terça-feira, 17 de março de 2015

Pregador e Pregações Parte VI

              
OBJETIVO GERAL DE UM SERMÃO

Continuando o assunto “Pregador e Pregações” abordaremos nessa parte quais são os objetivos do sermão daquele que prega. Vejamos:
1º Objetivo Geral - Por objetivo geral denominamos o propósito geral do sermão, a categoria em que ele se encaixa em termos de fim último. O que se pretende com o sermão? Ocupar o tempo do culto? Dar algum material para o povo pensar e refletir? Os ouvintes do pregador ou são salvos ou são perdidos. A quem destina o sermão? A ênfase no seu conteúdo, se para os salvos, se para os perdidos, é o que determina seu objetivo geral.
2º Objetivos do sermão - são seis os objetivos gerais dc sermão: Evangelístico, doutrinário, devocional, consagração, Ético (ou moral) e, alento (pastoral). Em linhas gerais, são dois: para os crentes e não crentes. Mas enquanto a necessidade do incrédulo é salvação (por isso, o sermão evangelístico), as necessidades dos crentes são diferentes.
3º Sermão Evangelístico - Sua finalidade é persuadir os perdidos a aceitarem Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Infelizmente, um sermão evangelístico é hoje, repleto de frases feitas (“Deus te ama”“ você pode morrer nesta noite", "vem agora”, etc.), No entanto, um sermão evangelístico pode ter bom conteúdo (o evangelista não necessita de pobreza de idéias para cumprir sua missão) Quatro verdades devem se delinear no sermão evangelístico:
1) 0 homem natural está perdido
2) A obra redentora de Cristo
3) As condições pelas quais o homem se apropria da obra redentora  de Cristo
4) A necessidade de uma decisão, se não pública, pelo menos assumida no íntimo.
4º Sermão Doutrinário - Sua finalidade é didática. É instruir os crentes sobre as grandes verdades da fé e como aplicá-las. O dom, de ensinar era muito difundido no inicio do cristianismo. Jesus era intitulado de "Mestre” e seus seguidores de “discípulos”. O sermão doutrinário atende quatro funções na vida da igreja:
1) atende o desejo de aprender sobre o  que existe na vida do crente.
2) previne contra heresias
3) dá embasamento à ação
4) contribui para o crescimento do proprio pregador.
5º Sermão Devocional - Sua finalidade é desenvolver nos crentes, um sentimento de amorosa devoção para com Deus, despertando o sentimento de louvor.
6º Sermão de Consagração - Sua finalidade é estimular os crentes a dedicarem talentos, tempo, bens, influencia, vida, enfim, ao serviço de Deus. Estimula a igreja para vocação, abertura de novos trabalhos, ofertas missionárias, etc.
7º Sermão Ético ou (Moral) - Sua finalidade é orientar os crentes para pautar sua conduta diária e relações sociais de acordo com os princípios cristãos. Assuntos que cabem aqui: matrimonio, adultério, divórcio, justiça social, racismo, corrupção, dignidade da pessoa.

8º Sermão de Alento (ou Pastoral) - Sua finalidade é fortalecer e alentar os crentes no meio de crises pessoais ou comunitárias. Focalizam o cuidado de Deus para com seu povo e o livramento que o Senhor opera.
MdC
a continuar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário