sexta-feira, 7 de março de 2014

O JEJUM PARA HOJE


A Escritura, especialmente o N.T, não apresenta como ordenança o jejum para os cristãos. Não é uma exigência de Deus aos crentes, nem é algo que Ele peça. Não podemos negar também o fato de que a Bíblia apresenta o jejum como algo bom, lucrativo e esperado. Temos em Atos dos Apóstolos o registro de crentes praticando o jejum antes de tomarem decisões importantes. (Atos 13:4; 14:23). Jejum é algo que na bíblia, freqüentemente, anda junto com a oração (Lucas 2:37; 5:33). Quase sempre o foco do jejum está na falta de comida. Mas ao invés disto, o propósito do jejum deveria ser desviar os olhos das coisas deste mundo, e então direcionar a mente às coisas de Deus. Jejuar é uma maneira de demonstrar a Deus e a nós mesmos que levamos a sério nosso relacionamento com Ele. Jejuar ajuda a ganhar nova perspectiva e uma renovada confiança em Deus.
Apesar de o jejum nas Escrituras estar quase sempre relacionado à comida, há outras maneiras de jejuar. Tudo que podemos abrir mão temporariamente para que melhor nos concentremos em Deus pode ser considerado um jejum (I Coríntios 7:1-5). O jejum deve ser limitado a um determinado período de tempo, principalmente quando o jejum é de alimento. Longos períodos sem comer fazem mal ao corpo. O jejum não é para punir a carne, mas para melhor nos concentrarmos em Deus. O jejum também não deve ser considerado como um “método de dieta”. Não devemos jejuar para perder peso, mas para ter um relacionamento mais profundo com Deus. Sim, todos podem jejuar. Alguns podem não conseguir jejuar de comida (os diabéticos, por exemplo), mas todos podem, temporariamente, abrir mão de algo para se concentrar em Deus.
Desviando nossos olhos das coisas deste mundo, podemos melhor voltá-los para Cristo. Jejuar não é uma espécie de negocio que se faz com Deus com o fim de conseguir de Deus o que queremos. O jejum muda a nós, não a Deus. Jejuar não é uma maneira de parecermos mais espirituais do que os outros. Jejuar é algo a ser feito em espírito de humildade e atitude alegre. Mateus 6:16 -18 declara: “E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”

M do C

Nenhum comentário:

Postar um comentário