domingo, 10 de abril de 2016

Como posso ter certeza que Deus habita em mim?



1 João 4:13-21

13.Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito.
14.E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.
15.Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.
16.Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.
17.Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele.
18.No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor. 
19.Nós amamos porque ele nos amou primeiro.
20.Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
21.Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão.
INTRODUÇÃO: A pior coisa que pode existir na vida humana, certamente é a insegurança e a incerteza. Já pensou quanta insegurança é para um trabalhador se dedicar, se esmerar em suas tarefas durante um mês e não ter a certeza, ou a segurança, que no final receberá seu salário? Quão difícil é pra uma pessoa que entra pra um relacionamento de casamento, mas inseguro ou incerto, da autenticidade do amor e fidelidade de seu parceiro.
Quando estamos inseguros, nos apegamos com facilidade a qualquer coisa, na esperança de que nossos medos ou duvidas sejam amenizados.
Os crentes para quem João escrevia estavam diante de uma ameaça e estrago causados pelos 
pensamentos gnósticos de que o corpo era totalmente separado do espírito.
Foi em meio a esse ambiente que João escreveu e com a finalidade de trazer segurança aos corações dos crentes.
Então ele explica como podemos ter certeza que Deus habita em nós.
1º) TEMOS RECEBIDO O ESPÍRITO SANTO (Vs 13 ler)  Para se ter certeza de que Deus habita em nós é fundamental entender o papel do Espírito Santo na vida do crente tais como:
Ø Regenerar (“não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo”,Tt3:5)
Ø Selar (“Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória”. Efésios 1:13,14) 
Estar no Espírito é estar em Cristo, é estar em Deus. É interessante notar que João não disse que Deus nos deu “O seu Espírito” mas sim que Ele
nos deu “Do seu Espírito”. Isto faz toda a diferença porque Deus está dando de si mesmo, sendo Ele mesmo o doador e os crentes os vasos para recebimento.
A certeza de estarmos em Deus não é algo meramente intelectual, é sim, uma experiência de graça e misericórdia.
Paulo afirma que o Espírito de Deus testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8:16).
2º) TEMOS O TESTEMUNHO DOS APÓSTOLOS (Vs 14 ler) O apóstolo João usa duas expressões no plural nesse versículo “vimos” e “testemunhamos” para indicar que não apenas ele, mas todos os apóstolos também tiveram a experiência que estava a afirmar. Naquele tempo era imprescindível o uso de duas ou mais testemunhas para se estabelecer um fato. Além disso João apresenta:
·      A Identidade – Filho de Deus VV 14,15 
·      A Origem – Ele estava com Deus (Jo 1:1) e foi enviado por Ele.
·      A missão – Veio como salvador do mundo vv14
Esse testemunho apostólico nos assegura a permanência em Deus. Um testemunho que não se origina em qualquer tipo de pessoas, mas em pessoas chamadas por Cristo para o seguir.
3º) TEMOS CONHECIDO PESSOALMENTE JESUS O FILHO DE DEUS (vv15 ler) A versão corrigida traz nesse versículo a expressão “qualquer que confessar” que é a mais apropriada, onde João apresenta o aspecto mais abrangente e diversificado da salvação. Qualquer um que confessa verdadeiramente que Jesus é o filho de Deus, Deus permanece nele.
Qualquer que confessar não é apenas verbalizar. A idéia aqui é “concordar com uma autoridade”. A confissão é entrega. Não apenas palavras, mas corações quebrantados e humilhados na presença de um Deus supremo.
4º) TEMOS CONFIANÇA NO AMOR DE DEUS (vv16-19 ler). Cremos não só que Deus é amor 
(vv16b) mas no seu amor por nós (vv16a). Isso envolve não apenas uma emoção ou um sentimento, mas a própria salvação.
Esse amor é revelado e provado através da pessoa e  obra de Jesus (Rm 5:8).
O mesmo Espírito mencionado no VV 13 é quem derrama o amor de Deus em nossos corações (Rm 5:5). Por essa razão o apostolo Paulo afirma que a esperança não nos confunde e sim nos conforta.
Essa confiança descrita por João no VV 17 nos afasta do medo na vida presente e nos dá uma vida exultante no futuro. Confiar no amor de Deus é prova de que Deus habita em nós e que nada, absolutamente nada poderá nos atemorizar conf Paulo diz em (Rm 8:38-39).
5º) AMAMOS NOSSOS IRMÃOS (vv20-21) De novo temos o apostolo fazendo menção ao fato de que o amor ao próximo é evidencia de que Deus habita em nós. O amor ao próximo é a virtude mais mencionada pelo apostolo como evidencia que somos de Cristo e que Deus habita em nós (Ler VV 20-21)
CONCLUSÃO: O que João enfatiza em toda sua carta é algo de tamanha importância que precisa ser considerada como a mais absoluta prioridade por cada um de nós, crentes no Sr. Jesus por essa geração.
O Fato de não vermos Deus não justifica a nossa imaturidade. Apesar de não o vermos, precisamos
Acreditar Nele, buscá-lo a cada dia, senti-lo a cada instante e obedecê-lo sempre.
A nossa certeza de estarmos Nele, não virá de uma contemplação visual, mas por uma experiência real com seu filho Jesus Cristo.
MdC


Um comentário:

  1. hoje, Deus não habita Templos, igreja,santuários Etc.. Ele habita em nossos corações. Não temos a precisão de se reunir em Templos, igrejas, e santuários terrestre para adorar a Deus. nem é necessário uma igreja para fazer nossas orações. o messias não se agrada daqueles que fazem orações publicamente.

    “E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem. Mateus 6: 5-8

    http://www.analizandoaescritura.epizy.com/o-altissimo-nao-habita-em-templos-igreja-feitos-pelas-maos-dos-homens/

    ResponderExcluir