domingo, 3 de abril de 2016

Amemos uns aos outros

   

1ª João 4:7-12

7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
8 Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.
9 Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele.
10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.
11 Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros.
12 Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado.
O amor existe sob vários aspectos: Existe o amor de Deus, o amor a Deus, o amor ao próximo, o amor entre cônjuges, o amor ao inimigo etc. Mas o tema que nos interessa hoje é o amor fraternal, isto é: o amor entre irmãos, por ser uma característica ou uma marca do verdadeiro crente.
O Senhor Jesus disse  que o que sobressairia na comunidade dos seus seguidores  seria o amor que teriam entre si. “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros”. (Jo 13:35). Este é o mandamento principal e fundamental entre irmãos.
O contrário de amor não é necessariamente o ódio, mas o egoísmo que leva ao individualismo. O egoísmo se manifesta por um cuidado excessivo por mim mesmo e conseqüentemente um desinteresse pelos demais. Nós percebemos isto quando todos os afetos e esforços convergem para si mesmo. Por outro lado, amar é: dar-se, é entregar-se; e é o que nos leva a vida em comunidade.
Vejamos alguns aspectos do amor fraternal (fhileos) como marca de um verdadeiro crente:
I - O que ama está cumprindo a lei – Certa ocasião perguntaram a Jesus em (Mat 22:38-40): “Mestre, qual é o grande mandamento na lei? Ele respondeu resumindo todos os mandamentos em somente dois: AMAR A DEUS E AMAR AO PRÓXIMO. O fato é que os dez mandamentos se dividem da seguinte forma: os primeiro quatro se referem a deveres para com Deus e os seis restantes dizem respeito aos seus semelhantes. Em relação a Deus o mais importante é AMÁ-LO com todo o nosso Ser, e em relação ao nosso próximo o mandamento maior é também AMÁ-LO. Isto não quer dizer que os demais mandamentos não sejam importantes, mas se verdadeiramente amamos o nosso próximo, não furtaremos, não desonraremos, não mentiremos, não cobiçaremos, não mataremos, não cometermos adultérios, etc.
Paulo declara: “Porque toda lei se cumpre em um só preceito, a saber: “amaras
o teu próximo como a ti mesmo”. (Gl 5:14). Também diz em (Rom 13:8b) “... pois quem ama o próximo tem cumprido a lei”.
De acordo com o que lemos na palavra de Deus, aquele que ama a seu irmão, não vai lhe fazer mal, pelo contrário vai lhe fazer bem. Desse conceito surgiu a afirmação de santo Agostinho: “Ama teu irmão, e faze o que quiseres”.
II – Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor (vs 8) – É interessante observar que João não diz que Deus ama, mas sim que Deus é Amor, apesar de ser verdade que Deus ama. Tanto que Jesus é a perfeita encarnação do amor. Deus amou tanto que deu o que tinha de melhor no céu (seu filho único) pra salvar o que havia de pior na terra (nós os pecadores). Ninguém mais poderia dizer; “Ama assim como eu te amo”. O Senhor Jesus é a expressão concreta, prática e visível do amor. Seus discípulos puderam apreciar o amor em uma dimensão prática e não em definições teóricas.      
O Sr Jesus nos atinge e transforma nossas vidas com este mandamento.
É interessante que o propósito de Deus é que sejamos iguais a Jesus em tudo, e a característica principal que sobressai na vida e caráter de Jesus é o seu amor para conosco.
III – O verdadeiro crente ama como Deus amou e Deus permanece nele (Vs 11-12)
O amor ao nosso irmão é a prova de nossa permanência em Cristo.
Vejamos o que nos diz João nessa 1a epístola que estamos estudando:
2:9-11”Aquele porém, que odeia a seu irmão está nas trevas”.
3:10-11 “O que não ama seu irmão não é de Deus”;
3:14 “Aquele que não ama, permanece na morte”.
3:15 “Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino”.
4:7-8 “Todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”.
4:12 “Se nós amamos uns aos outros, Deus permanece em nós”.
4:20-21 “Se alguém disser: amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso”.
Resumindo: É impossível seguir a Cristo e não amar o nosso irmão.                                                                                             
IV - amor é a única motivação legítima para a prática da vida cristã – Outra coisa importante que não está no texto básico é que
Se tivermos todos os dons e a maior consagração e sacrifício e não tivermos amor, nada seremos e isso de nada nos servirá. (1ª Cor 13:1-3).  Ou seja: O verdadeiro e genuíno amor deve ser a nossa mais íntima motivação em cada coisa, em cada ação. Deus não nos mede por ações exteriores, nem pela operosidade dos dons, até porque, os dons nos são dados para benefício alheio. Ele não olha unicamente para a intensidade dos nossos esforços e sacrifícios. Ele olha para os nossos corações a fim de ver se o que nos move em nossas ações é o amor de Deus.
V - O amor é fruto do Espírito (Gl 5:22)  - Outra marca ou característica do verdadeiro
crente é que ele ama porque o amor é um fruto do Espírito Santo que passou habitar em nós.
Se o amor não fosse uma qualidade do fruto do Espírito em nós, seria um mandamento humanamente impossível, pois somos por natureza egoístas; amamo-nos a nós mesmo demasiadamente.
O impossível tornou-se possível – Cristo é a encarnação do amor. Ele trouxe o verdadeiro amor ao mundo. (Vs11) “ Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros.”
Aqui está um homem que habitou entre nós sem a herança adâmica pecaminosa, mas que pelo contrário, é o próprio Deus feito homem, e Deus é amor. O amor de Deus habitou em sua plenitude em um homem: Jesus.
VI - O amor deve desenvolver-se e abundar cada vez mais em nós         
Tudo que tem vida cresce, desenvolve-se-. O amor de Deus tem que crescer em nós. Na medida em que conhecemos a verdade de
Deus e à medida que conhecemos os nossos irmãos e suas necessidades, iremos crescendo em amor. Também iremos desenvolver maneiras práticas de amar. Fp 1:9. 1 Ts 3:12;4:9 -10).
ILUSTRAÇÃO: Consta-se que um pará-quedista após saltar do avião caiu sobre uma árvore onde ficou preso. Quando preso ainda, passava pela rua em baixo da arvore um homem levando uma bíblia em baixo do braço. O pára-quedista então grita:
- moço! Você pode me ajudar a sair daqui de cima? Ao que responde o moço da bíblia:
- O Senhor é pára-quedista né! Vejo pelo seu para quedas.
- Sim sou pára-quedista!
- Vejo também que saltou de um avião! Acabei de vê-lo passando e até ouvi o barulho do motor,
- Sim! Respondeu o pára-quedista, eu estava nele e fiz o salto e caí aqui!
- Ah, o senhor é da aeronáutica, diz o moço da bíblia. Vejo pelo uniforme que usa.
- Sim eu sou da aeronáutica, responde o pára-quedista.
- O senhor é um major não é verdade! Vejo pela patente em seu uniforme.
- Sim sou um major!
O pára-quedista já indignado então afirma:
- Vejo que o senhor é um crente!
- Como percebeu? Pergunta o moço, transeunte, foi pela bíblia que levo nas mãos?
- Não! Responde o pára-quedista. É porque faz meia hora que você está aí em baixo falando verdades, mas nada faz.
APLICAÇÃO: Existem muitos crentes como aquele transeunte que levava a bíblia debaixo do braço quando da queda do Pará-quedista. Passa o tempo dizendo verdades que não servem de nada, porque conhece a verdade, mas não pratica as verdades que conhecem.
APLICAÇÃO PRÁTICA: Como é que podemos aplicar esses ensinos às nossas vidas? Servindo uns aos outros. Vivendo aquilo que aprendemos de Deus e não somente repetindo verdades como o transeunte da ilustração. O estar juntos é a forma que Deus nos dá de praticar amor. Servindo uns aos outros.
MdC


Nenhum comentário:

Postar um comentário