segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Bom discípulo, bom discipulador!



Mateus 28:18-20
Imagine a frustração de alguém que, após semear o solo, cuidar durante um longo tempo de uma planta, e ao vê-la crescer, descobre que não gera frutos. Com certeza isto trará tristeza, frustração e até mesmo revolta ao seu coração.
Trazendo tal parábola para o mundo cristão, vemos que dia após dia cresce o número de cristãos em nosso país. Vemos que quase toda rua, temos pelo menos uma igreja. Este é um contexto real, de um crescimento impressionante, mas que gera questionamentos: "que resultados, mudanças e melhorias deveriam vir como fruto do aumento no número de pessoas que dizem seguir a Cristo?"
Infelizmente, em nossos dias, o foco de algumas igrejas não é maturidade espiritual, discipulado, amor pelo próximo, mas vemos muitas buscando o lucro, a fama e o reconhecimento humano.
Mas não adianta tão somente criticá-las, mas sim como Corpo de Cristo, ser frutífera, ser a igreja que agrada ao Senhor. Devemos ser agentes dessa busca, procurando ser um verdadeiro discípulo de Cristo, cumprindo Sua ordem de fazer discípulos, ajudando-os a caminhar na vida cristã, mas isto não somente por palavras, mas por meio de nossas atitudes cotidianas. Para atingir tais objetivos é necessário uma contínua retrospectiva de nossos atos, de uma vida de oração, de estudo regular e prática cotidiana da Palavra de Deus.
Na Bíblia, temos vários exemplos de pessoas que assim viveram. João Batista, consciente de sua missão, testemunhou de Jesus, sempre de forma prudente e cuidadosa, retirando o foco das atenções de sua pessoa para colocá-lo tão somente no Messias. João sempre apontava para Cristo, ensinando a seus discípulos a seguirem, não a ele, mas ao modelo perfeito que é Jesus Cristo. Por suas atitudes, João Batista, foi fiel a Deus.
Paulo é outro exemplo de um verdadeiro discípulo e discipulador, pois buscou viver de modo digno e fiel às orientações de Jesus, espelhando-O em sua vida no dia a dia. Ele orientou seus discípulos a como serem discipuladores e vemos frutos deste seu trabalho nas Sagradas Escrituras, nas vidas de Timóteo e Tito. E uma situação bem interessante é o que ocorre entre Paulo e João Marcos. Em Atos 15:36-41, Paulo o vê como um imaturo, mas tempos depois, na carta que escreve a Timóteo, Paulo percebe a evolução de Marcos e o declara como sendo útil para o ministério.
Discipular é um investimento a longo prazo, e não apenas um curso ministrado por um curto período.  Devemos aceitar o desafio, investir nosso tempo, amor e atenção na vida de alguém para que conheça e siga a Cristo. Ensiná-lo a amar e obedecer a Deus, e pense que, em princípio, será na mesma medida que O amamos e obedecemos. Com certeza, em alguns anos seremos ainda mais felizes, pois a alegria daqueles que conhecem a Cristo através de nossas vidas, também será nossa.
A Deus somente seja toda a glória, honra e louvor.

MdC

Nenhum comentário:

Postar um comentário