sexta-feira, 6 de março de 2015

Pregador e pregações Parte V

Resultado de imagem para imagem do pregador...Continuando
Ainda tratando do tema Pregador e Pregações, abordaremos no subtópico a seguir a "necessidade de se pregar" as seguintes considerações:
V - A PREGAÇÃO É UMA DÍVIDA A SER PAGA POR CADA PREGADOR - 
Paulo falou de si mesmo como sendo ”um devedor” (Rom 1:14-15). A honestidade exige que a pessoa pague suas dívidas, e a pregação é justamente isto. Como hão de ouvir, se não há quem pregue? Como ouvirão os que estão “mortos em suas ofensas e pecados” se nós os que estamos vivos não pregamos a eles? Um velho pregador do evangelho, W.Perkins, escreveu em sua Bíblia: ”Tu és ministro da palavra - Trate de seus negócios!”.
As causas da tragédia de pregadores desobedientes - Se falharmos no cumprimento do dever que Deus nos deu tudo mais que adquirirmos não nos compensará. 
Vejamos algumas das causas do fracasso:
O Temor do Homem - Isto ”arma laços”(Prov 29; 25). Muitos tem sido atrapalhados no seu serviço pelo receio de serem conside­rado "esquisitos” ou “incompetentes” etc, pelos falsos “espi­rituais”. Cada crente deve estar pronto a ser rejeitado por aqueles que crucificaram o Senhor Jesus (João 15:18-21). 
Muitos prega­dores em busca de popularidade e reconhecimento humano já perde­ram a aprovação de seu Senhor e Mestre.
Ha dois perigos que devemos evitar:
1º agradarmos ao povo - por dizer somente aquelas coisas que irão agradar o auditório (Gal 1:10e2:11-14)
2º agradarmos a nós mesmos - Aquele que assim faz não agrada nem a si mesmo, nem a Deus. Sansão foi um homem desse tipo, e que bela oportunidade ele perdeu (Jz 14:3). Cada pregador deveria possuir a suprema ambição de Agradar a Deus e ser como Enoque que “Alcançou testemunho de que agradara a Deus (Heb 11:5)
Preguiça - Para que a pregação seja aceitável, é necessário que haja ESTUDO e isto demanda TRABALHO. Para muitos esta palavra TRABALHO não é atraente. Ao medirem o sacrifício se negam a assumir a responsabilidade ou caem na mediocridade, tornando-se inúteis ao levar livros, revistas, apostilas ou em tempos de modernidade usam o famoso "Crtri C Crtri V" do computador e sem nenhum preparo lêem tudo na frente de seu auditório. Que Negação!!!
Ambição egoísta - Esta é a causa de muitos fracassos. Muitos estão ocupados com o seu progresso financeiro, com o progresso de seus empreendimentos, com o seu progresso social etc. Tais pessoas podem alcançar o pico mais alto da prosperidade material, mas são na realidade “Prósperos fracassados” Certa vez William Care foi interrogado quanto a seu serviço e respondeu: "Meu serviço è ganhar almas para Cristo.
> A Desculpa - °Eu não tenho Dom para pregar”  Muitos usam isto como uma desculpa para evitarem a responsabilidade, mas serão indesculpáveis por diversos motivos:
Nunca verificaram (experimentaram) se possuem o Dom
Não reconhecem que o Dom só pode ser desenvolvido pelo estudo e exercício.
Não estão completamente dominados pelo assunto. Muitos que asseveram não possuir habilidades para pregar são bastante eloquente quando o assunto é automóveis, futebol, pescarias, política, vidas alheias etc”. É o que está dito na palavra de Deus: “Do que há em abundância no coração, disso fala a boca”(Mt 12:34)
a continuar...
MdC

Nenhum comentário:

Postar um comentário