quinta-feira, 28 de maio de 2020

Bençãos que Deus promete a velhice


Fazendo um idoso feliz - Posts | Facebook


Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes” (Sl 92.14).
Há um ditado que diz: “Os que não morrerem novo, da velhice não passarão”.  Deixando a parte o tom jocoso que se esconde por trás desse ditado, não podemos deixar de considerar que o mesmo também trás uma grande e inquestionável verdade que é: Se Deus não nos chamar por meio da morte quando ainda jovens, certamente todos envelheceremos.
Envelhecer, ficar velho, tornar-se idoso, entrar na terceira idade nunca deve constituir um dissabor ou uma desgraça para os verdadeiros cristãos, pois Deus tem promessas guardadas para todos aqueles que terão esse privilégio “envelhecer”.
A velhice é um tempo especial da parte de Deus para que colhamos com alegria os frutos das sementes plantadas na juventude.
Veja alguns exemplos na Palavra de Deus:
Gn 21.1-7 - O fruto da velhice de Sara e Abraão
1º Cr 29.27,28 - O fruto da velhice do rei Davi
Sl 92.12-15 - O fruto da velhice dos justos
Is 46.4 - A velhice abençoada por Deus
Lc 2.25-30 - Na velhice, Simeão vê o cumprimento da promessa
Lc 2.36-38 - Na velhice, Ana adora a Deus pela promessa
O que é a velhice?
Fase de maturidade e transformações psicológicas e físicas que acompanham o processo da vida humana. Infelizmente, muitos idosos não gostam dessa expressão “velhice” porque eles mesmos vêem esse tempo como uma época somente de desalento, inatividade e frustração. Sentem-se inadequadas e inferiorizadas socialmente, muito por causa do preconceito existente em nossa sociedade até o dia de hoje.
A Bíblia, ao contrário do mundo, ensina que os justos na “velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes” (Sl 92.14).
Bênçãos de Deus para a Velhice
Benção da Maturidade - A primeira grande bênção da velhice é a maturidade, principalmente quando se floresce na Casa do Senhor (Sl 92.13,14). Temos aqui uma figura de linguagem que dá a dimensão exata do que isso representa:  
O cedro. O cedro fala de firmeza e robustez. Os que envelhecem seguindo os princípios ditados por Deus são como o cedro; têm raízes profundas, que suportam os ventos da tempestade, são longevos, robustos e de presença acolhedora. É verdade que, como exceção à regra, alguns idosos não amadurecem, por não saberem aplicar os princípios de vida tão claros nas Escrituras. Os princípios de vida ensinados na Bíblia levam à maturidade, à prudência e a sabedoria. Como diz a Bíblia, a maturidade com o seu modo de ser e de agir não cabe na infância, mas na vida daqueles que já são experimentados (1ª Co 13.11; Hb 5.13,14).
Benção da Colheita - A velhice é, também, um tempo de colheita. Esse fato decorre daquilo que semeou no passado, implica que a semente plantada cumpra, pelo menos, três fases distintas: brotar, crescer e frutificar. A terceira idade é a época em que os frutos são colhidos como resultado daquilo que se plantou na infância, na juventude e nos primeiros ciclos da vida adulta (Ec 12.1).
Benção de compartilhar – A benção da terceira idade ou velhice não se restringe em só colher, mas também em compartilhar. Somente quem experimenta a velhice tem e pode compartilhar. Não é bom guardar em nossos celeiros, aquilo que Deus amorosamente nos concedeu durante toda a nossa vida. A menção aos frutos, no Pentateuco, sempre traz implícita essa idéia (Dt 26.1-11 cf. 16.11). O que Deus pôs em nossas mãos, como fruto da nossa colheita, é para também abençoar àqueles que nos cercam e, sobretudo, contribuir com a expansão do seu Reino na Terra.
A velhice é um período de maturidade, colheita e compartilhamento, mas também de renovo espiritual.
Tempo de renovar a comunhão com Deus - Na terceira idade ou velhice é, ainda, um tempo de renovar a comunhão íntima com Deus. O texto de Isaías 40:29-31 fala que até os jovens se cansam. Significa dizer que não somente os idosos se cansam. Os jovens se cansam por viver uma época de bastante ativismo, nem sempre com bons resultados. Mas os que esperam firmemente no Senhor há uma promessa de renovação espiritual e de alçar vôos como os da águia, mesmo na velhice, sem cansaço, nem fadiga (v.31). A Bíblia deixa claro que devemos em todos os momentos aprofundar esse relacionamento, com a provisão do Espírito Santo, fundamentados na fé em Cristo e na Palavra de Deus. A velhice enseja essa oportunidade, pois nessa faixa etária as pessoas geralmente dispõem de mais tempo diário para a oração e à leitura da Bíblia. Vale lembrar, inclusive, que a nossa boa saúde espiritual contribui diretamente para a saúde física.
Tempo de renovar o senso do bom serviço cristão - Outra área que traz renovação espiritual no tempo da velhice é a do serviço cristão.  Na igreja de Jesus há inúmeras áreas apropriadas para as pessoas da terceira idade servirem. É evidente que não correrão como as pessoas mais jovens, não terão o mesmo ativismo, mas terão o conhecimento e experiência necessárias para realizarem certas atividades que requerem à maturidade que só os idosos possuem. A igreja de Deus necessita da energia dos jovens, mas não pode jamais abrir mão da experiência dos idosos. Lembremo-nos de que devemos cumprir todo o propósito dado por Deus à nossa existência até que ele nos chame ao lar celestial (Ec 9.10; Is 46.4; At 20.24).
Tempo de cuidar da herança
Herança do exemplo - A velhice queiramos ou não, traz também a perspectiva sobre que tipo de herança será deixada para as próximas gerações. Acima de qualquer bem material, uma das maiores heranças será o exemplo de fé, serviço e testemunho legados aos que nos sucederem (Sl 71.5-9; Pv 13.22). Até hoje muitos personagens da história cristã são referências e modelo de vida temente a Deus, honesta, altruísta, patriótica, por serem compromissados com Deus e sua Palavra.
Herança da fé - A herança da fé é também outra grande responsabilidade dos que envelhecem. Que tipo de contribuição estaremos deixando nessa área vital de nossas relações com Deus? Que perspectivas nossos filhos e netos terão da fé ao olharem a nossa história? Como eles nos verão? Como quem sempre soube confiar em Deus e viver inteiramente para Ele, ou como incrédulos, sem nenhum legado espiritual, cristão e humano? A fé é o maior patrimônio que, os que envelhecem, pode passar às gerações vindouras.  Paulo, ao final da carreira, fez menção dela como algo zelosamente guardado no coração. Era a sua preciosa herança para os que viriam depois (2ª Tm 4.7)..
CONCLUSÃO
Abraão e Sara cumpriram o propósito de Deus na sua velhice (Gn 22.1,2),
Moisés começou a liderar o povo de Israel com a idade de 80 anos (Dt 29.5; At 7.23,30,36) e
Davi, o grande rei de Israel, morreu em boa velhice, “tendo desfrutado vida longa, riqueza e glória” (1º Cr 29.27,28 - NVI).
Igualmente, quero me dirigir a você que envelheceu ou está envelhecendo e dizer que, você e eu, se nos submetermos e permanecermos nos princípios da Palavra de Deus podemos desfrutar de uma velhice feliz e igualmente viver em segurança em um mundo inseguro.
Portanto não se atemorize por ser, idoso, terceira idade, melhor idade ou velho. Não importa qual o adjetivo usado para descrevê-lo. Envelhecer é uma Benção!!
MdC

Nenhum comentário:

Postar um comentário