quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Riquezas não preciso ter

II CRôNICAS 17:1-19


Riquezas não preciso ter,

Mas, sim, celeste bem;
Nem falsa paz ou vão prazer,
Porquanto o crente tem
Eterno gozo no Senhor,
Por desfrutar seu grande amor..

Com Cristo estou contente,
Ele me satisfaz;
Com este amor do Salvador
Agora estou contente

INTRODUÇÃO: As  palavras deste hino do cancioneiro evangélico brasileiro me levou à vida de Josafá. Me fez pensar na sua fidelidade, mesmo tendo que assistir ou contemplar as derrotas e mazelas cometidas pelo seu pai. O texto lido conta-nos que Josafá reinou por vinte e cinco anos em Jerusalém, era filho do seu antecessor o Rei Asa; Mas o reinado de Asa não foi um bom reinado como fora de seu filho Josafá . Seu reinado terminou em:                                       
DERROTA II Cr 16:7-10 -  Repreendido por Hanani
DOENÇA Cap 16:11-12Asa acometido de uma doença grave                                                                                                                 DESGRAÇA Cap 16:12b-14 - Não confiou em Deus e morreu
Mas Josafá determinou em seu coração ser diferente de seu pai, não se deixou atrair-se pelas paixões e riquezas efêmeras oferecidas pelo sistema secular. Essa diferença se vê em todo seu viver e que foi o que sem dúvida revelou suas qualidades:

I – SUA ATITUDEVerso 1 “... fortificou-se contra Israel:” – Empenhou em se fortalecer militarmente contra Israel, como não tinha havido paz nos últimos anos do reinado de Asa seu pai. Verso 3 “...não procurou a baalins.” Rejeitou os ídolos , retirou os altos e os postes ídolos de todo Judá. Ele procurou a Deus.

II – SEU ANDAR - Versos três e quatro “... andou nos primeiros caminhos de Davi, seu pai...” “Antes procurou ao Deus de seu pai, e ANDOU nos seus mandamentos...” Sabe irmãos! Este verbo andar aqui nesse contexto da vida de Josafá indica um propósito por parte dele de andar nos caminhos do Senhor. Ele andou não um ou dois dias, mas longos anos na presença do Senhor. A Bíblia a P.D fala também de um outro homem que perseverou em seguir o senhor seu Deus. Esse homem era Calebe. Veja: Josué 14:7-10
A palavra de Deus está repleta de instruções para que tenhamos um andar nos caminhos do Senhor:
Romanos 6:4 – “... assim também andemos nós em novidade de vida”.
Romanos 8:4 – “... não andemos segundo a carne, mas segundo o Espírito”.
Efésios 5:2 – “... e andai em amor, como também Cristo vos amou...”
Colossenses 4:5 “Portai-vos (andai) com sabedoria...”
I João 2:6 – “Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar como ele andou”.
III João 4 – “Não tenho maior alegria do que esta: a de ouvir que meus filhos andam na verdade”.
Efésios 5:8 – “... andai como filhos da luz”.
III – AS AÇÕES DE JOSAFÁ NO SEU PROPÓSITO DE ANDAR COM DEUS
1.   Fortificou as cidades – Versos 1 e 2 - Por que? Porque o reino do norte resistia a eles. Precisamos fortificar nossas vidas
Porque seu pai era um forte não significa que você é ou será um forte. Você precisa se fortificar em Deus e na sua palavra.
2.   Começou a ensinar – Versos 6 e 7 – Josafá  mandou príncipes e levitas, quatorze ao todo, junto com dois sacerdotes, para percorrer todas as cidades de Judá e ensinar ao povo o Livro da Lei do Senhor.
Se quisermos que as pessoas conheçam sobre Deus não nos resta alternativa que não ensiná-los.
3.   Ele edificou -  Versos 12 e 13 – Edificou muitas cidades... Um desafio para nós, é edificarmos!!  Estamos edificando?  Não falo de prédios, casas, construções! Falo de nossas vidas. Será que estamos edificando alguma coisa que dure para a eternidade?
O Apostolo Paulo fala de dois tipos de materiais usados para edificar: PERECIVEL e NÃO PERECIVEL - II cor 3:12-15. Que contribuição espiritual temos dado a obra do Senhor?
Verso 5 – “... o qual teve riquezas e glórias...” (O Senhor confirmou)
Verso 12 – “... engrandeceu-o em extremo, edificou fortalezas.”
Cap 18:1 “Tinha riquezas e glórias em abundância.”
Não que Josafá as procurasse, mas sim como resultado, como recompensa de sua fidelidade ao seu Deus. O Sr Jesus disse: “Aquele que se humilha será exaltado”.
4.Teve  autoridade – Verso 6-10  A vida que conhece a Jesus, a vida santa e pura tem uma influência tremenda. Josafá tinha autoridade.
VEJAMOS:
Verso 6 – “Tornou-se lhe ousado o coração”
Verso 10 – “Veio o Terror do Sr sobre todos os reinos das terras... de maneira que não fizeram guerra contra Josafá.” Os reis das terras ao redor ficaram aterrorizados , com medo do Senhor, e não lhe fizeram guerra. Ao contrário, alguns dos filisteus lhe trouxeram presentes e tributos, bem como os arábios.  
Que Deus nos dê Autoridade, como deu a Josafá. Não imposta ou Auto Proclamada, mais conquistada e reconhecida.
IV – JOSAFÁ SOFREU ATAQUES – Cap 20:1-2 (ler)
Josafá era um homem velho, andou nos caminhos do Senhor, mas não ficou livre dos ataques.
Irmãos! São os mais santos os mais puros que sofrem mais ataques do inimigo. Aqueles que se acham na inércia espiritual, o inimigo não tem porque se preocupar. LEMBRAM  de Jó? Que Miséria, que sofrimento, sua mulher lhe disse: “Jó: Amaldiçoa esse Deus e morre;”  Isto não é vida. Sabe o que aconteceu a Jó no final de sua vida? Recebeu tudo o que tinha em dobro.
O Apostolo Tiago disse que não devemos murmurar quando estamos passando por provações. Paulo disse: “Todas as coisas cooperam para o bem....” Inclusive aquelas coisas que não nos parecem boas ou agradáveis, como doenças, desemprego, falta de recursos etc.
Irmãos! Não devemos olhar para as circunstâncias, olhemos para Jesus Cristo. Não olhemos para trás. Olhe para frente. Olhe para Cristo e aguardemos a recompensa. ELA VIRÁ. No tempo de Deus ELA VIRÁ.
V – JOSAFÁ BUSCOU AO SENHOR – Cap 20:3 “Então Josafá teve medo, e se pôs a buscar ao Senhor;....”
VI – JOSAFÁ OBEDECEU AO SENHOR – Cap 20:15b,16,17 O Sr deu instruções a Josafá e ele obedeceu a P.D
Ele tinha fé na:
Pessoa,  
Presença e na
Promessa de seu Deus.
VII –JOSAFÁ LOUVOU AO SENHOR – Cap 20:22 (ler)  Antes de começar a peleja Josafá e seus comandados já estavam a cantar a vitória. Porque Ele sabia que “Em Cristo nós somos mais que vencedores”
Irmãos! Quando o Senhor nos der a vitória ou mesmo que Ele ainda não nos tenha dado, não vamos fazer como fizeram os leprosos que foram embora depois de serem abençoados e somente um voltou para agradecer.
CONCLUSÃO:  Josafá se destacou pela diferença entre ele e seu pai, sejamos pois como foi Josafá, louvemos a Deus pela vitória, ainda que ela não venha, e quando a recebermos, voltemos para o vale de benção para louvarmos e agradecermos a Deus. Verso 26
A Deus somente seja toda a glória
MdC

                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário