sexta-feira, 20 de maio de 2016

Provando os espíritos


"Amados, não creiais a todo o espírito, mas PROVAI se OS ESPÍRITOS são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo." 1ª João 4:1

A razão pela qual o crente deve provar todo o espírito é porque "muitos falsos profetas" se infiltram na igreja. Isso ocorre em razão da tolerância na igreja às doutrinas extra bíblicas, as quais estamos vivendo, e que seria uma manifestação perto do fim. (Mt 24:11; 1ª Tm 4:1; 2ª Tm 4:3-4; 2ª Pe 2:1-2). O verdadeiro crente precisa provar todos os que se dizendo crentes, são mestres, escritores, pregadores, pastores e mesmo todo o indivíduo que afirma que a sua obra ou mensagem  tem origem em Deus. O crente nunca deve crer que certo ministério ou experiência espiritual é de Deus só porque alguém afirma ser. Um pastor de uma séria igreja, certa ocasião querendo testar seu rebanho, disse do púlpito de sua congregação: Irmãos! Eis que vejo anjos nesse lugar, vejo um anjo passeando por cima de nossas cabeças! Tem outro anjo ali e está batendo asas. Começou um alvoroço entre os crentes, pessoas começavam a gritar outras extasiadas caiam no chão, crendo piamente que um acontecimento sobrenatural se instalava naquela igreja. O Pastor então diz: Como é fácil enganar vocês! Vocês acreditam em tudo o que dizem? Eu não vi nem estou vendo nada. A atitude desse pastor nos mostra quão fácil é ludibriar os incautos, aqueles que querem viver de experiências extra biblicas e não tem coragem pra verificar na bíblia se de fato as coisas são assim.
Nenhum ensinamento, nem doutrina, devem ser aceitos como verdadeiros só por causa do sucesso, milagres, ou unção aparente da pessoa. (MT 7:22; 1ª Co 14:29; 2ª Ts 2:8-10; 2 Jo 7; Ap 13:4; 16:14; 19:20). Qualquer ensino ou pseudo visões e ou revelações deve passar pelo crivo da palavra de Deus, comparando-o com a revelação da verdade de Deus nas Escrituras (Gl 1:9). É o conteúdo do ensino que precisa ser testado. O ensino tem o mesmo tipo de conteúdo e sentido do ensino apostólico segundo o Novo Testamento? Deve ser recusado qualquer ensino que alguém afirma ter recebido do Espírito Santo ou de um anjo, mas que não pode ser confirmado por uma clara e sã exegese bíblica. A vida de quem alardeia visões, revelações, sonhos e outras bizarrices devem ser averiguados quanto ao seu relacionamento com o mundo ímpio, e quanto ao senhorio de Cristo na vida da pessoa.
Causa-me espanto ver pessoas que dizendo se crentes, de igreja tradicionais e reformadas, notadamente demonstra não ter um convívio diário com a palavra de Deus, e saem divulgando a todo tempo aquilo que supostamente crêem ser de Deus, exatamente, por não tendo conhecimento sadio das Escrituras, não sabem sequer provar os espíritos.
Que Deus nos livre desses profetas do acaso e tenha misericórdia dos que infelizmente não querem voltar-se para a Bíblia, única palavra de Deus deixada a nós.
MdC



Nenhum comentário:

Postar um comentário