segunda-feira, 9 de maio de 2016

O Verdadeiro Cristianismo


1ª João 5:6-12
6 Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo; não somente com água, mas também com a água e com o sangue. E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.
7 Pois há três que dão testemunho [no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.
8 E três são os que testificam na terra]: o Espírito, a água e o sangue, e os três são unânimes num só propósito.
9 Se admitimos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; ora, este é o testemunho de Deus, que ele dá acerca do seu Filho.
10 Aquele que crê no Filho de Deus tem, em si, o testemunho. Aquele que não dá crédito a Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca do seu Filho.
11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho.
12 Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.
Objetivo: Termos consciência que existe um tríplice testemunho aqui no mundo que confirmam que Jesus Cristo é o filho de Deus:
O Batismo, o Espírito Santo e a morte no Calvário.
Fundamentados nesse testemunho sermos desejosos a cada dia de fortalecer a nossa fé, através do conhecimento (estudo) da palavra de Deus e combater por meio da palavra todo e qualquer tipo de ensino falso acerca do cristianismo.
INTRODUÇÃO: Como já dissemos reiteradas vezes ao longo desses estudos, João escreveu está carta na época do surgimento da seita conhecida como “gnosticismo”. Eles se diziam cristãos, mas afirmavam possuir um conhecimento adicional e superior aos ensinos apostólicos. Para eles uma pessoa só alcançava a plenitude depois de ser iniciada nessas “verdades adicionais” mais profundas. O Ap. em defesa das verdades bíblicas passou a mostrar as marcas ou evidencias de um verdadeiro cristão e aqui no cap. 5 rebatendo as idéias gnósticas faz uma defesa do autentico cristianismo.
No verso 5 como já vimos, o apóstolo apresenta a fé, como prova da vida eterna, como prova do verdadeiro cristianismo. Ele acabou de mencionar: “Quem... vence o mundo é aquele que crê ser Jesus o filho de Deus”. Agora ele da doutrina que fundamenta essa verdade.
VERSO 6 – “Este é aquele que veio por meio de água e sangue”.
ÁGUA E SANGUE – Palavras de significados bastante controverso.
Vejamos algumas das interpretações:
1ª Para alguns água e sangue são uma referência aos dois elementos que Jesus verteu qdo teve o seu lado traspassado pelo soldado na cruz (Jo19:34).
2ª Para outros a água é uma referência ao espírito de Deus, e o sangue, o que fora derramado no calvário.
3ª Outros ainda sugerem tratar do nascimento natural de Jesus, no qual água e sangue estavam presentes.
Existem ainda outras vertentes defendidas para significar a água e sangue, ditas pelo apóstolo João.
A idéia que mais parece coincidir com o que o apóstolo estava a dizer é:
- A expressão “água” representando o batismo de Jesus e a expressão “sangue” para simbolizar sua morte expiatória. Duas expressões usadas por João para indicar as extremidades do ministério de Jesus:
> O batismo em “água” = inicio do ministério
> O sangue = sua morte, terminado assim o seu ministério terreno. “Está consumado”.
O coração humano vem sempre tentando livrar-se da doutrina da expiação, querendo assim por fim ao verdadeiro cristianismo. Há quem tente apresentar Jesus como: homem perfeito, exemplo ideal, aquele que nos legou um maravilhoso código de valores morais etc.
João aqui nesse capítulo insiste em que o Sr. Jesus, não é apenas o que fora dito, mas também DEUS PERFEITO e que a mesma pessoa que foi batizada em água, entregou a vida como sacrifício pelos pecadores.
Ainda no verso 6 temos: “... o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade”. O Espírito Santo de Deus, sempre dá testemunho da verdade acerca do Sr. Jesus; verdade sobre a qual João está discorrendo.
VERSO 7-8 – (ler) Depois de falar da pessoa e obra de Cristo nos versos anteriores, João declara a confiabilidade de nossa fé no salvador. Ele afirma: Há três que dão testemunho; o Espírito, a água e o sangue.
A palavra de Deus deve ser suficiente como base de nossa fé, e ainda assim, ele oferece um triplo testemunho.
1º O Espírito de Deus     - Dá testemunho de que Jesus Cristo é Deus e único salvador,
2º A água – O batismo de Jesus dá testemunho; ocasião em que o céu se abriu proclamando: “Este é o meu filho amado em que me comprazo” (Mt 3:17).
3º O sangue – Na cruz o Sr. Jesus deu testemunho de si mesmo como filho de Deus, sendo obediente até a morte e morte de cruz. O sangue de Cristo dá testemunho de que o problema do pecado foi resolvido de uma vez por todas.
Essas três testemunhas são unânimes num só propósito. Elas concordam sobre a perfeição da pessoa
e obra de Cristo.
VERSO 9 – “Se admitimos o testemunho do homem, o testemunho de Deus é maior”.  Essas verdades ditas aqui são típicas dos nossos dias! Seria impossível fechar negócios ou ter uma vida social, se não acreditássemos nas pessoas. Aceitamos o testemunho de pessoas que muitas vezes podem estar equivocadas ou até mal intencionadas.
Se nessas condições, a todo tempo, aceitamos o testemunho humano, quão maior não deve ser a nossa confiança na palavra de Deus, que não falha nem pode mentir. “É absurdo não crer em Deus”.
VERSO 10 – “Aquele que crê no Filho de Deus tem, em si, o testemunho. Aquele que não dá crédito a Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca do seu Filho”. João está a dizer que quem aceita o testemunho de Deus acerca de seu filho, recebe em si o testemunho do Espírito Santo como selo da verdade. POR OUTRO LADO: Aquele que não dá crédito a Deus faz Deus mentiroso porque não crê no testemunho que ele dá de seu filho. “Rejeitar esse testemunho é acusar Deus de desonestidade”.
VERSO 11 – “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho”. Temos aqui por parte do apóstolo um resumo da mensagem cristã. (ler o verso 11) QUE VERDADES PRECIOSAS!
Deus concedeu vida eterna às pessoas, e a fonte dessa vida é o seu filho.
VERSO 12 – “Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida”. Diante de tudo o que João escreveu e que autentica a veracidade do cristianismo; a conclusão inevitável sobre a salvação é: (ler o verso 12) O ENSINO É CLARO: A vida eterna não se encontra na educação, filosofia, ciência, boas obras, religião ou igreja.
Para se ter vida eterna é preciso ter o filho de Deus. EM CONTRAPARTIDA, diz a bíblia: “Aquele que não tem o filho de Deus não tem vida”. Ter vida eterna é vida verdadeira, isto é o verdadeiro cristianismo. Fora de Jesus Cristo, não há vida eterna, não existe cristianismo.
MdC









Nenhum comentário:

Postar um comentário