quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Pregador e Pregação Parte II

Resultado de imagem para imagem de pregador    Dando continuidade ao assunto "Pregador e Pregações" trataremos nessa segunda parte de nosso estudo o tema:QUALIFICAÇÕES DE UM PREGADOR
Não se pode divorciar o pregador daquilo que ele prega. O homem é sua mensagem. O pregador deve ser aquilo que ele prega.
Um antigo dito popular de Émerson diz: "O que a gente é, fala tão alto que o mundo não pode escutar o que a gente diz".
Quero considerar aqui pelo menos sete qualificações que são essenciais para o bom pregador e ensinador da palavra de Deus.
1º ELE DEVE SER REGENERADO - Muitos não conhecem o real significado do novo nascimento e não sabem o que é salvação pela graça de Deus, mediante um aceitar pessoal de Cristo como salvador e senhor. "De que te serves repetires os meus preceitos...uma vez que aborreces a disciplina e rejeitas as minhas palavras". Salmos 50:16
2º DEVE AMAR O SENHOR JESUS - O pregador não deve ser apenas motivado pelo dever e obrigação que o novo nascimento impõe a cada um, mas deve também ser movido pelo amor de Cristo (I Cor 9:16-22). Somente à medida que o amor pessoal para com Cristo se torna a razão do nosso serviço, é que a pregação terá algum valor. O senhor Jesus é o nosso exemplo. Foi o seu amor pelo Pai que o trouxe ao mundo, numa obediência voluntária à sua vontade (João 14:31).
3º DEVE SENTIR AMOR PELAS ALMAS - "Uma coisa é gostar de pregar e outra coisa bem diferente e gostar daqueles a quem se prega". É agradável a sensação de mover um auditório pela eloquência, mas é ao mesmo tempo perigoso não sentir amor pelas almas. 
A pregação coloca a pessoa numa posição de destaque. A publicidade e o aplauso dos homens, tem causado a ruína de muitos pregadores (I Tim 3:6).
No N.T existe "n" vezes a expressão "Teve compaixão". O coração do Senhor Jesus era cheio de amor pelos pobres e miseráveis pecadores (Mat 20:34).
4º DEVE SER ESTUDANTE DA BÍBLIA -  A Bíblia é a autoridade máxima do pregador, e deve ser o assunto de toda a sua pregação.
Um professor precisa conhecer toda a matéria antes de ensina-la. Assim é o pregador; precisa conhecer aquilo que se prega (II Sam 24:24) "Não oferecerei eu ao Senhor, sacrifícios que não me custem nada..."
5º DEVE SER HOMEM DE ORAÇÃO - "Aquele que deseja falar muito de Deus aos homens, deve falar muito dos homens a Deus".
Um ministério sem oração, não tem poder nem proveito. Deus tem colocado a disposição do crente um poder que pode "mover" a mão que move o mundo.
Ainda é verdade que: "Os que esperam no Senhor, renovar-se-ão" (Is 40:30-31).
Não se pode esperar resultados na pregação de quem é negligente para com a oração. Conheço crentes que para pregar a palavra, passam 10 a 12 horas enclausurados em seus escritórios, estudando a palavra de Deus e orando ao Senhor pedindo direção.
6º DEVE SER PURO NO SEU VIVER - No serviço cristão, a pureza é uma qualidade indispensável.
O pregador, mas do que nunca, deve ter uma vida irrepreensivel. "Convém que tenha bom testemunho dos que estão fora" (I Tim 3:7)
- Boas referencias no lar,
- Boas referencias no comercio,
- Boas referencias na sociedade,
- Boas referencias na Igreja etc, etc...
Deve não somente pregar, mas ser "ornamento" ou "enfeite" ou "adorno" da doutrina (Tito 2:10).
Este enfeite consiste de:
- Vida honesta,
- Sinceridade no falar,
- Vida moral,
- Pureza no pensar etc, etc...
7º DEVE SER CAPAZ 
a) Espiritualmente capaz - Todo crente é uma testemunha de Cristo, mas nem todo crente, tem o dom de pregar publicamente (João 15:16). Não basta apenas saber pregar; É necessário que seja desenvolvido (II Tim 1:6). Isto acontece por meio da aplicação fiel à tarefa de pregar e ou ensinar.
b) Fisicamente capaz - O ideal para o pregador é ter uma alma sadia num corpo sadio (III João 2). O corpo do crente é morada do Espírito Santo, e Deus não deseja que o seu Espírito Santo habite num corpo mal tratado, viciado, cansado etc, etc. O que Deus deseja para cada cristão é o que Paulo ensina em  (Rm 12:1-2).
c) Mentalmente capaz - O pregador precisa de uma mente saudável e lucidez para tomar decisões sensatas quanto ao que ouve e ao que lê (II Tim 1:7).
d) Educacionalmente capaz - Quando ainda novos na fé, não é vergonhoso sermos deseducados ou deselegantes, mas permanecermos assim de propósito é teimosia e isso não é aceitável. Deus diz em sua palavra em (Jer 48:10) "Maldito todo aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente".
MdC
A continuar...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário