quarta-feira, 22 de julho de 2020

APRENDENDO A LIDAR COM AS FRUSTRAÇÕES


Frustração - Você sabe como lidar com ela? | Casule Saúde e Bem-estar

JONAS CAP 4


INTRODUÇÃO:
Quem nunca teve uma frustração? Uma decepção, um desapontamento:.
EXEMPLO: Um jovem irmão em Cristo, sentia-se chamado por Deus para pregar o evangelho aos povos mulçumanos e num certo encontro das igrejas as quais ele pertencia, ele resolveu compartilhar com a igreja o desejo do seu coração e o ardente chamado que tinha de Deus para anunciar aos mulçumanos a salvação em Jesus Cristo. Enquanto ele comunicava seu chamado, um experimentado pastor aou ouvir o testemunho do jovem, levantou-se e indignado com aquela nóticia, repreendeu o jovem dizendo: Esse povo é inimigo de Deus e não merece ser salvo. Você vai perder o seu tempo pregando pra essa gente? Aquele pastor estava frustrado com a idéia de que um jovem crente abandonaria tudo e dedicaria sua vida exclusivamente para pregar a salvação em Jesus Cristo a um povo que Ele julgava não ser merecedor da Salvação.
JONAS, o Profeta e Servo de Deus também teve suas frustrações e não como o velho pastor que estava frustrado com outro crente e com suas ideias, Jonas testava frustrado com o próprio Deus.

O que aprendemos com Jonas?
1º É NORMAL CRENTES TEREM FRUSTRAÇÕES
Todos estamos sujeitos a dias difíceis, frustrações e decepções.
Um velho e experimentado Presbítero frustrado com a idéia de que Deus poderia, pode e quer salvar a qualquer um, INCLUSIVE, um povo considerado inimigo de Deus (Mulçumanos).
Muitas vezes ficamos desapontados, frustrados porque o fim da história não é como gostaríamos que fosse. (PANDEMIA). JONAS VIVEU UMA REALIDADE COMO ESSA. Jonas está triste, frustrado porque sabia que Deus não iria destruir aquele povo que durante anos afrontou o povo de Deus. Jonas, não queria ver aquele povo salvo, não queria ver aquela gente no céu. Ele estava contrariado com Deus.
IRMÃOS! É tão normal sofrer frustrações e desapontamentos, que mesmo assim, Deus não desiste de nós. Deus não desistiu de Jonas. E Jonas não era exclusividade na bíblia quanto a frustrações. VEJA:
• Elias - Quando as coisas vão bem para nós, é natural ficarmos confiantes quanto ao futuro. Talvez pensemos que tudo vai continuar melhorando e que até os nossos piores problemas finalmente ficarão para trás. E não seria de admirar se Elias pensasse assim.
Ele era um homem “com sentimentos iguais aos nossos”. (Tg 5:17) “Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós…” Os problemas de Elias estavam longe de acabar. Em poucas horas ele ficaria com tanto medo, tão desanimado, tão frustrado que desejaria morrer.
Por quê? Diz a P.D em (1º Reis 19:1) “Acabe contou então a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e tudo sobre como tinha matado todos os profetas à espada.”
Percebam a reação da esposa de Acabe (1º Reis 19:2) “Jezabel ficou tão furiosa que enviou a seguinte mensagem a Elias: “Assim façam os deuses e assim lhe acrescentem mais, se nesta hora, amanhã, eu não fizer a tua alma igual à alma de cada um deles!”
Jeremias - Quando Deus lhe chamou, ELE lhe disse: “Antes que Eu te formasse no ventre, Eu te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei, e às nações te dei por profeta... E estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca. Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares." (Jr 1:5, 9-10)
Quando a gente acompanha a "carreira" de Jeremias, a gente percebe que, como profeta, sua vida, foi aparentemente pouco frutífera.
As pessoas o ignoraram completamente durante vinte e três anos de pregação. Isso deixa qualquer um frustrado.
A frustração de Jeremias chegou a tal ponto que ele se queixou a Deus, dizendo: OUÇA O QUE ELE DISSE: (Jeremias 20:7-9) ''Iludiste-me, ó SENHOR, e iludido fiquei; mais forte foste do que eu e prevaleceste; sirvo de escárnio todo o dia; cada um deles zomba de mim. Porque, desde que falo, grito e clamo: Violência e destruição! Porque se tomou a palavra do SENHOR um opróbrio para mim e um ludíbrio todo o dia.
"Então, disse eu: Não me lembrarei dele e não falarei mais no seu nome; mas isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou fatigado de sofrer e não posso."

Portanto meus irmãos! não se sintam derrotados quando as frustrações lhes sobrevierem.
Somos salvos, Somos servos, Mas continuamos sendo humanos.
2º DEUS NÃO VÊ AS CIRCUNSTÂNCIAS COMO AS VEMOS
Os Ninivitas eram idolatras, opressores do povo de Deus, afrontavam o povo do Senhor, violentavam as mulheres, mantiveram os judeus por décadas sob o jugo dos assírios. Jonas queria ver aquele povo no inferno!
E não acuse Jonas, porque muito provavelmente seriamos igual a ele. Talvez como o velho Presbítero indignado com os mulçumanos.
Da perspectiva de Jonas, os ninivitas mereciam o inferno, mas veja o que DEUS fala para Jonas:
• Prega para esse povo para que se convertam e não os destruirei.
IRMÃOS! Percebam o quanto Deus olha as circunstancias de perspectivas diferentes das quais olhamos.
• Muitas vezes pregamos o evangelho para alguém, mas torcendo por sua desgraça. O Profeta Jonas agiu assim. Ele dizia no seu coração: Deus! Eu vou pregar, MAS... eu quero mesmo é que esse povo pereça.
• Deus, olhando pro povo de Nínive dizendo: Eu vou destruir vocês, MAS... Se vocês se arrependerem eu os perdôo.
3º DEUS NÃO NOS ABANDONA MESMO COM NOSSA INDGNAÇÃO E ISOLAMENTO.
 O que aconteceu com Jonas depois de sua pregação e aquela multidão de convertidos?
 Ele ficou indignado e se isolou. (Cap 4:5)
 O que Deus fez? Abandonou Jonas? (cap 4:6) Foi ter com Jonas!
 O que o Profeta Elias fez depois de fazer descer fogo do céu e consumir o holocausto e os profetas de baal?
 Ficou indignado: (Se isolou) (só eu fiquei Senhor!)
 Que mais Elias fez? Foi se esconder numa caverna.
 O que Deus fez? Abandonou Elias? (1 Reis 19:11-13 e 18).Foi ter com Elias!
Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto;
E depois do terremoto um fogo; porém também o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.
E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?
Verso 18
Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou.

SABE IRMÃOS! Apesar de nossas frustrações, apesar de nosso isolamento, apesar de nosso desapontamento Deus não nos abandona.
Olha o que Deus disse: “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei”. (Hb 13:5)
4º A PALAVRA DO CRENTE NUNCA DEVE SER PALAVRA DE DESTRUIÇÃO E SIM DE SALVAÇÃO
O Pensamento de Jonas era que ao pregar para aquela cidade suas palavras seriam como que uma metralhadora. Todos pereceriam, MAS... Deus mostrou ao profeta que:
 Antes de qq coisa, uma profecia objetiva, levar o povo ao arrependimento.
 Qd Jesus ia passando por Samaria, os samaritanos não queriam recebê-lo. Eles não se davam com os Judeus.
 O que os irmãos Tiago e João disseram a Jesus?(Lc 9:52-54) “E enviou mensageiros à sua frente. Indo estes, entraram num povoado samaritano para lhe fazer os preparativos; mas o povo dali não o recebeu porque se notava que ele se dirigia para Jerusalém. Ao verem isso, os discípulos Tiago e João perguntaram: "Senhor, queres que façamos cair fogo do céu para destruí-los?"
 O que Jesus fez? (Lc 9:55-56) “Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia”
QUERIDOS! Jesus nos ensina que nós, Homens e mulheres de Deus, temos que ter em nossa boca, em nosso andar, em nosso viver PALAVRAS DE SALVAÇÃO e nunca PALAVRAS DE DESTRUIÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário