quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Sinais de um avivamento autêntico


Texto básico: Atos 2:1-12
1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
2 de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.
3 E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como que de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.
4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.
5 Ora, estavam habitando em Jerusalém judeus, homens piedosos, vindos de todas as nações debaixo do céu.
6 Quando, pois, se fez ouvir aquela voz, afluiu a multidão, que se possuiu de perplexidade, porquanto cada um os ouvia falar na sua própria língua.
7.Estavam, pois, atônitos e se admiravam, dizendo: Vede! Não são, porventura, galileus todos esses que aí estão falando?
8 E como os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna?
9 Somos partos, medos, elamitas e os naturais da Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia,
10 da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia, nas imediações de Cirene, e romanos que aqui residem,
11.tanto judeus como prosélitos, cretenses e arábios. Como os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de Deus?
12.Todos, atônitos e perplexos, interpelavam uns aos outros: Que quer isto dizer?
Introdução
O avivamento é algo necessário na vida da igreja. Quando experimentamos um verdadeiro avivamento, temos mais fé, recebemos mais coragem e poder de Deus para fazermos a obra de Dêle. Quando a Igreja experimenta o avivamento, ela muda. Quando a Igreja de Atos foi avivada, sua história mudou. As pessoas ficaram maravilhadas e queriam entender o que estava acontecendo.
Crentes  tem se interessado pela questão do avivamento, e tem comentado sobre essa necessidade na Igreja, nem sempre da maneira e com a atitude correta. De fato, nós devemos querer avivamento, de todo nosso coração.
Precisamos saber que tipo de avivamento queremos. Para muitos, o avivamento são decisões por Cristo; para outros, dons espirituais. Para outros entusiasmo, e uns pensam que é puramente santidade.
Em At 2 encontramos o exemplo perfeito de um genuíno avivamento. Desse texto extraímos alguns sinais de um autentico avivamento que vamos examinar.
I - Um autêntico avivamento vem do céu
O primeiro fato importante que podemos identificar em um autêntico avivamento é que ele não é produzido pelo homem. Nas palavras de Lucas, temos o seguinte: "...de repente, veio do céu..." (2:2)
Temos aqui o ponto fundamental e nós precisamos entender corretamente o que significa. Muitas vezes encontramos irmãos preocupados com a Igreja, com o evangelismo, com o estado de mornidão e o pequeno número de conversões. E logo ficam ansiosos por descobrir o que impede a edificação da Igreja, o que é importante, e querem fazer algo a respeito.
A questão é: Que algo é esse a fazer?. Em geral os crentes pensam que se certos métodos ou estratégias forem aplicados, então virá o avivamento. Uns pensam que precisamos orar mais alto; outros que devemos iniciar um culto de libertação, ou fazer as reuniões de oração diferentes; há os que crêem que se tivermos certos dons espirituais, a Igreja será avivada, e os que pensam que uma série de estudos sobre avivamento é o ponto culminante!
A grande falha está em não perceber que Deus não está preso a nenhum método. Deus não é um gênio dentro de uma lâmpada, Deus não é um poder mágico que pode ser manipulado com encantamentos e estratégias. Deus não depende da aplicação, por nossa parte, de certas técnicas espirituais.
Por causa dessa visão errada, as pessoas são muitas vezes tentadas a produzir seu próprio avivamento.
Imitar certas técnicas não trazem  avivamento. Por que? Porque o verdadeiro avivamento vem do céus. O verdadeiro avivamento é algo que está nas mãos de Deus e não pode ser produzido por nossos métodos. Novos métodos podem até encher templos e deixar os crentes empolgados, mas isso não significa avivamento.
Somos como Abraão que recebeu a promessa de ter um Filho com Sara, de maneira milagrosa, mas foi vencido pela incredulidade, gerando um filho com a concubina. Ao invés de esperar em Deus, tomou a frente e agiu na carne.
Irmãos! Se queremos um genuíno avivamento, temos de esperá-lo vir dos céus. Não temos que produzi-lo! Não adianta imitar avivamentos de segunda classe. Temos de ter fé e perseverança para buscar a Deus e crer que ele descerá dos céus.
Importante ainda, é notar que essa descida se deu "de repente". Não está no nosso controle. Está no controle de Deus. Não podemos "usar" o Espírito Santo. Ele vem como vento, e "o vento sopra aonde quer". Se ele quiser, ele sopra. Se ele não soprar, é porque não quis. Não podemos "programar" um avivamento; não podemos datá-lo, ele é um ato soberano de Deus.
Então não podemos fazer nada? Não é verdade! Podemos sim. Podemos interceder, podemos nos arrepender de nossos pecados, podemos ter vida de oração, podemos ser fiéis na obra de Deus, podemos parar de acusar uns aos outros, podemos amar e servir nossos irmãos ao invés de só limpar os bancos com o traseiro, e podemos nos humilhar diante de Deus, como aprendemos no estudo anterior: “Se o meu povo...se humilhar”. Diz ainda a  palavra: "Deus resiste aos soberbos, porém dá graça aos humildes".
II – Um autêntico avivamento vem de uma experiência real com Deus.
O segundo sinal de um autêntico avivamento, não menos importante que o primeiro, e relacionado com o primeiro sinal, é que o avivamento Bíblico é uma experiência com Deus. Diz o (verso 4) do nosso texto: "Todos ficaram cheios do Espírito".
Infelizmente muitos dos crentes não estão buscando uma experiência pessoal e profunda com o próprio Deus. Não, eles querem ver coisas. Querem ver milagres; coisas sobrenaturais, querem ver um grupo de louvor ungido; um pregador que pula, grita e levita diante do seu auditório. E assim as Igrejas cada vez mais se parecem com arena de shows.
Ver é diferente de experimentar. Não estamos no avivamento se podemos apenas ver. Só estaremos sendo avivados se estamos sendo cheios do Espírito Santo! Estaremos sendo avivados se estamos tendo um encontro real com Deus, por meio do estudo apurado e demorado de sua santa palavra.
É por isso que muitos "avivamentos" por aí são questionáveis. Multidões são muitas vezes mobilizadas. Até acontecem milagres. Mas a pergunta é: as pessoas estão sendo levadas a uma comunhão intima com Deus? Realmente estão sendo cheias do Espírito? (Ef 5:18) "E não vos embriagueis com vinho ... mas enchei-vos do Espírito".
Paulo oferece três sugestões práticas nos versículos seguintes para encher-se do Espírito Santo.
Cantar louvores a Deus (Efésios 5:19). Muitas pessoas bebem para lidar com - ou melhor, fugir de  problemas e dificuldades emocionais. Uma das melhores defesas contra a tristeza e a depressão é cantar. Por meio de salmos, hinos e cânticos espirituais conseguimos ensinar e encorajar outros, honrar a Deus e levantar o nosso próprio espírito por pensar nas grandezas do Senhor. Cânticos servem, também, em momentos de alegria, como meio de mostrar a nossa gratidão a Deus (Tiago 5:13).
Dar graças a Deus (Efésios 5:20). Pessoas carnais normalmente se preocupam com as coisas deste mundo. Freqüentemente são dominadas por cobiça, inveja, raiva e frustração em meio às dificuldades do cotidiano. O discípulo de Jesus, porém, olha para cima (Colossenses 3:1-10; Tiago 3:14-18). Quando pensamos nas coisas de Deus e nas bênçãos espirituais que temos em Cristo (Efésios 1:3), teremos muitos motivos para uma vida de gratidão.
Sujeitar-nos uns aos outros (Efésios 5:21). Uma das maiores fontes de avivamento é o serviço aos outros. Pessoas ambiciosas e egoístas raramente serão cheias do Espírito e avivadas. Jesus disse: "Mais bem-aventurado é dar que receber"
As pessoas estão entrando num relacionamento vivo e pessoal com o Pai? As pessoas estão sendo controladas pelo Espírito?
A Palavra diz em Atos 1:8: "...mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”.
III – Um autêntico avivamento é uma Experiência comunitária.
O terceiro sinal de um autêntico avivamento é que ele é uma experiência do Corpo (a Igreja), ou comunitária. (2:4) “E todos foram cheios do Espírito Santo...”
A expressão "todos" nos dizem muita coisa sobre a vontade de Deus. Deus não quer se expressar através de apenas alguns indivíduos; Deus quer o corpo. Ele quer usar toda a Igreja. Todos são sacerdotes. Não há lugar para estrelas na nova aliança.
O avivamento pessoal, individual é possível e desejável, mas não é o que está acontecendo em Atos capítulo 2! O avivamento da Igreja não é um punhado de líderes ungidos e um monte de seguidores. Não! O avivamento Bíblico da Igreja é um corpo de pessoas cheias do Espírito Santo. Não poucos, mas cada um. Cada crente cheio, fortalecido e ungido com o Espírito, tanto líderes como liderados.
IV -Um Ardente desejo Missionário
Outro sinal de um genuíno avivamento espiritual, conforme o que lemos em At 2 é sua natureza missionária. Raramente nos damos conta disso, mas a distribuição de línguas em At 2 foi um milagre transcultural.
O que se observa aqui em At 2 é que as línguas faladas eram a dos estrangeiros que estavam em Jerusalém (Vs. 5-12). Isso mostra o desejo de Deus de alcançar essas pessoas de outras nações. Isso mostra o ardente desejo missionário por parte de Deus.
Jesus já havia dito que a finalidade do poder do Espírito descendo sobre nós é para nos transformar em testemunhas(At 1:8) capacitadas para falar a Palavra. É o que aconteceu em At 2; depois da pregação de Pedro, converteram-se 3000. Mais à frente, vemos os crentes orando e sendo cheios do Espírito, e assim capacitados a pregar (4:31), e por todo o livro de Atos, o Espírito move a Igreja a evangelizar e fazer missões. O coração de Deus  é missionário, e a igreja dos primeiros tempos era marcada pelo ardente desejo missionário. Se ele se derramar sobre nós, então nos tornaremos missionários! Uma Igreja avivada é uma Igreja que tem sede de evangelizar e tem compaixão pelos que se perdem. Uma Igreja avivada não perde tempo com banalidades, mas investe seu tempo em almas que se perdem. Muitos crentes querem o poder do Espírito para ver milagres, mas não para salvar almas. Querem receber bênçãos, mas não querem ser uma bênção. Tudo isso apaga o Espírito, porque seu propósito é salvar e edificar almas. Evangelismo e missões são uma marca indispensável do avivamento genuíno.
CONCLUSÃO
Diante do que acabamos de expor, o que fazer? Precisamos antes de tudo deixar a incredulidade. Nossa oração será inútil se não  cremos que Deus realmente pode abrir os céus e agir em nós e por meio de nós. É preciso renunciar à tentação de querermos promover um avivamento, de tentar copiar avivamentos que não passam pela cruz de Cristo, não tem santidade, não tem convicção de pecados; avivamentos que tem muitas decisões e mãos levantadas, mas poucas conversões, que tem cultos de libertação lotados, mas reuniões de oração vazias. O verdadeiro avivamento é aquele que vem do alto e é precedido por verdadeiro arrependimento, confissão e  volta a Deus.
MdC




Nenhum comentário:

Postar um comentário