quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Pregador e Pregação

Resultado de imagem para imagem de pregador   É impossível pensar em Pregadores e Pregações sem contudo pensar na Homilética. Para desenvolvermos nossos pensamentos em torno do tema proposto comecemos estudando um pouco sobre a Homilética.
A homilética é a ciência e a arte que regem o preparo e a apresentação da mensagem da palavra de Deus. A palavra deriva-se do grego “homilos” ou “homily” que significa discurso.
Ciência – É o conhecimento classificado
Arte – Aplicação e emprego do conhecimento.
A homilética tem uma estreita relação e semelhança à agricultura.
A agricultura é o cultivo da terra posto em prática.
A homilética é a pregação da palavra de Deus posto em prática.
A homilética tem fortes implicações em quatro coisas que considero fundamentais:
1.   As qualidades de um pregador
A)  Espirituais,
B)   Físicas,
C)   Mentais.
2.   A necessidade urgente de se pregar
3.   A importância do devido preparo para se pregar
4.   O melhor meio de assegurar a sua efetiva apresentação a um publico e sua recepção pelo mesmo. 
O VALOR DA HOMILETICA
Considerando que pregar é o meio ordenado por Deus, para disseminar o evangelho entre os incrédulos, e ensinar a palavra de Deus aos crentes, qualquer tentativa de aumentar a eficiência, tanto de pregar como de ensinar, deveria ser seriamente considerada por cada crente (Rom 10:13-17).
A homilética tem o seu valor centrado na necessidade urgente que se pregue e também na necessidade de um aperfeiçoamento na qualidade da pregação e dos ensinos hoje em dia. Muitos sermões não tem alcançado o seu real objetivo, por causa da falta de ordem no seu preparo. Muitas vezes coisas boas tem sido ditas, mas de maneira desajustada, desarticulada e portanto confusas.
Existem três palavras que deveriam ser lembradas e claramente entendidas quando pensamos ou estudamos o tema “homilética”:
1º DOM – Habilidades espirituais que são dadas por Deus
2º DISCERNIMENTO – Este provém do estudo acurado e consciente da palavra de Deus, feito num espírito de oração.
3º HABILIDADE – Desenvolvida à medida que o Dom é exercitado de modo constante (não aleatoriamente), dentro de um ambiente espiritual.
Em suma: O Dom vem de Deus, o Conhecimento vem do estudo, e a Habilidade é desenvolvida à medida que exercitamos os nossos Dons.
A continuar...
MdC

Nenhum comentário:

Postar um comentário