terça-feira, 14 de junho de 2016

Separados e dedicados ao Senhor


O que significa ser santo?
INTRODUÇÃO
Nosso estudo tem como objetivo encontrar a definição ou o conceito de “santo”. A Bíblia que é a palavra de Deus tem um conceito de “santo” enquanto que o mundo possui um conceito totalmente diferente e contrário ao que é bíblico.
Ao final desse estudo, temos que ter o entendimento de que é nosso dever, zelar pra que tenhamos uma vida de santidade, mantendo firme comunhão com o Senhor, na capacitação do Espírito e pela mediação de Jesus Cristo.
A santificação é uma exigência para todo o povo de Deus, que é responsável por desenvolver, dia a dia, a semente da santidade que um dia fora plantada em nossos corações no momento de nossa conversão a Cristo.
DEFINIÇÃO DE SANTIFICAÇÃO - O conceito de santificação ou de “santo” na Bíblia é exatamente o oposto do conceito do mundo. As pessoas não convertidas entendem como “santo” as imagens de escultura ou alguém que supostamente tenha feito um milagre. Esses conceitos ou definições de origem extra-biblica, enganam e levam à condenação milhares de pessoas em todo o Mundo. Em Êxodo 20:1-6 (os Dez Mandamentos da Lei),
Deus proíbe construir, crer e adorar imagens.Em
Deut. 7:25-26; 27:15 Deus determina que todas as imagens sejam destruídas, pois são maldições. Todo milagre que ocorre nesse meio é falso e de origem maligna (2aTes. 2:1-9).
Na Palavra de Deus, o conceito de santificação é: tornar santo; e ser santo significa ser separado ou consagrado para uso exclusivo de Deus. A palavra “santo” na Bíblia tem referencia a três tipos de pessoas: A Deus, aos Anjos e aos salvos.
A Deus no grau Santíssimo. Toda a essência da natureza de Deus é Santa. Só Deus é Santíssimo em Si mesmo e fonte de toda a santidade.
Nós não temos santidade em nós mesmos, mas recebemos de Deus que é a fonte de toda santidade. (Is. 6:1-3; 30:15; 1aPed. 1:16).
Os Anjos são santos porque assim foram criados por Deus (Apoc. 14:10; Luc. 9:26).
Os crentes são santos, porque, quando creram em Jesus, foram separados para Deus. ler (1a Cor. 1:2 “à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:”;
Salmos 149:5 “Exultem de glória os santos, no seu leito cantem de júbilo”).
2) OS TRES SENTIDOS DA SANTIFICAÇÃO
A santificação faz parte do plano da salvação e começa no momento em que nos convertemos. A santificação existe em três aspectos que assim chamaremos:
1ª)PONTUAL Quando pela fé cremos em Jesus e fomos salvos. Deus nos perdoou, justificou, regenerou e passou a chamar-nos santos, porque, nos olha salvos em Jesus Cristo e separados para Deus.
2ª)PROGRESSIVA É um processo contínuo e progressivo de aperfeiçoamento espiritual e de experiência cristã, na vida das pessoas convertidas a Jesus Cristo.
3ª)PLENA
É aquela que ocorrerá no arrebatamento da igreja, quando o Sr. Jesus Cristo voltar às nuvens e nós os crentes formos arrebatados e então teremos os nossos corpos transformados num corpo de glória livres do poder e da presença do pecado e então seremos semelhantes a Jesus Cristo. (Flp3:20-21) “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas”.
É sobre a Santificação progressiva que vamos falar hoje.
(2a Cor. 6:14-16) “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?15 Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?16 Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”. (2ª Co 7:1). “Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus”.
3) A NECESSIDADE DE SANTIFICAÇÃO
Quando crermos em Jesus, fomos salvos por inteiro. Fomos recriados e nascemos de novo, passamos a ser filhos de Deus, e a partir daí o Espírito Santo passou a habitar em nós (Ef 1:13). Tudo foi feito novo, mas continuamos a habitar num corpo que é carnal (2a Cor. 5:17).
Exatamente porque ainda habitamos num corpo carnal é que precisamos de progredir dia a dia em santificação como bem disse: (Tiago 1:21) “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.22 Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural;24 pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência.25Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar”.
Assim, necessitamos de santificação, para vencer a tendência do nosso corpo ao pecado (Rom. 8:5-8)
Carecemos da santificação progressiva porque existe dentro de nós, uma luta sem trégua. A carne luta contra o espírito. É como se fossem duas pessoas brigando dentro de nós. É o velho homem lutando contra o novo homem (Cols. 3: 1-10).
Em (Gen.4:5-7); e também em  (Gal.5:16-21) fala dos desejos da carne. À medida que vencemos a nossa carne, recebemos o fruto do Espírito (Gal. 5:22-25).
4) QUAL A NOSSA PARTE NA SANTIFICAÇÃO?
A) Precisamos tomar uma decisão
A santificação exige:
• disposição permanente
• esforço para vencer a nossa carne.
Dentro do plano da salvação está a santificação, que começa na conversão. A nossa participação começa com a disposição de nos santificar. Devemos consagrar a Deus o nosso espírito, alma e corpo. (Rm 12:1-2)
Separar-nos do mundo de pecado e dispor-nos a andar com Deus carece de esforço de nossa parte. Saibamos possuir nosso corpo em santificação e honra.
Devemos sempre lembrar que o  nosso corpo é templo do Espírito Santo. Devemos mortificar pelo Espírito todos os desejos pecaminosos do nosso corpo.
B) Precisamos santificar o nosso linguajar
Não falemos chocarrices, palavras torpes (palavrões) e não mintamos (Ef. 5:4; 4:25 e v. 29). Usemos sempre um vocabulário compatível com a Bíblia e com a vida de um convertido a Cristo.
5) A PARTE DE DEUS NA SANTIFICAÇÃO
Deus está pronto a nos santificar. Porém muitas vezes limitamos Deus no processo da santificação, não que Deus seja limitado, MAS porque Deus nos deu o livre arbítrio. Façamos a nossa parte, através do estudo da Bíblia, da oração, do serviço e da adoração a Deus. Então Deus nos santificará de dentro para fora, operando em nosso espírito, alma e corpo. Ele nos dará poder na área espiritual para santificar a área material. Assim, nosso exterior (corpo) refletirá a santificação do nosso interior.
A) DEUS NOS SANTIFICA PELO PODER DA PALAVRA
É inquestionável o poder santificador da Palavra de Deus. Só operará, porém, sobre os que estudam a Bíblia (João 17:17; 15:3; 6:63; Sal. 119:9-11 e v. 105; Ef. 5:26).
B) DEUS NOS SANTIFICA PELO PODER DO SANGUE DE JESUS
O poder do sangue de Jesus purifica-nos de todo pecado (já arrependido e abandonado) (1a João 1:7) e opera na nossa santificação (Heb. 9:14; 10:10; 13:12).
C) DEUS NOS SANTIFICA PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO
A Trindade Santa atua purificando o crente, para que seja santificado em todo o seu ser triúno: espírito, alma e corpo (1a Tes. 5:23; 2a Tes. 2:13; 1a Ped. 1:2). Se fizermos a nossa parte, então Deus usa o poder do Espírito Santo, junto com o poder da Sua Palavra e do sangue de Jesus, e nos santifica. Um dia lá no Céu receberemos a santificação em plenitude.
6) AS BÊNÇÃOS DA SANTIFICAÇÃO
Quanto maior for o crescimento em santificação, maior será o nosso galardão (1ª Co cp 3). Teremos maior conhecimento de Deus e receberemos poder e riquezas espirituais (Ef. 1:17-19).
Teremos um caráter de acordo com a Sua vontade (santo). A santificação nos torna cada vez mais participantes da natureza divina (2a Ped. 1:4) faz-nos agradáveis a Deus e pela fé contemplamos a Sua glória.
Faz-nos aptos para servirmos a Deus como Ele quer e seremos vitoriosos. Então podemos adorar a Deus como Ele deseja: em espírito e em verdade (João 4:23-24).
CONCLUSÃO:
Este estudo aplica-se a nós os salvos. Se alguém, no entanto, ainda não nasceu de novo e não tem certeza da salvação, se você de fato se arrepender e crer pela fé que os seus pecados crucificaram Jesus. Se você crer que Cristo já recebeu na cruz o castigo que você merecia, e recebê-lo hoje pela fé você também será salvo (Rom. 3:20 e v. 28; Efésios 2:8-9; Isaias 53:4-6)
Santificação significa tornar santo e ser santo significa ser separado ou consagrado para uso exclusivo de Deus. Necessitamos de santificação porque ainda habitamos num corpo que é carnal. A santificação exige disposição permanente de buscá-la e esforço para vencermos a nossa carne. Exige separação do mundo, do pecado e sincera consagração a Deus da nossa vida e linguagem.
MdC

Nenhum comentário:

Postar um comentário