quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Avivamento e arrependimento



 Resultado de imagem para imagem de arrependimento e avivamento

2º Crônicas 7.13-14
13. Se eu fechar os céus, e não houver chuva; ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra; ou se enviar a peste entre o meu povo; 14. E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Introdução: Esse texto faz parte da resposta que Deus deu a Salomão, quando orava ao Senhor, dedicando o grande e suntuoso templo de Jerusalém. Em sua oração Salomão pede o favor de Deus sobre o povo de Israel. O Senhor apareceu a Salomão e lhe disse: “Se o Meu povo que se chama pelo meu nome...” Que responsabilidade colocada sobre os ombros da nação de Israel. Deus, falando com Salomão, chama Israel de “Meu Povo”.
É um imensurável privilégio ser chamado “povo de Deus” mais é inegável que é também uma grande responsabilidade. A mensagem dada a Salomão nos diz respeito. Somos o povo de Deus por nossa geração!
Pedro fala sobre isso em relação a nós como igreja de Jesus Cristo: (1 Pedro 2:9,10) “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia”.
Jesus em conversa com os seus discípulos também fala da responsabilidade de ser povo de Deus: (Mateus 5:16) “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos Céus.”
Temos em nosso texto, nas palavras de Deus ditas a Salomão, as condições para haver avivamento. Vejamos:
I - “Se o meu povo... Se humilhar” Eis aqui as condições para haver avivamento.
1. A conjunção “se”: Indica a possibilidade de o povo afastar-se de Deus, ou seja: haverá sempre a possibilidade de o “povo de Deus” se afastar do Senhor e por isso ficar privado das bênçãos do Senhor. 
2. O “se” condicional em contraste a possibilidade do afastamento, também aponta o caminho de retorno a Deus. Seja qual for à distância podemos voltar. A condição é sempre esta: “se humilhar”.
3.O que Deus quer de Seu povo não é: 
a) Uma maquiagem em nosso procedimento; 
b) Lindos e maravilhosos votos; 
c) Uma grande dose de boa vontade; 
d) Apenas simpatia para com Sua causa; 
e) Apenas mais do seu dinheiro.
O que Deus requer é: humilhar-se, submeter-se inteiramente a Ele.
Olha o que Deus diz a respeito da humildade ou do humilhar-se em (Is 57-15) “Habito com o contrito e abatido de espírito.”
A humildade é a primeira qualidade inerente à condição humana. É o oposto do orgulho, da soberba, da arrogância, da auto-suficiência. 
II – “Se o meu povo ... Orar” De novo temos a condição para o avivamento.
1.A oração é a mais poderosa arma que o crente tem a sua disposição. Satanás quer embaraçar nosso exercício da oração. Precisamos orar. Necessitamos da oração. 
Temos alguns exemplos bíblicos do exercício da oração: 
1) Jacó no vale de Jaboque – foi uma batalha de oração; dentro de si havia o pecado do engano. 
2) Elias no Monte Carmelo diante dos profetas de Baal.
3) A Igreja primitiva entregou-se à oração até que do alto fosse revestida de poder. 
III – “Se o meu povo buscar a minha face”
1.Buscar minha face, minha presença. Isso tem a ver com:
a) Comunhão diária com Deus. 
b) Colocar Deus em primeiro lugar. 
c) Colocar Deus sobre todas as coisas. 
d) Depender exclusivamente dEle. 
2. O povo de Israel ao sair do Egito, diante do Mar Vermelho, dependeu inteiramente do Senhor.
Deus realizou o impossível pelo Seu povo. 
a)Moisés conduziu o povo rumo à Canaã. Deveria subir o monte Sinai para ver o rosto de Deus. Não voltou de mãos vazias. Moisés resplandecia.
IV –“Se o meu povo desviar dos seus maus caminhos”
1.Não podemos andar de qualquer maneira. 2.Ele quer que andemos na Sua presença. 
a)E se desviar- Quer dizer: tomar um desvio; deixar o caminho em que anda; converter-se; dar meia-volta. 
Desviar-se de quê? 
1) Dos maus caminhos; 
2) Do mau procedimento; 
3) Do errôneo padrão de vida; 
4) Do pecado; 
5) Da vida comprometida com o mundo.
b) Se desviar – Deus não obriga, não coage, não força. 
3. Nós precisamos romper com o pecado e voltarmos a Deus. Confessar o pecado e endireitar nossa vida. 
V. As bênçãos Divina advindas do arrependimento - 
1. Depois de tudo isso (de se humilhar, de orar, buscar Sua face, desviar dos maus caminhos) a bênção celestial virá como chuva. 
> Deus diz: “...Eu ouvirei dos Céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua Terra.”
> Deus está mais desejoso de nos dar bênçãos do que nós de recebê-las. 
> Deus está mais pronto em ajudar-nos do que nós de sermos ajudados. 
> O erro em não desfrutarmos de um avivamento e conseqüentemente das bênçãos Divinas, está sempre do nosso lado, nunca do lado de Deus. 
2. II Crônicas 7:14 – Aqui temos três elementos, de real valor: 
1º) Uma ordenança divina; 
2ª) Uma responsabilidade do cumprimento;
3º) Uma bênção decorrente.
Conclusão:
Estatísticas mostram que nunca houve tantos evangélicos no Brasil como nos dias atuais, assim como nunca houve tanta superficialidade e frieza espiritual. Muitas vezes mais sintonizada com superstições e misticismo do que com a clara doutrina bíblica. Isso mostra o quanto é necessário e urgente o avivamento da igreja do Sr. Jesus.
Este é o preço do arrependimento e do avivamento: 
“Se meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a Minha face, e se converter dos seus maus caminhos...” 
Este é o preço exigido por Deus. 
“...Então, Eu ouvirei dos Céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua Terra” 
Esta é a bênção conseqüente.
Deus está hoje esperando crentes dispostos a pagar o preço para que Ele possa derramar as bênçãos do verdadeiro avivamento.
Estaríamos dispostos a pagar o preço? Que ouçamos a voz do Espírito Santo falando ao nosso coração
MdC

Nenhum comentário:

Postar um comentário