sexta-feira, 23 de junho de 2017

O erro de uma teologia torcida que contém um só lado da verdade 1

Resultado de imagem para calvinismo x arminianismo 











O erro de uma teologia torcida que contém um só lado da verdade

CALVINISMO E ARMINIANISMO
Capítulo 1
C. H. Mackintosh
Recebemos recentemente uma longa carta que fornece uma surpreendente prova dos desconcertantes efeitos de uma teologia torcida que mostra, apenas, um só lado da verdade, mas que pretende ser a verdade completa. Nosso interlocutor encontra-se evidentemente sob a influência do que se denomina “a alta escola de doutrina” [calvinismo extremo]. Como consequência disto, asseguram que não é correto chamar os inconversos a que “venham”, e “ouçam”, ou que “se arrependam” e “creiam”. A ocorrência disto é uma pretensão tão impossível como buscar peras numa árvore de pêssegos.
Pois bem, cremos plenamente que a fé é dom de Deus, e que ela não é conforme a vontade do Homem, nem por seu poder. Cremos, também, que nenhuma alma viria jamais a Cristo se não for atraída —convencida — pela graça divina a fazê-lo; portanto, todos os que são salvos tem que dar graças a Deus por sua graça livre e soberana a este respeito. Seu cântico é e sempre será: “Não a nós, oh Senhor, não a nós, mas ao teu Nome dá glória, por tua misericórdia, e por amor a tua verdade”.
E nós cremos nisto, não como parte de um determinado sistema de doutrina, mas como a verdade revelada de Deus. Porém, por outro lado, também cremos, e de igual maneira, na solene verdade da responsabilidade moral do Homem, visto que a Escritura ensina isto claramente, embora não encontremos entre os denominados “cinco pontos da fé dos eleitos de Deus”.
Cremos nestes cinco pontos, até onde estão escritos; mas eles estão muito longe de abranger toda fé dos eleitos de Deus. Há extensas áreas da revelação divina que nem remotamente são contempladas, e nem sequer aludidas, por este sistema teológico defeituoso e mal desenvolvido. Onde encontramos o chamamento celestial? Onde está a gloriosa verdade da Igreja como corpo e esposa de Cristo? Onde está a preciosa esperança santificadora da vinda de Cristo para receber os seus nos ares? Onde vemos que o vasto campo da profecia se abre à visão de nossas almas no que tão pomposamente veio chamar-se “a fé dos eleitos de Deus”? Em vão buscaremos o menor traço disto em todo sistema com o qual nosso amigo está vinculado.
Continua no próximo capitulo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário