terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Eis aqui água, que impede que eu seja batizado? Nr 05

Lição 05

DECLARAÇÕES QUE FAZEMOS AO SERMOS BATIZADOS



            No batismo fazemos abertamente declarações dos seguintes fatos:

1 – Declaramos que somos obedientes a Jesus Cristo -  O batismo faz parte da ordem do senhor Jesus Cristo quando de sua grande comissão. “Ide portanto fazei discípulos de todas as nações, batizando-os...” Mateus 28:19
           Ao lermos o livro de Atos, vemos quão rigorosamente aquelas ordens estavam sendo cumpridas e obedecidas. Todo convertido a Cristo era batizado. Em Atos 10:48, lemos que Pedro “ordenou que fossem batizados”. O batismo não é um acessório e sim uma ordenança divina.
          Se é o desejo do Senhor Jesus Cristo é de que todo aquele que se converte seja batizado, então nós devemos mostrar nossa submissão à Sua vontade. Devemos obedecê-lo, não como sendo obrigados, mas voluntariamente, por amor.
         A questão de nossa obediência a Jesus Cristo é realmente uma prova de nosso amor para com Ele. Quão dispostos estamos em fazer sua vontade? Ele disse: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos.” João 14:15; e, “Vós sois meus amigos se fazeis o que vos mando.” João 15:14; outro texto que também pode nos ajudar nesse sentido é João 13:17 “Ora, sabeis estas cousas, bem aventurados sois se as praticardes.”

2 – Declaramos através do batismo que possuímos a Jesus Cristo – O batismo é descrito como “um sinal externo de uma fé interna”. Esta é uma definição simples mais que muito ajuda.
        A fé é uma coisa invisível, impalpável e precisa ser reproduzida ou expressa. Devemos declarar ao mundo o que não pode adivinhar. Devemos mostrar aos outros o que  eles não podem ver, que  a nossa fé está em Jesus Cristo.
       O batismo é uma forma de vestirmos nosso uniforme com as cores do mestre. Muitas pessoas parecem envergonhadas da sua fé. Paulo disse: “Não me envergonho do evangelho...” Romanos 1:16.

3 – Declaramos através do batismo que somos dedicados a Jesus Cristo – O juramento do soldado romano perante o imperador, quando ele declarava sua sujeição a este era chamado em “latim” o “sacramento”. Era algo feito após o alistamento. Desta maneira ele se submetia a uma vida de lealdade e de serviço dedicado ao imperador. As duas ordenanças, o batismo e a ceia do Senhor, são as formas deixadas pelo Senhor, que devemos mostrar nossa submissão a Ele. Elas ficaram conhecidas como: “Sacramento”. Os sacramentos são os únicos ritos deixados para nós, seus servos.
4 – Declaramos através do batismo que nos identificamos com Jesus Cristo – Esse é  significado mais profundo e principal do batismo, que o apóstolo nos apresenta. A origem do batismo Cristão é encontrada nos evangelhos, a prática dele está no livro de Atos e a sua explicação está nas cartas. A principal passagem que trata deste assunto é Romanos 6:3-14 (leia).
            No batismo somos identificados com Jesus Cristo nos seus três grandes atos que nos garantem a salvação. Sua morte, seu sepultamento e sua ressurreição.

EXERCÍCIOS PARA FIXAÇÃO



Lição 05

           Estude com muita atenção a lição e depois responda as seguintes questões:
1 – O que é o batismo?

a-    Um rito em que qualquer um pode submeter,
b-    Um rito que faz parte da ordem do Senhor Jesus, aos que crêem n’Ele,
c-     Um rito praticado apenas pelos religiosos,
d-    Um rito a ser praticado por qualquer um que se interessar.

2 – No tempo da igreja primitiva, o batismo era uma prática de que classe de pessoas?

a-    Lideres religiosos,
b-    Apóstolos do Senhor Jesus,
c-     Todos quantos iam crendo no Senhor Jesus,
d-    Apenas dos judeus praticantes.

Complete:

3 – Quando nos batizamos fazemos três declarações; quais?






4 – Se é desejo do nosso Senhor Jesus que todo aquele que se converte, seja batizado, então devemos mostrar nossa________________________________à sua___________________________________.

5 – A questão de nossa obediência a Jesus Cristo é  realmente uma prova de







6 – O batismo é um sinal externo de:







7 – Qual é o significado mais profundo e principal do batismo?










8 – Onde na Bíblia é encontrada a origem do batismo cristão?







9 – Onde na Bíblia é encontrada a prática do batismo cristão?








10 – Onde na Bíblia é encontrado a explicação da palavra batismo?










Nenhum comentário:

Postar um comentário