segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Eis aqui água, que impede que eu seja batizado? nr 06



Lição 06

O BATISMO E SEU SIGNIFICADO


O modo de Batizar – O modo ensinado no Novo Testamento é claramente revelado no sentido da palavra e na significação do rito.
a) - A palavra “batizar” na  forma portuguesa não é uma tradução e sim uma transliteração do grego “bapto”. Ou seja não existe tradução para a palavra. Ela possui a mesma raiz, tanto no grego, quanto no português e significa “mergulhar”. Temos a forma grega “bapto” registrado nas Escrituras com o sentido de mergulhar em Lucas 16:24: “Então clamando disse: Mande a Lázaro que molhe (bapto ou mergulhar) o dedo em água e me refresque a língua ...”
João 13:26 Jesus respondeu: “ É aquele a quem eu der um pedaço de pão molhado (bapto ou mergulhado). Tomou pois um pedaço de pão e tendo molhado (bapto ou mergulhado), deu-o a Judas Iscariotes.”
Apoc 19:13 “Está vestido com um manto tinto (bapto ou mergulhado) em sangue.”

Bapto – Mergulhar


Baptizo – Forma intensiva de bapto que é mergulhar totalmente. Diante da significação da expressão, dos exemplos bíblicos, concluímos que o batismo deve ser através do mergulho completo.  Veja ainda Atos 8:38; João 3:23.
b) - A significação do rito – Veja Romanos 6:4. Nesse versículo o batismo é claramente uma figura de sepultamento e ressurreição com Cristo abrangendo tanto a IMERSÃO, (mergulho completo), como a EMERSÃO, (tirar totalmente fora). O batismo não deve ser com apenas alguns pingos de água, assim como uma mão cheia de terra não sepulta um morto.
         A fórmula empregada no ato de batizar foi dada pelo Senhor Jesus em Mateus 28:18-20. “Ide portanto fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do PAI, do FILHO  e do ESPÍRITO SANTO...”  Observe que este modo ensinado pelo Senhor Jesus vigora, “...até a consumação dos séculos”. Vs 20
A Bíblia não reconhece outros batismos, nem outros modos de batismo. Não há batismo para judeus e batismos para gentios.                   









EXERCÍCIOS PARA FIXAÇÃO

Complete as questões a seguir.

1 – A forma empregada no modo de batizar foi dada por quem?






2 – Cite a referência bíblica onde encontramos a forma que devemos usar para batizar





3 – Até quando vigora o modo de batizar, de acordo com a palavra de Deus







4 – A palavra batismo tem sua raiz no grego, que transliterado para a nossa língua possui duas formas. Cite-as:







5 – Qual o significado da palavra bapto?






6 – Qual o significado da palavra baptizo?






7 – Diante do significado da expressão e também dos exemplos que a bíblia nos oferece, concluímos que o batismo deve ser de que maneira?





8 – Podemos ver através da significação do rito que o batismo é a figura (símbolo) do que?










9 – Cite alguns textos bíblicos que comprova  que algumas pessoas ao crerem em Cristo foram batizadas através de mergulho completo:






10 – Onde na bíblia fala de outros tipos de batismos como de crianças, judeus, etc?





11 – Cite pelo menos uma referência onde a palavra baptizo aparece com outras palavras:




Nenhum comentário:

Postar um comentário