sábado, 24 de janeiro de 2015

De Fato Cristo Ressuscitou!


Fico imaginando se fôssemos visitar o túmulo de um amigo, um familiar, ou um mestre, alguém que fez diferença significativa em nossas vidas, sendo parâmetro para muito de nossa conduta, e ali chegando, encontrássemos a sua sepultura vazia, seu corpo ausente e sem qualquer explicação para tal situação. Acredito que ficaríamos desorientados, assustados, talvez indignados, cheios de ira por tanto desrespeito. Pois foi exatamente isto que aconteceu com os discípulos de Jesus quando foram ao túmulo, e constataram que Seu corpo não estava ali. Ficaram assustados, amedrontados, se trancafiando em casa.
Este evento é o evento mais marcante para a história da humanidade. A ressurreição de Jesus tirou o ser humano de somente uma esperança, e o transportou para uma condição de certeza da salvação oferecida pelo Cristo ressurreto, através da fé que nos é concedida por Deus.
A ressurreição de Jesus Cristo não foi apenas um evento histórico, pois mudou toda a história, tanto na terra quanto nos céus, bem como em todo o universo. E tal fato possui provas reais de sua ocorrência, e aqui me apegarei a provas em três áreas: a área física, a área espiritual e na vida de cada ser humano:
Ø Física
Jesus apresentou-se como um homem comum, mas Ele era e é o Filho de Deus, e podemos dizer que, harmonicamente, apresentou-se como homem e Deus, pois Ele mesmo anunciou sua morte e ressurreição, portanto sendo homem não perdeu os atributos Divinos. (Lc 9:22)
É evidentes nas Sagradas Escrituras que os líderes judeus temiam que o que Jesus declarou era uma ameaça ao poder dos doutores da Lei e, portanto premeditaram tanto a Sua morte, bem como uma forma de evitar a Sua ressurreição. Vemos aqui como eram cegos e distantes de Deus, mostrando-se exatamente como Nosso Salvador os qualificou: hipócritas, sepulcros caiados, raça de víboras, pecando por não conhecer as Escrituras. Os líderes judaicos procuraram ter como garantia soldados romanos e após o desaparecimento do corpo de Jesus, usaram da corrupção, do suborno, comprando literalmente os soldados, para que dissessem que o corpo de Jesus havia sido furtado por Seus discípulos. Chegam a ser irônicas tais manobras se pensarmos que os discípulos de Jesus poderiam burlar e enfrentar os soldados romanos. Quanta tolice, quanta cegueira espiritual!
A maior prova física da ressurreição do Mestre foi o Seu aparecimento aos temerosos discípulos, de forma sobrenatural, mas demonstrando que havia ressuscitado, pois pediu que tocassem em Suas feridas e ainda fez refeições com eles, (Lc 24:42). Além disso, Paulo, em sua primeira carta à igreja em Corinto, relata sobre os quarenta dias após a Sua ressurreição até quando foi assunto aos céus, tendo sido visto por cerca de quinhentas pessoas, (1Co 15:3-7).
Ø Espiritual
Caminhando agora para o âmbito espiritual, vemos provas claras nas Sagradas Escrituras da ressurreição de Cristo. Existem duas situações maravilhosas, que comprovam a ressurreição de Jesus envolvendo o Espírito Santo. A primeira delas, em Jo 14:16-20, nosso Mestre onisciente, sabia que Seu ministério terreno aproximava-se do fim, mas promete um substituto, O Consolador, o Espírito Santo, afirmando que o mundo não o veria, mas os seus discípulos, os verdadeiros cristãos, sim, e não somente o veriam mas o conheceriam. No mesmo texto, completa de forma surpreendente  que não seria mais visto pelo mundo, Ele, Jesus Cristo, mas somente por discípulos, pois Ele vive, e assim os cristãos também vivem para sempre. Jesus esteve aqui no mundo, se apresentou ao mundo, abrindo uma porta para algo inigualável: a vida eterna, os céus. O mundo O recusou, O maltratou, O matou, mas Ele venceu a morte, Ele vive, vive para sempre e a todo aquele que n'Ele crê concede este maravilhoso presente, fruto de Seu amor ímpar.
A outra maravilhosa situação envolvendo o Espírito Santo está descrita no livro de Atos, capítulo 2, e é exatamente o cumprimento, a confirmação, do que Jesus anunciou em João 14, o envio do Espírito Santo, que na festa de Pentecostes, foi enviado aos discípulos que anunciaram em várias línguas, conforme era concedido pelo Espírito Santo, em primeiro lugar a nossa responsabilidade pela morte do Filho de Deus e em seguida a Sua vitória sobre a morte: a ressurreição! Vejamos que Pedro cita o Velho Testamento, particularmente o profeta Joel, (Joel 2:28-32), e o rei Davi, (Sl 16:8-11), para confirmar a pessoa e obra de nosso Salvador. O resultado imediato de tal episódio é a conversão de três mil homens, sem contar mulheres e crianças, que redundou no início da igreja e tudo se confirma na história com o crescimento do Corpo de Cristo, sua Noiva, a Igreja, cumprindo a promessa de Jesus que estaria em nosso meio, não pelo número de pessoas, mas sim pela sinceridade de coração, de nos reunirmos em Seu nome. Por isso creio que quando vamos à igreja devemos procurar a Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, e não a pastores, doutores, mestres, ministros de louvor etc.
Ø Em nossas Vidas
E finalmente me pergunto: "qual o impacto que a ressurreição de Jesus provocou em minha vida?". Quando estava sendo discipulado fui questionado em como poderia crer que um homem comum que viveu e morreu há dois mil anos poderia modificar minha vida. Confesso que fiquei meio atordoado, mas meu discipulador me mostrou de forma clara que Ele morreu, mas ressuscitou e vive. Naquele momento de meu discipulado, fomos caminhando pelas Sagradas Letras e me foi apresentado que Jesus é o cumprimento de tudo que é anunciado no V.T, e em textos do N.T, pude ver que Jesus é a única ligação entre Deus e os seres humanos, é a quebra da inimizade entre os seres humanos, (Ef 2:13-22), a certeza de que um dia os cristãos ressuscitarão, ( 1Co 15:51-57), mas duas afirmações me maravilharam de forma incrível e me incomodam de forma positiva até hoje:
Jesus, o Justo, é o nosso Advogado junto ao Pai, (1 Jo 2:1-2). Mesmo sendo pecadores, Ele está ali permanentemente intercedendo por nós, se confessarmos os nossos erros e nos arrependermos. E tal atitude não é somente por nós, mas pelo mundo inteiro. O que me leva à segunda afirmação que me deixa extasiado. Mesmo na nossa condição pecadora, nos tornamos, em Cristo, filhos adotivos de Deus, e Ele confia a cada cristão a missão de sermos Seus embaixadores aqui na terra, pregar as Boas Novas, ( Mt 28:18). Vejo isto como algo incrível pois Jesus é Aquele que tem todo o poder em suas mãos, tanto na terra como nos céus. Então me pergunto: precisamos de mais alguma coisa?
Não! Pois Jesus ressuscitou!
A Deus somente seja toda a glória!

MdC

Nenhum comentário:

Postar um comentário