sábado, 4 de junho de 2016

Como o crente deve servir?


2ª TIMÓTEO 2: 15  Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”
INTRODUÇÃO: Quando queremos conquistar algo em nossas vidas como um emprego, precisamos de um bom currículo, submeter a testes, fazer concursos, etc... ou seja: necessitamos ser testados. No serviço para Deus não é diferente, crentes que querem servi-lo há que estar preparados, provados por Deus e por sua Palavra. Isaias 48: 10 – 11 (NVI)
Veja, eu refinei você, embora não como prata; eu o provei na fornalha da aflição.
Por amor de mim mesmo, por amor de mim mesmo, eu faço isso. Como posso permitir que eu mesmo seja difamado? Não darei minha glória a um-outro”.

Ao contrário do que muitos pensam não é fácil fazer a obra de Deus. É por essa razão que um crente aprovado por Deus e por Sua Palavra pode ser chamado de “Homem de Deus’ (2º Reis 4: 8, 9) “Certo dia, Eliseu foi a Suném, onde uma mulher rica insistiu que ele fosse tomar uma refeição em sua casa. Depois disso, sempre que passava por ali, ele parava para uma refeição.
De modo que ela disse ao marido: "Sei que esse homem que sempre vem aqui é um santo homem de Deus”.
Como então um cristão deve servir? O Cristão deve servir:
1º. COMEÇANDO EM CASA: Um servo começa a ser formado em casa. Para trabalhar para Deus o crente tem que ser exemplo na sua própria casa. Como podemos trabalhar para Deus se não temos a simpatia e o respeito da própria família? Como vamos lidar com os problemas alheios, o jeito de ser diferente um do outro, se não sabemos sequer lidar com nossos problemas?
O Cristão deve servir:
2º.AGINDO BEM PARA COM OS DE FORA: Um servo, para ter a aprovação de Deus, também tem que ter a aprovação de seus visinhos, parentes, colegas de trabalhos, amigos, comerciantes, patrões, a boa reputação é uma exigência de Deus e da sua Palavra. Quantos de nós já ouvimos de crentes: “eu sou crente e ninguém tem nada com minha vida” Lêdo engano! O Sr. Jesus disse: “Vós sois a luz do mundo” “Vós sois o sal da terra” (Mt 5) . Como falar de Cristo a alguém que lhe odeia, porque você e mal pagador, desonesto e fraudulento?
Nós somos luz do mundo, o mundo tem que ver através das nossas atitudes, postura e caráter a presença de Cristo nas nossas vidas. (Gl. 2: 20); (Lc. 6: 27).
O Cristão deve servir:
3º. PREPARADO PARA TODA BOA OBRA: O servo do Senhor tem que estar preparado a qualquer tempo para praticar boas obras, ou seja, tem que ser benigno, do bem, acostumado a fazer boas coisas, pronto para socorrer, ajudar. (Tg. 2: 14 – 18). Um servo preparado está pronto para contribuir com o crescimento do Reino de Deus, e não para  destruir. (2ª Tm. 2: 14- 21).
O Cristão deve servir:
4º. COM OUSADIA – (Intrepidez Coragem) A timidez é inimiga da obra de Deus. Muitos crentes tímidos tem vergonha ou medo de testemunhar e falar de Jesus, como no embate que Gideão haveria de enfrentar. (Jz. 7:1-3) “De madrugada Jerubaal, isto é, Gideão, e todo o seu exército acampou junto à fonte de Harode. O acampamento de Midiã estava ao norte deles, no vale, perto do monte Moré. E o Senhor disse a Gideão: Você tem gente demais, para eu entregar Midiã nas suas mãos. A fim de que Israel não se orgulhe contra mim, dizendo que a sua própria força o libertou, anuncie, pois, ao povo que todo aquele que estiver tremendo de medo poderá ir embora do monte Gileade. Então vinte e dois mil homens partiram, e ficaram apenas dez mil”.
O Evangelho é o poder de Deus, é a mensagem de Jesus, é boas novas que levam pecadores a terem vida eterna.
O Cristão deve servir:
5º. CONHECENDO A PALAVRA: O servo tem o dever de conhecer a Palavra, ainda que ele não tenha nenhum curso teológico, com certeza cada um têm a Bíblia e o Espírito Santo para ensiná-lo. (Jo.14: 25-26)  "Tudo isso lhes tenho dito enquanto ainda estou com vocês. Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse”.
O Cristão deve servir:
6º. NA AUTORIDADE DE JESUS: O servo tem que seguir o exemplo de seu mestre. (Fp. 2:5) “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus”. (Mt 28:18-20).
O Cristão deve servir:
7º. COM TODA DILIGENCIA: A Palavra de Deus fala que estamos numa guerra. A batalha espiritual é uma realidade e não podemos ignorá-la. Como é que podemos servir a Deus e vencer essa batalha, se não temos disciplina nem somos diligentes? (1ª Tm 4:15-16) “Seja diligente nestas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso. Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem”.
O crente que deseja servir a Cristo tem que ter disciplina, precisa ser diligente, ter estratégia, aprender a usar as armas ao seu dispor (Ef cp 6), e lembrar que não se tem tempo para descanso. O Cristão deve servir:
8º. CHEIO DO ESPÍRITO SANTO: Ninguém pode servir fielmente a Deus cheio do mundo e de pecado, cheio das obras do diabo, se alguém está cheio do mundo, cheios dos desejos da carne, cheios das obras do diabo e de pecado com certeza ele está vazio do Espírito Santo. Para ser cheio do Espírito Santo temos que nos esvaziar destas coisas. (2ª Tm. 2: 21). E estar nEle, Cristo.
Existem crentes que não tem nem idéia do que é ser cheio do Espírito Santo, para eles ser cheio do Espírito Santo é pular, gritar, cair etc. Ser cheio do Espírito Santo é ser cheio de Deus, é ter uma vida no altar, ser cheio de amor, misericórdia, justiça. Ilustração: peneira cheia de água.
O Cristão deve servir:
9º. CHEIO DE FÉ: Como podemos imaginar alguém servindo a Cristo sem fé? É impossível acreditar em alguém servindo a Cristo sem fé, fazendo a obra sem fé. (Rm. 14: 23b) “...tudo o que não provém de fé é pecado”.. Você já imaginou Paulo, Pedro, Tiago, João, Estevão, Felipe fazendo a obra sem fé?
O Cristão deve servir:
10º. COM TEMOR DO SENHOR: Se o crente não tem temor do Senhor ele pode ter todas as qualidades, mas não vai ser abençoado por Deus (Pv. 15: 16) É melhor ter pouco com o temor do Senhor do que grande riqueza com inquietação”. Sem temor do Senhor  não faremos a obra com sabedoria, sem temor do Senhor o homem rebela, peca, segue qualquer vento de doutrina e não usa a Palavra de Deus como base.


CONCLUSÃO: Não é o dinheiro, o nome,  o estudo teológico, conhecimento humano, que vai fazer você servir a Deus de modo agradável e como Ele espera. Somente aqueles que obedecem a Palavra de Deus e deixam a Palavra de Deus produzir frutos em suas vidas, servirão ao Senhor. 
MdC

Nenhum comentário:

Postar um comentário