domingo, 23 de outubro de 2016

Obra de Deus ou obra de nossas mãos?


Ao contemplarmos nossa existência, nossa vida, o que podemos ver? Vemos tudo como obra de nossas mãos, fruto de nosso esforço e trabalho, ou tudo como proveniente do Deus de toda misericórdia e graça?
Cada dia Deus trabalha em cada um de nós e por nós, através de suas bênçãos derramadas, permitindo provações, e como pedras brutas somos lapidados, a cada instante, por seu infinito amor. Sem Deus, a obra de nossas mãos se tornará uma pilha de ruínas. Mas quando nos unimos a Deus na obra de Suas mãos, Ele multiplica o nosso esforço e fornece alimento espiritual para muitos. “…sem mim nada podeis fazer”. —Jesus (João 15:5)
O bom combate do dia a dia, neste mundo,  na inteira dependência de Deus nos aproxima cada vez mais do Senhor Jesus Cristo, nosso único e suficiente salvador.
Como seres limitados que somos, ainda que salvos, carecemos da certeza e consciência de que não temos e nem merecemos nenhum mérito, pois tudo é tão somente produto da graça divina. (Efésios 2:1,8e9) “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie”.
Quando, através do nosso viver, de nossa conduta diária, de nossas ações e palavras declaramos que cremos em Deus, que temos n’Ele a nossa fé, sabendo que nem mesmo nossa fé é produto de nossas obras, mas sim um maravilhoso dom concedido por nosso pai celeste, como Paulo fala "da fé que Deus repartiu a cada um" (Rm 12:3), estamos combatendo o bom combate e assim como sal da terra e luz do mundo (Mat 5:13,14) mostrando quem de fato é por nós. 3 "Que diremos pois a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rm 8:31)
É com fé, que conseguimos vencer o mundo, vencer as tentações e as obras do maligno.
Somente com esta fé que temos a certeza da existência de Deus, de que foi Ele quem fez, faz e fará por nós. A fé no Deus da Bíblia é exemplo de uma fé especialmente valiosa. Ela não é um amontoado de opiniões aceitas sem demonstração. Consiste em confiança e resulta em manifestações palpaveis. A Bíblia explica isto da seguinte forma. "Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor. É pela fé que entendemos que o Universo foi criado pela palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê”.   Nada é obra de nossas mãos.
Jesus que como homem neste mundo viveu, não pecou e por nós se entregou, Sim! Ele é quem luta por nós.  
Somente por meio da fé, dom de Deus, é que temos a certeza do porvir, de que Cristo virá nos buscar, para com ele, na glória morar.
Esta fé é que deve nos instigar a cumprir o IDE de Jesus (Mt 28:18-20), afim de que outros se salvem da perdição eterna, através da ação do Espírito Santo.
E é assim, através da fé em Cristo, da nossa vida, que as boas novas se propagam, a igreja,  o corpo de Cristo,  cresce e se torna produtiva, mostrando que somente Jesus Cristo, o filho de Deus, é o caminho, a verdade e a vida.(Jo 14:6)
Que possamos prosseguir, combatendo o bom combate, guardando a fé, e permita Deus que completemos a nossa carreira nesta vida passageira e cheguemos a nossa morada eterna, junto ao nosso Deus.
A Deus somente seja toda a glória.

MdC

Nenhum comentário:

Postar um comentário