentes, pois podem como pseudo formadores de opinião, serem “insensatas” por exercerem má influencia ou influencias que nos afastem das verdades as quais cremos.
Jesus certa feita falando aos seus discípulos disse: (Mateus 7:15)  “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores”
Devemos estar sempre de sobreaviso com respeito aos falsos profetas: pessoas que nos querem convencer de que têm mensagens de Deus, para tirar vantagens da nossa credulidade.
O que o Senhor Jesus está a transmitir aos seus seguidores é uma solene advertência quanto àqueles que, até vêem trazendo o nome de cristão, se disfarçam colocando uma capa de humildade e mansidão para se parecer com os verdadeiros crentes, mas na realidade são ferozes destruidores, cujo intuito é tirar proveito dos incautos, dos instáveis e dos ingênuos que lhes dão ouvidos, afastando-os de Cristo e da Sua Palavra. Quanto a estes Jesus diz: “Acautelai...” Tende cuidado... Sejam criteriosos, cuidado com a influência deles.
Por que dessa advertência do Sr. Jesus Cristo? Porque sendo Ele Deus junto com o Pai ele tem conhecimento de tudo, todas as coisas estão debaixo do seu olhar, e Ele sabe que a tendência natural do ser humano é pender para a sua natureza carnal e pecadora. Por isso, todo cuidado é pouco. Devemos estar sim próximos destas pessoas com objetivos definidos de sermos agente influenciadores, mostrando com firmeza nossas convicções bíblicas e de forma positiva, para trazê-los a uma consciência de que não estão no caminho certo, mesmo que suas justificativas pareçam idôneas, bem intencionadas.
Por outro lado devemos nos distanciar [por completo ou em parte], de quem quer que seja, quando percebemos que estamos sendo influenciados ao invés de influenciar, mesmo que isso nos custe a perda de privilégios ou o que no jargão religioso é chamado de cargos.
“Quem anda com os sábios será sábio…” (Pv 13. 20). Devemos sempre procurar a companhia dos sábios, companhias que realmente valham a pena, que nos transmitam sabedoria e coisas boas. Essa influência positiva é imprescindível para estarmos fortalecidos espiritualmente e crescermos em todos os sentidos para o bem. Precisamos nutrir relacionamentos proveitosos com pessoas “sábias”, pois assim caminharemos na direção certa. O apóstolo Tiago nos alerta sobre o perigo do espírito faccioso. Espírito faccioso é que dão origem aos grupos partidários primando por satisfazer seus próprios interesses.  Ao tratar do assunto, Tiago aborda o problema e os nomeia como causadores de perturbação e de toda a obra perversa. Infelizmente há muitos crentes hoje que estão buscando apenas destaques e poder. Na verdade, o que eles querem é estar em evidência. O que se vê é a presença da inveja e facções. O que se vê é a instauração da estagnação, dos conflitos e as grandes dificuldades na vida do crente como individuo e também da igreja. Somente refletindo o caráter de Cristo e primando pelos valores do Reino, é que o crente, como membro do corpo, e a igreja como o corpo vencerá todas essas barreiras.
“… mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.” (Pv 13. 20). Se as nossas principais amizades, aquelas com que passamos mais tempo são as que temos com pessoas “insensatas” precisamos tomar muito cuidado, pois em breve tempo nos tornaremos como uma delas. Salomão nos dá um alerta importante, que deve ser ponderado para que caminhemos na direção correta. Pondere suas amizades! Você está influenciando mais ou sendo mais influenciado?
A Deus somente seja toda a glória.

MdC

Nenhum comentário:

Postar um comentário