segunda-feira, 20 de junho de 2016

O que a bíblia diz sobre crianças que morrem na inocência

Será condenada?
Sirvo-me deste instrumento que tenho a disposição para anunciar a verdade, porque é aqui onde tenho liberdade para o exercício pleno do sacerdócio universal que nos fora conferido de uma vez para sempre por intermédio do sacrifício de Cristo no Calvário.
Nos últimos dias tenho recebido vários email's de irmãos e irmãs que tem se afadigado diante da pergunta acima e sem dúvida, as razões são as mais variadas. 
Não pretendo entrar aqui no mérito das razões porque perguntam, mas sim de forma proposital, apresentar o que a bíblia tem a nos dizer sobre o assunto.
Primeiramente saliento que a P.D não fala de forma clara e contundente o que acontece com as almas de crianças que partem dessa vida quando ainda muito novas, PORÉM não nos deixa sem resposta quando realizamos um estudo pormenorizado do pecado e da salvação.
PECADO – Indubitavelmente a bíblia afirma que todos, sem exceção pecaram, são gerados já em pecado, porque cada ser humano traz consigo a semente do pecado de Adão (Rm 5:12; Sl 51:5). Isso é o que ao longo dos anos se denominou “pecado original”.
“Pecado original” é a semente da maldade, da transgressão, da rebelião contra Deus que todo ser humano traz consigo desde o ventre materno. Assim como a expressão “trindade” não é encontrada em toda extensão escriturística, também não se encontra a expressão “pecado original”, mas todo estudioso da bíblia tem absoluta certeza que é uma verdade intrínseca da P.D
A dificuldade que muitos tem tido em responder à pergunta em epigrafe é porque deixam de analisar a P.D no seu contexto mais abrangente para dar crédito a algum tipo de “teologia”. Toda “teologia” precisa ser provada à luz da Palavra de Deus, independente de quão famoso tenha sido o seu autor.
Há uma “teologia” que afirma, INCORRETAMENTE, que a causa de alguém ser salvo é ter sido eleito incondicionalmente antes da fundação do mundo. Portanto, quando um recém-nascido morre, a tal “teologia” não sabe se aquele bebê é eleito ou não, por isso precisa "deixar para Deus resolver".
A bíblia não diz que todo aquele que é gerado em pecado já está CONDENADO, diz sim que: foi concebido PECADOR.
Então o que é que faz de um ser humano, independente de que idade tenha um pecador CONDENADO?
VEJAMOS:
João 3:18 “Quem CRÊ Nele NÃO É CONDENADO; mas QUEM NÃO CRÊ, JÁ ESTÁ CONDENADO, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 19 E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
João 5:24 “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e CRÊ Naquele que me enviou, TEM a vida eterna, e não entra em CONDENAÇÃO, mas já passou da morte para a vida”
João 3:36 “Por isso quem CRÊ no Filho TEM a VIDA ETERNA; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele PERMANECE a ira de Deus”.
Percebam que: 
A Palavra de Deus NÃO DIZ que o ser humano, independente de que idade tenha, é condenado pelo fato de ter nascido pecador.
Percebam ainda que:
A Palavra de Deus NÃO DIZ que o homem é condenado por não ter sido "eleito incondicionalmente antes da fundação do mundo", como afirma a absurda “teologia”. 
Percebam que o que encontramos na Palavra de Deus é que o homem é condenado:
Por “NÃO CRER NO FILHO” Fica absolutamente claro nas palavras de Jesus a Nicodemos, que para que houvesse salvação, era uma questão de ESCOLHA. CRER NO FILHO - Uma DECISÃO. Uma criança muito pequena não é capaz de escolher CRER, porque ela não consegue sequer perceber que Jesus é o Filho de Deus. 
É importante lembrar que não há como determinar se com 3, 5, 8 anos de vida é a idade que um ser humano terá a capacidade de DECIDIR e ESCOLHER. Com certeza varia de caso a caso. A questão não é a idade, mas sim entender O QUE É QUE O(A) CONDENA. 
Embora seja a mais absoluta verdade, afirmar que uma criança que acaba de nascer já possui a semente do pecado ou “o pecado original” ela não será condenada pela incapacidade de ESCOLHER e DECIDIR. O que determina se um ser humano é CONDENADO ou não é a capacidade de compreender que:
a) Jesus é a luz que se opõe às trevas, e
b) A Salvação vem pela simplicidade do evangelho de Jesus Cristo,
c) Precisa DECIDIR por Jesus Cristo.
Seres humanos que não possuem a capacidade de compreender (seja pela pouca idade, seja por uma deficiência mental) não serão condenadas, ainda que possuam a semente do pecado ou “o pecado original”. Um exemplo bíblico que ilustra claramente essa verdade é o caso do filho de Davi e Betseba. O recém-nascido morreu. Veja o que Davi disse:
II Samuel 12:22 “E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se Deus se compadecerá de mim, e viverá a criança? 23 Porém, agora que está morta, por que jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.” Davi tinha a mais absoluta certeza que a criança não poderia voltar a viver, mas ao mesmo tempo Davi tinha certeza absoluta de que ele iria se encontrar com aquela criança no futuro, ou seja, na eternidade. 
Vejamos as afirmações de Paulo em Romanos 7:7 “Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.8 Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado. 9 E eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri. 10 E o mandamento que era para vida, achei eu que me era para morte. 11 Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou.
Observamos no versículo 7 e no versículo 11, claramente, que o pecado precisa de:
Uma ocasião. 
Observamos no versículo 9 que Paulo, "nalgum tempo, vivia sem lei". Não diz se aos 2, 3, 4 ou 9 anos. Diz que é "nalgum tempo". É a idade em que não há consciência da lei.
Observamos ainda no versículo 8 que "sem a lei estava morto o pecado". O pecado só mata quando toma ocasião pelo mandamento (vs 11). 
O Apostolo demonstra que no caso de um “ser” muito pequeno, de 2 ou 3 anos, ou mentalmente incapaz, por exemplo, o pecado ainda não teve ocasião para matar (vs 11). 
Concluímos portanto que um “ser humano”, independentemente de qual idade tenha, para ser CONDENADO precisa de:
a) consciência do pecado (Rom 7)
b) capacidade de escolher entre a luz (Jesus Cristo) e as trevas (João 3)
Se o individuo não possui essas características, seja pela pouca idade, seja por deficiência mental, ela não será condenada (João 3), nem castigada na perdição eterna (II Tes 1), nem morta pelo pecado (Rom 7).
MdC
Fontes de Pesquisas:
Bíblia Sagrada (Nosso livro de fé, conduta e prática)
Comentário bíblico popular Wiliam Mcdonald,
Comentário Ritche
Comentário Orlando Boyer
Comentário DL Moody e outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário