terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Mantendo o Foco


1ª João 2:24-29
24 Permaneça em vós o que ouvistes desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis vós no Filho e no Pai.
25 E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna.
26 Isto que vos acabo de escrever é acerca dos que vos procuram enganar.
27 Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.
28 Filhinhos, agora, pois, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e dele não nos afastemos envergonhados na sua vinda.
29 Se sabeis que ele é justo, reconhecei também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.
INTRODUÇÃO:
Mantendo o foco! Essa é a proposta do estudo de hoje. Quando João escreveu essas palavras, havia entre aqueles para quem escrevia “ os gnósticos” que a todo custo, tentavam tirar os cristãos do foco, tira-los do caminho, ensinando doutrinas contrárias à palavra de Deus, ou seja: mentiras. A base de suas mentiras era a negação de que Jesus é Cristo.  Eles ensinavam que Jesus era apenas homem e que Cristo desceu sobre ele no batismo. Outra mentira ensinada pelos gnósticos e mencionada no domingo anterior é a de que somente o Jesus “homem” fora para cruz do calvário. O mesmo erro pregado por vários seguimentos religiosos hoje em dia.
Os “unitarianos” adeptos da ciência cristã, muçulmanos, modernistas, testemunhas de Jeová, judeus e outros tantos, ensinam isto.
João a partir do versículo 24 mostra como os cristãos podem proteger-se desses ensinos errados: 
VERSO 24  (Ler)
1-MANTENDO O FOCO “...Permaneça em vós ...”
No texto original, a sentença, começa com ênfase no “vós” e contrasta os verdadeiros crentes com os falsos mestres.
“... O que ouvistes desde o princípio...” Isto é uma referência aos ensinamentos do Senhor Jesus e de todos os seus apóstolos. Uma referencia às verdades fundamentais do Evangelho.
Permanecer Naquelas verdades é um indicativo de que permanecemos no Filho e no Pai.  Devemos confrontar todas as coisas, não com o que alguém supostamente famoso diz, mas com a Escritura, a Palavra Eterna de Deus.
Se o que alguém, ainda que um famoso televisivo ensina, discorda da palavra de Deus, devemos rejeitá-lo.    
O Dr. Inroside escreveu: “Se é novidade, não é verdade; se é verdade não é novidade”.
VERSO 25  (Ler)
Vida Eterna – Essa é a promessa.
Quando permanecemos na doutrina cristã, estamos com isso, dando provas, da realidade de nossa fé; da autenticidade de nossa conversão de estarmos na promessa da vida eterna.
Portanto manter o foco em tudo aquilo que ouvimos desde o princípio, é forte sinal de conversão genuína.
VERSO 26-27 (Ler) “...vos procuram enganar.”
O apóstolo João ao escrever esses dois versos usou essas palavras “Vos procuram enganar” por causa dos falsos ensinadores que queriam enganar os novos na fé.
A expressão: “vos procuram enganar” Indica que havia por parte dos falsos um esforço
habitual para enganá-los. O que há de diferente entre os falsos daquele tempo e o que vemos hoje em dia?
Nada! Existe sim, um esforço por parte daqueles que procuram enganar.
Temos da parte de João uma advertência não marcada pelo medo, pois o apóstolo lembra seus leitores um fato muito importante:
Qual?
“Vocês receberam a unção que vem do Senhor!” a unção referida por João aqui conforme também ouvimos no domingo passado é o Espírito Santo, e conforme se pode observar no texto, o Espírito Santo “permanece em vós” ou como diz noutra versão “fica em vós”.
Temos aqui no texto sagrado uma afirmação categórica de que, uma vez concedido ao cristão, o Espírito Santo nunca é removido dele. Confirmar com (EF 1: 13) (EF 4: 30)
·      “... e não tendes necessidade de que
alguém vos ensine...”
Essas palavras não significam que não precisamos de mestres cristãos na igreja como vemos em (EF 4: 11).
Deus incumbiu pessoas da tarefa específica de ensinar.                        
Qual o significado dessa expressão então? Significa que os cristãos não precisam de nenhuma doutrina, nem um ensino que vá além do que está registrado na palavra de Deus; ou seja: “que ouvistes desde o princípio”.
Os gnósticos professavam possuir uma verdade adicional, um ensino novo, “uma novidade” mas João afirmava que não temos necessidade desses ensinamentos.
VERSO 28 ->  (Ler)
Filhinhos -> forma afetuosa para dirigir-se aos queridos da família de Deus.
Exortação -> “ Permanecei nEle...” Uma ordem para guardar Seus mandamentos.
A única maneira de o cristão manter o foco, diz João: “É Permanecer nele.
João usa a primeira pessoa do plural (Tenhamos) fazendo uma referência aos apóstolos. De acordo com esse versículo, se os crentes para os quais escreve, não se            mantivessem fiéis ao Senhor, os apóstolos que os conduziram a Cristo ficariam envergonhados na vinda de Cristo.
Esse verso enfatiza a importância de um trabalho de acompanhamento, seguido da conversão e ainda sugere a possibilidade de vergonha no dia de Cristo.
VERSO 29 (Ler)
Agora aqui temos outro traço de um cristão autêntico que só é possível transparecer em nós quando de fato mantemos o foco “naquele que nos salvou”.
Ø Justiça -> na esfera humana e física, um pai gera seus filhos com seus traços; Ou seja: com características semelhantes às suas. Ex: trejeitos, fisionomia, etc. O mesmo acontece na esfera espiritual. “Todo aquele que pratica a justiça é nascido
de Deus”.
Uma vez que Deus é justo e tudo que faz é justo, todo aquele que é nascido dEle tem que tão somente praticar atos de justiça . Essa é a lógica inescapável de João.
CONCLUSÃO:
Portanto irmãos , assim como no tempo do apóstolo João existiam entre os cristãos aqueles “gnósticos” tentando tirar cristãos do foco, tentando tirá-los do caminho, hoje como nunca,  forças contrárias aos ensinos de Deus querem a todo tempo nos tirar do caminho, do nosso foco que é Cristo e sua Palavra.
Não deixemos ser levados por essas correntes e tendências.
Mantenhamos o foco: 
DE QUE MANEIRA?
1º Permanecendo na verdade, a palavra de Deus
2º Sendo ensinados pelo Espírito Santo
3º Confiados na segunda vinda de Cristo
4º Praticando a justiça
MdC




Nenhum comentário:

Postar um comentário