domingo, 1 de maio de 2016

Crente ou religioso?


1ª João 5:1-5
1.Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.
2.Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.
3.Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.
4.Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
5.Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

EXPOSIÇÃO: João conclui seus relatos acerca das marcas ou evidências de um verdadeiro cristão e retoma aqui no capítulo 5 o assunto que podemos chamá-lo de teste: Testando se é crente ou religioso?
Ele começa o capítulo apresentando três características que distinguem um crente de um religioso.
Vejamos:
1º O crente é nascido de Deus – (Verso 1ª) “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus;” OU SEJA: João está a dizer que ser crente ou ser nascido de Deus, não consiste apenas de um conhecimento intelectual, não
apenas de bons sentimentos e emoções acerca de Deus e de Jesus Cristo. O ser cristão consiste em uma entrega resoluta de nossa vida a Jesus Cristo, como Salvador e Senhor.
Infelizmente existe muita confusão sobre o que de fato significa ser nascido de Deus e não apenas religioso.
Vamos pensar um pouco sobre “ser nascido de Deus” partindo primeiramente daquilo que não é:
A - Ser nascido de Deus não é um nascimento natural. Não é do “sangue”. Nossos pais podem ser cristãos, mas isto não fará de nós um cristão.
B – Ser nascido de Deus não depende de nossos esforços. (Ef 2:8-9) “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é DOM de Deus; não vem das obras para que ninguém se glorie”. Nenhum ser humano, nem mesmo o que tem uma posição muito elevada na igreja, pode fazer alguém nascido de Deus. Nenhum ritual, cerimônia ou caridade de qualquer espécie pode dar vida eterna a alguém. Ser nascido de Deus é “graça”. Como disse Augusto Nicodemus: “É tão somente graça.”
C – Ser nascido de Deus não é uma mudança física. O religioso Nicodemos em conversa com Jesus (João 3:4-6) não entendeu isto, mas o Sr. Lhe mostrou que era uma mudança espiritual.
D – Ser Nascido de Deus não é uma mudança social ou geográfica. Quando nascemos de Deus não significa que Deus nos leva imediatamente para o céu. Continuamos a viver na terra, mas agora vivendo para agradar ao Sr. e Salvador (1ª Co 7:20-24) (Col 3:22-24).
E – Ser nascido de Deus não é adquirir conhecimento teológico. Podemos ser educados religiosamente e até tornarmos pregadores, sem jamais ter nascido de Deus. Podemos até saber que é necessário nascer de Deus e ainda assim não ter tido tal experiência.
F – Ser nascido de Deus não é uma auto reforma. Não é só nos livrarmos de velhos hábitos. Não é mudarmos nossa forma de viver; é uma mudança dentro de nós.
G – O novo nascimento não é uma religião. Podemos ser sinceros em nossas convicções religiosas, podemos ser batizados, confirmados, membros de determinada comunidade cristã sem nunca termos nascido de Deus. O Sr. Jesus teve uma conversa com um dos maiores religiosos e sinceros da época (João cap 3) e ainda assim Jesus falou-lhe que precisava nascer de novo.
SER NASCIDO DE DEUS É UMA MUDANÇA ESPIRITUAL (Jo 3:6-8) Deus é o único que pode efetuar essa mudança em nós.(Jo 1:13).
2º O Crente ama a Deus e aos irmãos  
A - Amor a Deus (Vs 2a) `Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus. A palavra de Deus apresenta o amor como um DOM supremo de Deus derramado aos homes e nos exorta a buscarmos o amor como o melhor dos dons (1 Co 12-31). Esse amor que vem da parte de Deus é resultado do novo nascimento e, portanto uma característica ou marca de um salvo em contraste com um apenas religioso.
Vale lembrar que só conseguimos amar a Deus porque Ele nos amou primeiro.
B- Amor uns aos outros (verso 2a) “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus...”
Somente um crente em Jesus Cristo é capaz de amar o seu irmão como Deus ensina e espera. Um religioso
pode até transparecer que ama, mas quando o amor é colocado a prova, ruirá.
O apostolo diz que se amamos a Deus, amamos também os que dele são gerados. OU SEJA: Amamos os seus outros filhos.
João já havia dito em (1ª Jo 4:20)  “ Se alguém diz: eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?” O amor é a mais forte marca dos nascidos de Deus. O Sr. Jesus disse: “Nisto conhecerão que sois meus discípulos: Se tiverdes amor uns aos outros”. (Jo 13:35).
3º O crente obedece aos mandamentos de Deus (verso 3) “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados”. Outro resultado da Fe cristã vista no crente e não no religioso é a obediência aos mandamentos de Deus. “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos”.
Uma pessoa salva é caracterizada pelo desejo de fazer a vontade de Deus.
O amor do crente a Deus não se expressa em verbalizações e gestos, mas sim, numa obediência diligente a tudo o que Ele nos manda. O Próprio Jesus disse. "Se me amais guardareis os meus mandamentos" (Jo 14-15).
João afirma ainda que os mandamentos de Deus não são pesados. Ele não quer com isso afirmar que não seriam difíceis, mas sim que seriam os mandamentos que os nascidos de Deus amam fazê-lo. O que seria os mandamentos de Deus? Os mandamentos de Deus consiste naquilo que Ele tem de melhor para os seus filhos.
CONCLUSÃO João conclui esse pensamento afirmando que todo o que e nascido de Deus vence o mundo. Um religioso que não teve uma experiência com Deus, não terá forças nem capacidade de vencer o mundo e o pecado. A experiência do novo nascimento nos faz aptos a amar a Deus, aos nossos irmãos e a obedecer aos mandamentos de Deus.
Isto é o que distingue um salvo de um apenas religioso.
MdC






Nenhum comentário:

Postar um comentário