sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Eis aqui água; que impede que eu seja batizado nr 07


Lição 07

PRINCÍPIOS OBSERVADOS


            É importante salientar com muita ênfase ao candidato ao batismo, que a liderança da igreja local, passa a observá-lo, agora não mais apenas como um novo convertido e sim como um candidato ao batismo e que inegavelmente precisa mostrar com sua vida que está apto para mais este passo de obediência ao Senhor Jesus.
1) Não se cogita na Palavra de Deus, de pessoas sendo batizadas sem antes ter aceitado a Jesus como Salvador e Senhor de suas vidas. Vejamos alguns textos nesse sentido.
Marcos 16:15-16 – Jesus disse: “Ide por todo mundo e pregai. Quem crer e for batizado...”
Atos 8:12 – “Quando porém deram crédito  a Felipe que os evangelizava a respeito do reino e do nome do Senhor Jesus Cristo, iam sendo batizados.”
Atos 18:8 – “Muitos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados.”

2) A dedicação do novo convertido e candidato ao batismo em congregar-se também é um princípio observado pela liderança, uma vez que é uma ordem imperativa da palavra de Deus, o congregar. Heb 10:25 “Não descuidemos os nossos deveres na igreja, nem as suas reuniões, como alguns fizeram...”B.V

3) Vida devocional. Uma liderança conhece a vida devocional de um novo convertido, pela maturidade revelada através do conhecimento da palavra de Deus. A palavra de Deus nos ensina isso com clareza. I Ped 2:2; Salmos 119:147-148. Quem estuda  a Palavra de Deus e ora ao Senhor, transborda em conhecimento.

4) O Testemunho pessoal (comentar com o candidato sobre tal tema).

5)  Prazer em fazer a vontade de Deus.

6)  Fazer a vontade de Deus diligentemente.

7)  Sinceridade na obediência.

8)  Como encara as tentações.

9)  Integração em todas as atividades da igreja.

10)  Evidências de uma nova criatura. II Cor 5:17

Temos exposto alguns princípios que a liderança de uma igreja local deve observar na vida de um candidato ao batismo, que acreditamos seja importante que cada um observe-os com muita atenção, pois de todos esses princípios dependemos como cristãos para não só tornarmo-nos apto ao batismo, mas como crentes no Senhor Jesus termos uma vida cristã bem sucedida, e sermos achados fiéis pelo nosso Senhor.
           Finalmente queremos dizer que batizar uma pessoa sem que ela tenha se tornado um cristão, seja  de que idade for, é invertermos a ordem de Deus.
           É preciso portanto se ter certeza de que já aceitamos a Jesus como o nosso Salvador e Senhor, se estamos testemunhando, com os lábios e vidas, então estaremos aptos ao batismo.



EXERCÍCIO PARA FIXAÇÃO

    
                Na última lição do nosso estudo foram apontados alguns princípios que a liderança de uma igreja observa, ou deve observar, na vida daqueles que desejam o batismo. Diante do que foi exposto na lição responda:

1 – Qual o principal e primeiro passo que uma pessoa precisa dar para ser batizada?






2 – Escreva abaixo o que a liderança deve  observar na vida de um candidato ao batismo, para depois aprová-lo ao batismo:








3 – Escreva apenas um versículo da palavra de Deus, que mostra o que primeiro acontecia às pessoas para então ser batizadas:







CONCLUSÃO:
Chegamos ao final dos estudos sobre o batismo, e esperamos que cada um dos que participaram, possa ter tido bom aproveitamento e se já fez a decisão por Jesus Cristo, também decida pelo batismo, sem nem um tipo de coação, que é um passo a mais em direção a obediência a Deus e sua soberana Palavra.
               Negar este passo é desobedecer a uma ordem divina e fazê-lo levianamente é uma grande responsabilidade perante o Deus Eterno.
               Que Deus o ajude nessa nova caminhada.
                                                                      
Em Cristo Jesus!
A Deus Somente Toda a Glória
                                                                                                
Roney Miguel de Carvalho
Colaboração: Marcus Cesar Petindá Fonseca

Fontes de pesquisa:
Livro: Quem crê seja batizado
            Jack, Victor
           Edições Cristãs. 1980
Livro: Princípios da Igreja no novo testamento
           Clarke, Arthue G
           Editora Dois irmãos S.A l959
Livro   Biblia sagrada versões RA,RC
Comentários P.Prudente  de
           Sthefano, Gilberto


Nenhum comentário:

Postar um comentário