segunda-feira, 22 de agosto de 2016

O vale de ossos secos

Resultado de imagem para ossos secos
Mortos e apáticos restaurados
Texto básico: Ezequiel 37:1-14
INTRODUÇÃO
Podemos aprender deste estudo que não existe situação sem solução para Deus. Até mes­mo igrejas mortas podem reviver, mesmo quando todas as circunstâncias são desfa­voráveis. Não há nada nem ninguém que possa impedir o agir de Deus.
O profeta Ezequiel registra no capí­tulo 37 uma visão vinda de Deus que dizia respeito à terrível situação enfrentada pelo povo da aliança durante o cativeiro. Os judeus tinham sido mortos e destruídos, juntamente com suas cidades, vilas e até o templo de Jerusalém. Os que restaram tinham sido levados cativos por Nabucodonosor em três gran­des levas. Não havia qualquer esperança de retorno e restauração. Dois fatores tornavam isso ainda mais improvável:
1) os judeus estavam dispersos entre seus inimigos, destituídos de quaisquer recursos que pudessem encorajá-los ou ajudá-los a sair de seu cativeiro;
2) eles estavam divididos entre si. A rivalidade entre os reinos do Norte e do Sul perma­necera viva durante o cativeiro. No capítulo 36, vemos que Deus predisse que o povo retomaria a terra, que homens e animais seriam multiplicados, que Deus os traria de todas as nações pelas quais ti­nham sido espalhados, purificaria o povo e lhe daria coração novo e espírito novo. No capítulo 37, Deus dá a Ezequiel uma visão de como isso seria feito.
I - Total e absoluta desesperança
A visão que Deus concedeu ao profeta Ezequiel foi de morte. As pessoas são tão assustadas com a questão da morte, que algumas chegam a dizer: “Se a morte for um descanso, prefiro viver cansado”.
Deus mostra, naqueles ossos secos, uma situação de total e absoluta desesperança. Deus coloca Ezequiel diante de um cenário desesperador para indicar-lhe a condição em que se encontrava o povo da aliança.
Qual foi o cenário encontrado por Ezequiel naquela visão?
1.             Morte,
2.             sepultura e cemitério,
3.             mau cheiro,
4.             enterro,
5.             ossos secos, que indica que já morreu há muito tempo.
II-Resposta para situações desesperadoras
Deus sempre tem uma resposta para cada situação desesperadora assim como teve para com o seu povo no passado. Deus usou três elementos na restauração de seu povo:
1.             O profeta,
2.             A palavra e
3.             O Espírito Santo
O PROFETA (Vs 4a) – Quando ainda não existia a bíblia como hoje em nossas mãos Deus falava com seu povo através dos profetas por isso a expressão usada por eles: - assim diz o Senhor.
Ezequiel foi um profeta usado por Deus para a obra de restauração.
Os ossos secos espalhados no vale representavam a situação de decadência espiritual de Israel.
Deus precisava restaurar o seu povo e o 1° elemento usado por Deus foi o homem de Deus, o profeta Ezequiel.
A PALAVRA (Vs 4) - “Profetiza sobre estes ossos e dize-lhes: ossos secos ouvi a palavra do Senhor”.
Deus restaura por meio de sua palavra! Jamais haverá restauração, jamais haverá avivamento se não houver a exposição da palavra de Deus!
É a Palavra de Deus que apresenta o Senhor: “e porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós e sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis e SABEREIS QUE EU SOU O SENHOR”.  (Vs 6). A bíblia diz que: a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus. (Rm 10:17). É a  Palavra que revela a Vontade de Deus.
É o poder da Palavra de Deus que Ajunta e congrega membro a membro: - “então profetizei como se me deu ordem; e houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um reboliço, e os ossos se ajuntaram cada osso ao seu osso”. Vs 7). Essa é a razão porque Deus nos manda nunca abandonar sua palavra (Jos 1:8). A palavra de Deus é nossa única regra de fé e prática.
O ESPÍRITO - É impossível haver restauração sem o agir do Espírito Santo de Deus, na verdade estes 3 elementos atuam juntos.
Profeta sem palavra não é profeta, e a palavra sem a unção do Espírito é só letra e a bíblia diz que a letra mata, mas o espírito vivifica. (2 Co 3:6).
A visão do vale de ossos secos é um retrato da situação espiritual de Israel; necessitava de uma restauração urgente.
É o Espírito Santo que da vida ao que está morto (Vs 9c).
É o Espírito Santo que dá movimento ao que esta inanimado e inerte.
É o Espírito Santo que transforma um cemitério num  exército poderoso e de pé pronto para a batalha.
Irmãos! Quem sabe sua vida esta como os ossos secos espalhados no vale, quem sabe você se sente como o povo de Israel que dizia de si mesmo:
“... secaram-se os nossos ossos pereceu nossa esperança...”.
Se esta é sua situação é porque você esta necessitando de uma restauração; talvez esta restauração seja  na sua vida espiritual, na sua família, no seu ministério, no seu trabalho.
III - O processo da restauração e do avivamento
1. Ruído - Houve um ruído, um barulho, uma agitação. Mas isso ainda não é vida. Restauração, avivamento não é barulho, agitação, estardalhaço, gritaria, emocionalismo. Não se gera vida com propaganda e com marketing. Ezequiel não confundiu barulho com criação, nem atividade com unção, nem agitação com avivamento.
2. Ajuntamento - Houve um processo. Os ossos que estavam espalhados, dispersos, se ajuntaram. Voltaram às suas origens. Ficaram em ordem, mas ainda eram ossos secos, sem vida, sem fôlego. Talvez ficássemos satisfeitos com isto. Ezequiel não. De que vale um bando de esqueletos? Eles poderiam por acaso lutar as guerras do Senhor?
3. Tendões e carne - Eles agora estavam de pé. Agora tinham uma estrutura. Agora pareciam gente. Mas ainda estavam mortos. Podemos ter estrutura, doutrina, preceitos, mas ainda nos falta vida. Podemos ter religião, podemos freqüentar igreja, mas precisamos de vida!
4. Pele - Agora eles tinham aparência, beleza, formosura, mas ainda estavam mortos. Eram, ainda, cadáveres. Você pode parecer filho de Deus, pode saber um vocabulário evangeliquêz e ter aparência de filho de Deus e ainda não estar vivo.
5. O Espírito – O Espírito entrou neles e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso. Só Deus por meio do homem de Deus, da palavra e do Espírito Santo pode regenerar a alma, transformar a vida, pode trazer restauração em nosso meio, pode fazer jorrar rios de água viva dentro de nós.
IV Os atributos de Deus para a restauração
Nosso Deus é o Deus da esperança. Diante das pressões do mundo, vem o desânimo e às vezes nos perguntamos: Vale a pena ser um crente? Vale a pena prosseguir? Vale a pena investir na obra de Deus? Nos sentimos como ossos secos.
Em Deus está toda a nossa esperança.
Ezequiel 37:1 - 2. "Veio sobre mim a mão do Senhor".
Deus é o Deus do impossível.
Ezequiel 37:3. Poderão viver esses ossos?
Ilustração: Abraão e Sara (Gn 18:14) “Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Na primavera voltarei a você, e Sara terá um filho".  Existe coisa difícil ao Senhor?
A resposta humana à pergunta de Deus é não.
A resposta do profeta: "Tu o sabes Senhor". É uma resposta de um homem de Deus.
Nosso Deus é o Deus que vivifica.
Ezequiel 37: 6 "...e poreis o espírito e vivereis "
Nosso Deus fala e cumpre.
Ezequiel 37:14b. "Eu o Senhor disse e fiz".
Isaías 43: 13 "...operando eu, quem impedirá?
Só ele tem o poder para cumprir o que fala.
V. Condições usadas por Deus para operar transformação
1º. Enxergar - Enxergar com honestidade nossos ossos secos, nossos erros. Temos a tendência de justificar, racionalizar e contemporizar nossos erros, na expectativa de justificar o injustificável, explicar o inexplicável.
Possuímos uma casca dura que esconde a nossa realidade, uma máscara muito que esconde nosso interior, um verniz que disfarça nossas falhas. Foi preciso a intervenção do Senhor.
Longe de Deus a visão que temos de nós mesmo é muito enganosa. Enxergar nossos “ossos secos” requer esvaziamento de nosso orgulho, mentiras, prepotência, etc..
2º.  vencer a incredulidade - Deus dirige a Ezequiel e a nós uma pergunta crucial: “... acaso poderão reviver estes ossos? Ao que o profeta responde: “Senhor, Tu o sabes!”Ezequiel vivia em meio aos cativos, sentia de perto a angustia, o desanimo, a dúvida, a tristeza, o sentimento de incapacidade, de humilhação que nutriam e expressavam. É difícil manter a confiança quando estamos cercados de desanimo e quando tudo parece ir mal.
3º. ouvir e obedecer a voz de Deus - Nem sempre é fácil obedecer à voz de Deus. Muitas vezes significa romper com o que eu penso, andar na contramão das crenças e das práticas; quer a nível sociológico, filosófico e não poucas vezes teológico e religioso. Temos por meio de Asafe no Salmo 81, Deus revelando seu sentimento em relação a atitude de seu povo; “Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos! Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os seus adversários.”
A voz de Deus sempre nos chama a endireitar nossos caminhos e a rever nossos atos.
CONCLUSÃO - Antes de Deus agir soberanamente para restaurar Israel, o povo teve de reconhecer que não havia mais esperança em seus próprios recursos. Não havia mais esperança humana. Era preciso reconhecer sua dependência total e absoluta de Deus. É tempo de nós igreja do Senhor Jesus fazer o mesmo. Nossa esperança não pode e nem deve estar em nossas programações elaboradas nem em nossa capacidade, mas unicamente em Deus. Que possamos dedicar mais tempo ao estudo da Palavra e à oração. Peçamos ao Senhor que quebrante o nosso coração e a nós como igreja, que pela Palavra e pelo Espírito ele avive aqueles que estão frios e apáticos.
MdC



Nenhum comentário:

Postar um comentário