domingo, 11 de outubro de 2015

A OSTENTAÇÃO DOS CRENTES

Diante do que temos assistido a todo tempo no contexto igrejeiro, como uma infindável ostentação dos crentes, há uma pergunta que não quer calar: O que tem de errado no evangelho? Afirmo com clareza e veemência que não existe nada de errado com o Evangelho; Claro! se estivermos falando do Evangelho bíblico. A mensagem que Jesus pregava e que Pedro, Paulo, João e os demais dedicaram suas vidas (e mortes) (Fp 1:20-21) são as mesmas.
Não existe absolutamente nada de errado com essa mensagem vinda do céu. Mas e quanto ao que vem sendo pregado e vivido nos dias de hoje? Ou que as vezes não pregado por alguns lideres, mas que, vivido por eles? Trata-se realmente do "Evangelho"? Será que os que pregam estão pregando e vivendo aquilo que Jesus chamava de Evangelho? (Mt 4:23; Mc 1:14-15, 16:15; Lc 3:16-18. Será que contêm a mensagem completa da salvação que Jesus pregava? Como é que estão respondendo à pergunta crucial que as pessoas fizeram no dia de Pentecostes, e que ainda hoje perguntam à Igreja, "Que faremos irmãos?" (Lc 3:10,12,14; At 2:37, 16:30.) .
Pessoas que dizendo se crentes, chegam aos ajuntamentos chamados cristãos, em vez de ostentando uma vida de servo, de salvo, de doulos, de semelhança a Jesus Cristo, chegam, em absolutamente nada, parecidos com Aquele que deu a vida na cruz do calvário, nem com aquilo que Ele pregava em suas mensagens por onde andou.
Chegam fazendo questão de ostentar a materialidade daquilo que conquistaram, às vezes de forma honesta, espiritual, permitida por Deus, mas que não lhe dão o direito de assim agir, outros, porém ostentando aquilo que adquiriram, muitas vezes, de forma espúria.
Contam e ostentam tudo aquilo que consideram vantagens: Correntes de ouro, roupas de griffe e marcas internacionais, histórias e fotos nas redes sociais de viagens internacionais, selfs feitas nos lugares mais exóticos do mundo, para mostraram e da forma mais escancarada do que são capazes, carrões do último tipo etc, etc.
Conheço casos de crentes que ao saber que seu colega de igreja adquiriu o carro mais caro lançado, se esforçaram até também poder ostentar algo igual ou superior.
Certa feita, quando o Vectra era o carro mais caro do mercado automotivo brasileiro, vi um pastor de minha igreja perguntando a um próspero empresário da igreja: Irmão! Qual é o automóvel mais caro do Brasil? Quero ter o carro mais caro do Brasil, disse o pastor!
Creio de todo o coração que Jesus se envergonharia da maioria das atitudes vividas hoje, principalmente por não refletir a mensagem que Ele próprio pregava e vivia (Mt 6:33 I Co 10:31-33; I Co 11:1). Será que não devemos avaliar o evangelho, que dizemos viver, pelo exemplo de Jesus, o maior dos evangelistas? (Ef 5:1; 1 Pe 2:21; 1 Jo 2:6.) Será que o que vivemos hoje é de fato Aquilo que Jesus pregava?
Infelizmente a vida de muitos crentes denuncia que o que vivem, suprimiu, e em muito, partes do evangelho de Jesus.
Por exemplo: O Sangue de Jesus
A palavra "sangue" tem assustado as pessoas e por essa razão muitos lideres evitam falar do sangue. Também é verdade que o sangue de Cristo mete medo no inimigo de nossas almas, por ser a única coisa que purifica uma alma enferma pelo pecado. (Mt 26:28; At 20:28; Rm 3:25, 5:9; Ef 1:7, 2:13; Cl 1:20; Hb 9:14,22, 10:19, 13:12; 1 Pe 1:2; 1 Jo 1:7; Ap 1:5, 5:9, 12:11, 19:13.) Como Paulo teria sido irresponsável, se como alguns da nossa geração de pregadores ao proclamar o evangelho, tivesse suprimido o poder magnífico e a beleza do sangue de Jesus?
A Cruz de Jesus
O Ap Paulo disse, "Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado" (1 Co 2:2). Hoje só se fala em "o que Jesus Cristo pode dar a você!" O Evangelho bíblico centrado em Cristo (Mt 10:38; Lc 14:27; 1 Co 1:17-18; Gl. 6:14; Ef 2:16; Cl 1:20; 1 Pe 2:24.) e o "evangelho" moderno, sem cruz e centrado na ostentação, são totalmente opostos um ao outro.
Se pregarmos a auto-negação como condição para servir a Cristo, acabaremos sendo rotulados como "antiquado", "duro", "legalista" e arrisco afirmar que teremos o privilégio de pregar sendo cerceado em alguns igrejas.
A.W. Tozer disse sobre a cruz:
"A cruz é a coisa mais revolucionária que já apareceu entre os homens. A cruz dos tempos romanos não fazia acordos ou concessões, mas vencia todas as suas disputas matando e silenciando seus oponentes. Ele estava bem vivo quando O penduraram na cruz, e completamente morto quando O retiraram. Assim era a cruz quando surgiu na história da Cristandade...
Consciente disto, Cristo disse: 'Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me.
O Inferno e a Culpa dos Pecadores
Já ouvi de  pessoas: "Estou cansado de pregações sobre inferno. Pergunte: Quando foi a última vez que você ouviu sobre o inferno?" O argumento é que não adianta assustar os pecadores. Isso era coisa para os judeus! Nossa geração precisa de um tom mais suave, mais amável. Fale com eles a respeito do céu, que Jesus veio para restituir o que o diabo tomou.
O Temor a Deus
 Ao invés da majestade Divina, hoje o Senhor é apresentado como uma espécie de Papai Noel. E a igreja por sua vez, como um Souvenir, onde você adquiri todo tipo de artigos finos que o seu coração deseja.
Uma coisa chamada de teologia moderna convenientemente tenta apagar toda a referência à severidade de Deus, ao passo que enfatizam apenas Sua longanimidade. Ignoram, assim, a visão bíblica e equilibrada de Paulo, "Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus" (Rm. 11:22).
CONCLUINDO : Deus deseja que nós, uma vez que estejamos sinceramente convencidos de que o pecado é errado, que a ostentação é algo incompatível com a vida Servil de um Cristão, nos voltemos para Ele, e nos comprometamos a não viver mais na prática do pecado, como a cobiça e avareza desnaturada. Que o bom Deus abençoe decisões e compromissos do crente verdadeiro, com a graça abundante, por meio da qual conseguimos cumprir os desejos do Espírito que habita em nós.
Mais uma vez, a Bíblia apresenta uma figura diferente do nosso Salvador, e é o que Ele almeja na vida dos que lhe são fieis.
A Deus somente seja toda a glória

MdC

Nenhum comentário:

Postar um comentário