sábado, 17 de janeiro de 2015

Finanças: Benção ou maldição?


 


Um dos maiores campos de batalha na vida de um cristão e principalmente no relacionamento familiar, sem duvida é o dinheiro. É um dos fatores que mais tem contribuído para brigas, frustrações e preocupações nos lares. O dinheiro tem sido encarado de várias maneiras variando de pessoa para pessoa. Para alguns tem significado  sucesso, poder, posição social e até mesmo segurança emocional. A família cristã que reconhece o senhorio de Cristo nesta área precisa tomar cuidado em como usar o dinheiro e não deixar que o dinheiro use a família.
Vejamos algumas atitudes erradas e corretas com relação às finanças no âmbito da família e do relacionamento entre marido e esposa.

ATITUDES ERRADAS

  1. Contas separadas – Minha conta e sua conta. Geralmente isso ocorre quando marido e esposa trabalham fora e um ou outro insistem em conservar separados essa parte do casamento que também foi unido por Deus.
  2. O Comandante – Comandante aqui não é aquele que quer assumir o comando do lar e sim  aquele ou aquela que usa o dinheiro como chave para controlar  o outro(a). O dinheiro  se torna o caminho para controlar e até dominar os membros da família. Geralmente essa é uma pratica do cônjuge que tem melhor salário.
  3. Comprar Amor – Conjugue que não é capaz conquistar o seu parceiro a cada dia, incorre no erro de querer comprar o amor de parceiro(a) com dinheiro e ou presentes. O grande erro aqui é pensar que o amor, como outra coisa qualquer pode ser comprado com uma soma de dinheiro.
  4. Economizar para a hora do Aperto – As pessoas que tomam essa atitude correm o risco de nunca depender do senhor para suprir suas necessidades, ficando assim presos ao dinheiro e sempre com medo de falir ou perder o emprego. Precisamos ser criteriosos em nossas economias para não perdermos de foco a nossa dependência do Senhor.
  5. Deixa que Eu Pago – Pessoas que agem assim tem sempre a necessidade de impressionar de se mostrar como o todo poderoso com sua “riqueza” e ou “generosidade”. Com essa atitude gastam o que tem e o que não tem.

PERIGOS RELACIONADOS ÀS FINANÇAS

Antes de abordarmos algumas atitudes corretas sobre as finanças precisamos enfatizar pelo menos quatro perigos que a família moderna enfrenta.
  1. Querer ficar rico rápido demais.(Pv 28:22) Essa tem sido a tônica  na vida de muitos crentes e principalmente lideres de igrejas.
  2. Querer seguir os padrões financeiros do seu vizinho ou do seu irmão. (Hb 13:5) Outro perigo que infelizmente tem tomado lugar na vida de muitos crentes. Conheço crentes que não suportam ver o irmão com um carro zero km, que se enveredam em dívidas até ter um carro similar ao do irmão ou vizinho.
  3. Comprar coisas supérfluas (desnecessárias)
  4. Comprar a prazo e ou vicio de cartões de crédito, Você que lê esse artigo, também, deve conhecer alguém que ostenta uma dúzia de cartões, para demonstrar o seu poderio.
Ficar rico sem trabalhar muito, copiar o padrão de vida do vizinho, comprar o desnecessário e comprar fiado, são pressões que recebemos do sistema deste mundo e pasmem; recebem pressão até de seus lideres para correr atrás das riquezas desse mundo. Quantos problemas têm surgido, porque famílias têm adotado os conceitos do deus deste século por exemplo: Meu vizinho comprou um carro zero e eu tenho que ter um também.
Minha melhor amiga trocou todos os moveis da casa e preciso fazer o mesmo, porque senão sentirei rebaixada. Não devemos nos comprometer adotando os conceitos deste mundo consumista, capitalista e materialista.

ATITUDES CORRETAS

  1. Tudo que temos, todas as nossas posses pertencem ao Senhor. (Salmo 24:1)
  2. Estabelecer um sistema de valores baseado na palavra de Deus. (Mat 6:33) e (Mat 6:19-20)
  3. Não fazer distinção entre o sagrado e o secular (I Co 10:31)
  4. Entender que o dinheiro não é mau em si, e sim o amor ao dinheiro (I Tm 6:10).
  5. O crente é um administrador das coisas de Deus (I Co 4:2). Deus quer que sejamos bons mordomos daquilo que Ele entregou em nossas mãos para administrar (Mat 25:14-30).

COMO SAIR DAS DIVIDAS?

  1. Reconheça que não é dá vontade de Deus que seus filhos estejam afundados em dívidas. (Salmos 37:21); (Rom 13:8); (Pv 22:7)
  2. Procure imediatamente sair das dividas, mesmo que isso custe um grande sacrifício. Comece entregando o problema a Deus. Esteja disposto a passar alguns meses e até anos  bem magros.
  3. Estabeleça prioridades nos gastos, mesmo que para isso tenha que comer arroz e feijão apenas e que tenha que usar somente roupas antigas e fora de moda.
  4. Não tome dinheiro emprestado a não ser em caso de extrema necessidade, como por exemplo: doenças.
  5. Seja honesto em seus negócios, pagando a César o que é de César. Seja fiel com Deus também.
  6. Faça um orçamento familiar. O marido e a esposa devem fazer um orçamento junto que não comprometa todo seu(s) salário(s), a fim de controlar seus gastos e não conduzir o relacionamento a uma crise.
CONCLUSÃO: Durante o processo para se livrar das dívidas e para fazer das finanças uma benção e não uma maldição, cada cristão precisa lembrar de alguns princípios tais como:
-        Deus é capaz de suprir todas as suas necessidades na hora certa. (Filp 4:19).
-        Deus quer que você(s) seja(m) liberal para com a sua obra. (Prov 11:24-25).
-        Trabalhe diligentemente (Prov 14:23). Normalmente pessoas que se embaraçam com facilidades em dívidas é porque são preguiçosas. Veja o conselho do sábio Salomão: (Prov 6:6) “Vá ter com a formiga ó preguiçoso!”
-        Tome cuidado em ficar por fiador de alguém: (Prov 20:16); (Prov 11:15). Deus não está proibindo ninguém de ser fiador, o que Ele está dizendo é que uma vez fiador devemos estar preparados para ficar até sem a nossa roupa.
O desejo de Deus é que cada cristão saiba viver na plenitude do Espírito Santo inclusive na área financeira, afim de que possam preservar os relacionamentos, ter um bom testemunho perante a sociedade e principalmente glorifica-lo PEÇAM SABEDORIA E GRAÇA A ELE.
A Deus somente seja toda a glória.
MdC


Nenhum comentário:

Postar um comentário