terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Amarás

Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças: este é o primeiro mandamento. (Marcos 12:30 ARC)

Nós cristãos devemos saber que em Jesus se cumpriu toda a lei. Portanto livres do jugo da lei e sob a graça de Deus somos incitados a amá-lo de uma forma que se torna quase que incompreensível ou até mesmo inexecutável por nós, seres humanos. Mas Jesus, nosso Mestre, nos ensina de forma clara como deve ser o exercício desse amor.
Jesus inicia dizendo:
>  ao Senhor, teu Deus - para amarmos verdadeiramente a Deus devemos reconhecê-lo como Senhor de nossas vidas, Aquele que nos dá todas as coisas. Aquele que por sua infinita misericórdia nos permite viver nesse mundo e cada minuto nos livra e nos guarda. Aquele que tem debaixo de Seu poder a tudo e a todos, o Supremo Criador. Então sendo nosso Deus, é quem dirige as nossas vidas, mostrando-nos o caminho a seguir, portanto qualquer decisão que venhamos a tomar deve em primeiro lugar ser colocada diante do Senhor em oração e leitura da Sua Palavra.
> de todo o teu coração - Em termos biológicos é o coração com seus batimentos sincronizados que nos mantém vivos. Mas aqui Jesus não se refere a uma víscera do corpo humano, mas sim aonde abrigamos nossos sonhos, nossos amores, desejos, objetivos, nossa motivação para a vida e como Jesus disse onde está o nosso tesouro. Portanto, nosso coração deve ser ocupado de forma integral por Deus: "de todo o teu coração". Não podemos ocupar nossos corações com outras coisas e manter uma comunhão íntima com Deus. Não que não possamos amar nossos cônjuges, filhos, pais, amigos, mas o amor a Deus deve ocupar o primeiro lugar. E todo o nosso coração. Assim, consequentemente, teremos com Ele uma comunhão ímpar, conhecendo a Sua vontade para as nossas vidas e portanto andando em Seus caminhos.
> e de toda a tua alma - Quando buscamos o significado da palavra alma, descobrimos que vem do latim anima, que significa sopro, ar. Diante de tal conhecimento, nos reportamos ao livro de Gênesis, capitulo 2, versículo 7, quando o homem é criado do pó da terra e Deus sopra em suas narinas o fôlego da vida e ele então passa a ser alma vivente. Vemos que o ser humano, em sua vida depende totalmente de Deus e não de si mesmo. Tornamo-nos seres vivos porque Deus assim o permite. Portanto, esta alma vivente, criada por Deus, deve glorificá-lo integralmente em todas as suas ações e todo o tempo.
> e de todo o teu entendimento - Jesus mostra a capacidade que cada um de nós tem de interpretar, compreender, assimilar, aprender em cada momento de nossas vidas. Que façamos tudo isso para a glória de Deus. Que nossas idéias e ideais, nossas opiniões e pensamentos estejam precedidas e embasadas no amor ao Pai Celeste. Em nossos dias, temos o acesso à Palavra de Deus, um Advogado junto ao Pai, e o Espírito Santo, nosso Ajudador e Consolador que possibilitam que nosso entendimento em todo o tempo seja usado para amar ao Senhor e assim honrá-lo e glorificá-lo.
> e de todas as tuas forças - pensando em nossos dias, a maioria de nós, gasta todas as forças para trabalharmos, com o objetivo de construirmos patrimônio, mantermos um padrão elevado de vida financeira, iludidos, investindo nesta vida e mundo passageiros. Esquecemos que, na realidade, somos peregrinos neste mundo, e nosso verdadeiro patrimônio está na eternidade, que conforme investirmos nossas vidas, iremos para a eternidade no céu ou no inferno. Portanto, não gastemos as nossas forças pensando apenas em trabalho para o sustento diário ou um futuro terreno, mas coloquemos todas as nossas forças, sejam elas físicas, intelectuais ou qualquer outra forma que possamos pensar, para glorificar a Deus, trabalhando em sua imensa seara.
Assim concluo ponderando que o amor a Deus é o que dá verdadeiro sentido às nossas vidas e daqueles que nos cercam.
Não um amor imaginário, um pseudoamor, mas sim um amor como aqui descrito no texto e que Deus espera dos verdadeiramente um dia foram alcançados por seu amor.
A Deus, somente, seja toda a glória!

Missionários do Cerrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário