quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

SANGUE DE ANIMAIS! COMER OU NÃO COMER?
Não existe  no NT  um mandamento específico acerca de comer sangue  para os que estão vivendo o período da Nova Aliança, também chamado de dispensação da graça.
Este assunto aparece somente em Atos quando os líderes de Jerusalém deram instruções acerca dos gentios que se converteram (Atos 15:19, 20) E quando os irmãos em Jerusalém estavam conversando com Paulo antes dele ser preso (Atos 21:25) conforme abaixo:
Atos 15:19, 20   “Pelo que, julgo eu, não devemos perturbar aqueles que, dentre os gentios, se convertem a Deus, mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, bem como das relações sexuais ilícitas, da carne de animais sufocados e do sangue”.
Atos 21:25  “Quanto aos gentios que creram, já lhes transmitimos decisões para que se abstenham das coisas sacrificadas a ídolos, do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas”.
Depois desta referências o NT silencia acerca do assunto. A questão do comer sangue, se fosse uma questão doutrinária, pelo menos um dos apóstolos, teria dado instruções claras acerca disto às igrejas. Ainda mais em se tratando do fato que a ampla maioria das igrejas daquela época eram compostas por gentios.
Se de fato formos analisar o assunto “comer sangue” dentro dos padrões do judaismo, haveríamos de descobrir, que estamos num sério risco, pois na realidade, dentro dos rígidos padrões da religião judaica nós seriamos considerados comedores de sangue, pois a forma como os animais que comemos são abatidos está fora do que eles consideram adequados.
Eles, os judeus pertencentes a religião judaica, degolam o animal e deixam todo o sangue escorrer, só então comem a carne.
Você já parou, para pensar em nossos churrascos mal passados? Fígado bovino ou suíno? Escandalizariam  qualquer  judeu dos tempos do NT. Já viu como tem sangue nas carnes que comemos?
Por isso, eu não acho que haja uma proibição clara no NT de se comer sangue. O livro de  Atos dos apóstolos é o único livro do NT  que descreve o assunto “Comer Sangue”.
 As epístolas, ou o que chamamos de cartas pastorais,  estas sim, não descrevem assuntos e sim prescrevem princípios e ou doutrinas a ser seguidas pela igreja no período da “graça”.
Nelas, salvo o engano, não vi nenhuma ordem  ou mandamento a este respeito.
Temos sim Paulo dando instruções no sentido de não comer ou fazer qualquer outra coisa que escandalize um irmão mais fraco ou que o faça tropeçar.  I Cor 8:13 “E por isso se a comida serve de escândalo a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandaliza-lo”. e I Cor 9:19-23 “Porque, sendo livre de todos, fiz-me escravo do todos, a fim de ganhar o maior número possível. Procedi, para com os judeus, como judeus, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o regime da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da lei, embora não esteja eu, debaixo da lei. Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei. Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de por todos os modos, salvar alguns. Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele.”
Eu em particular não como sangue tipo galinha ao molho pardo ou chouriço, mas não acho precedentes bíblico-doutrinário para condenar quem coma.

M.d.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário