quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Por que a Igreja não é Evangelística?

Atos 2:42 e 4:35
Não raras as vezes, no cotidiano igrejeiro, nos deparamos com a pergunta em epígrafe e do mesmo modo não são poucas as conjecturas para se responder à tal pergunta.
Já ouvi inúmeras respostas como tentativa de explicar “Por que a Igreja não é evangelística”, mas quero com a ajuda de Deus, através dos textos apresentados, listar aqui algumas razões porque a igreja do Sr. Jesus não tem sido uma igreja evangelística.
Diz o texto sagrado: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações”. (Atos 2:42).
1.Doutrina
Percebemos com facilidade que os cristãos da igreja primitiva nutriam um ardente desejo por aquilo que os apóstolos tinham a ensinar e isso tinha como resultado um acurado entendimento do plano salvador e da graça que lhes alcançou. No tempo em que viveram a escritura que tinham ao seu dispor era apenas o A.T e as próprias palavras de Jesus, não existia ainda o N.T. Diferentemente deles, hoje temos a Bíblia completa, fonte única de ensino e conhecimento de Deus.
“Perseveravam na doutrina”, é uma expressão que apresenta o ensino como o óbvio e imaginável para uma igreja saudável ser evangelística.
É impensável o evangelismo numa igreja, separado de um ensino sério da Palavra de Deus. Como poderá um ímpio responder à mensagem salvadora, chegar ao convívio com a igreja e não encontrar um ambiente de ensino bíblico para que sua fé se desenvolva?
2. Comunhão
Percebemos ainda pelo texto que os cristãos que experimentavam uma transformação pelo ensino recebido, se tornavam pessoas diferentes. Ardiam em seus corações um desejo de compartilhar entre eles a mesma fé e a mesma esperança “a volta de Jesus” produzindo neles edificação e crescimento.
Quão traumático é quando um novo convertido adentra a igreja e encontra um ambiente de hostilidade e facções.
Muito antes de se pensar em evangelismo, faz-se necessário que a igreja do Sr Jesus olhe para si mesma e seja capaz de responder: O que um novo convertido encontrará e receberá da igreja? Se o que a igreja tem a oferecer, não tem nada a ver com comunhão e compartilhamento, poucos resultados obterão, ainda que seja feito um bom discipulado.
3. Adoração
Alguns eruditos defendem a idéia de que o “partir do pão” aqui descrito tem a ver com refeições diárias nas residências uns dos outros. Entretanto há também os que comungam da idéia da celebração da ceia do Senhor, conforme ensinou Jesus.
Partindo da possibilidade de que “partir o pão” não seja apenas uma refeição, a celebração da ceia é para além de apenas um sacramento. É uma atitude de gratidão e reconhecimento por aquilo que Jesus proporcionou através do seu sofrimento, morte e ressurreição. Se a celebração da ceia do Senhor não for precedida por uma compreensão daquilo que Cristo fez, não passará de um mero formalismo.
Além da doutrina e da comunhão, a igreja precisa ter na “ceia do Senhor” uma celebração onde a Graça e o Amor de Deus sejam as únicas motivações para se estar ali.
Uma igreja que perde essa visão terá em vez de uma reunião de salvos celebrando a Jesus Cristo, uma reunião social e rotineira onde cada qual conta a sua vantagem.
Quanto ao evangelismo, nunca é possível oferecer salvação em Cristo, quando não se celebra de fato e de verdade o que Cristo fez por nós.
4. Serviço
“E repartia a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha” (At 4:35)
Um dos resultados que a comunhão verdadeira provoca é o serviço ao próximo, resultantes do amor em nós gerado por Jesus Cristo. Observe que as necessidades de todos, eram conhecidas por toda a igreja, não apenas por alguns. Isso gerava nos crentes um sentimento de responsabilidade uns para com os outros. Trocando em miúdos, a comunhão funcionava em toda a sua plenitude e não apenas em saudações forçadas, sorrisos hipócritas, provocados por petições de pregadores ou cantores como por ex: “Diga ao irmão que está ao seu lado – Eu te amo com amor do Senhor!”
O serviço entre os crentes demonstra que a comunhão é um fato e não uma utopia. Que vai para além das quatro paredes e atinge a vida diária de cada crente.
A igreja que não está atenta a esse aspecto importante que é o serviço, seja de qual natureza for não está pronta para ser uma igreja evangelística.
5. Oração
A prática constante da oração, como era o caso da igreja primitiva, demonstra que a igreja depende de Deus e não de homens, para o suprimento de suas necessidades.
A igreja de Atos 2 era uma igreja de oração, não uma igreja que orava apenas em tempos de crise, além disso, era uma igreja que nutria uma comunhão com Deus através da oração coletiva, conforme se pode observar no caso da libertação do apóstolo Pedro.
Esse princípio deve ser ensinado ao novo convertido, mas indubitavelmente há que ser vivido pelos lideres e membros.
Uma igreja que se reune para orar apenas em ocasiões especiais, não está pronta para ser uma igreja evangelística.
Concluo relatando uma experiência que tive, visitando uma igreja no interior. Quando lá cheguei pela primeira vez em 2007 encontrei uma congregação no seu inicio com um casal de obreiros, seus dois filhos e outra família. Não eram mais que quinze pessoas. Fui convidado a pregar e o Pastor daquela pequena congregação saiu às ruas a convidar pessoas para ouvir a pregação do evangelho. Para economizar combustível e dinheiro que era uma raridade para a realidade que vivia, pedalava sua bicicleta por 18 kms, afim de convidar pessoas para ouvir falar de Cristo, então voltava a noite em sua Kombi para buscar seus convidados.
Após 7 anos voltei a essa cidadezinha de 18 mil habitantes e lá encontrei uma igreja formada com 100 membros batizados em torno da mesa no “partir do pão” e 150 alunos matriculados na EBD.
Esses obreiros de Cristo perseveravam no ensino, na comunhão, no partir do pão e nas orações e sem dúvida não lhes faltava serviço, se doavam uns aos outros por amor ao evangelho. Diante de tal experiência, o texto sagrado que me veio à mente, foram as palavras do apóstolo Paulo em (Filip 4.9) “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, E VISTES EM MIM, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.” (grifo meu)
Uma igreja evangelistica é uma igreja que prega o evangelho e ganha almas, mas é antes de tudo, uma igreja que AMA, ENSINA as verdades da palavra de Deus que se esforça por gozar a comunhão com Deus e uns com os outros, que é guiada pela vontade de Deus e que é conhecida pela oração.
Uma igreja evangelística é, sobretudo uma igreja que transfere o que aprendeu, recebeu e principalmente viu sendo praticado, como o caso da igrejinha do interior que para a glória de Deus, citei o seu exemplo.
A Minha oração é para que o Deus da glória desperte a igreja de nossos dias para sermos de fato uma igreja evangelística.
A Deus somente seja toda a glória.
M.d.C


Nenhum comentário:

Postar um comentário